médico urologista passando informações para um paciente diagnosticado com prostatite

Prostatite: o que é, como tratar e sintomas

Em algum momento da vida, metade dos homens terão, ao menos, um episódio de prostatite. O dado assusta, mas a condição tem tratamento. É necessário apenas ficar atento.

médico urologista passando informações para um paciente diagnosticado com prostatite

Para tirar suas dúvidas, a Farmácia Sempre Viva elaborou este conteúdo para explicar o que é prostatite, possíveis causas, principais sintomas, como identificar, qual deve ser o tratamento, dentre outras informações de extrema relevância.

Saiba tudo sobre o assunto e descubra como se cuidar e prevenir a prostatite.

O que é a prostatite?

A prostatite é uma inflamação na próstata, pequena glândula responsável pela produção de sêmen, fundamental ao sistema reprodutivo masculino.

A inflamação causa o aumento da próstata, desencadeando sintomas como dor, febre e sensação de queimação ao urinar.

Principais causas da prostatite

Há diferentes causas para o desenvolvimento de prostatite, em geral, bactérias encontradas no intestino grosso ou no próprio trato urinário, como a Echerichia coli.

Entretanto, alguns estudos apontam outros possíveis agentes desencadeadores (ainda não confirmados pela ciência), como:

  • Ansiedade e estresse: fatores emocionais podem irritar a glândula prostática, ao causar espasmos do músculo do esfíncter urinário, ou ainda, fazer com que fluidos da uretra retornem ao interior da próstata, causando inflamação;
  • Atividade sexual: pessoas que adquirem inflamação na uretra (uretrite), ou alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), devido à atividade sexual, podem desenvolver prostatite com mais facilidade.

Ademais, o risco de desenvolvimento da prostatite é mais favorável em pessoas que:

  • Apresentam anormalidade no trato urinário;
  • Passaram por algum procedimento médico em que foi inserido um instrumento pela uretra;
  • Praticam sexo anal;
  • Sofrem de infeções urinárias frequentes;
  • Foram diagnosticadas com hiperplasia prostática benigna (HPB).

Sintomas da prostatite

Dentre os principais sintomas da prostatite, salienta-se:

  • Calafrios;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Dor ao urinar;
  • Dor no períneo (região entre o escroto e o reto);
  • Febre;
  • Sangue na urina e/ ou no esperma.
  • Urina turva;
  • Vontade frequente para urinar.

Como tratar a prostatite e se prevenir

Tratamento

O tratamento da prostatite depende intrinsecamente do diagnóstico. No caso de uma crise de prostatite bacteriana aguda, são utilizados antibióticos, e a melhora é rápida, em cerca de 4 dias. Em contrapartida, é importante frisar que o tratamento completo (com medicamentos e cuidados), dura 4 semanas para ser finalizado.

homem tomando remédio

Já no caso da prostatite bacteriana crônica, o tratamento é um pouco maior, de até 6 semanas, e, além dos antibióticos, são administrados analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor.

No mais, recomenda-se que o paciente faça banhos de assento, massagens na próstata e exercícios para fortalecimento dos músculos pélvicos (a médio e longo prazos).

Prevenção

A prevenção pode ser feita com cuidados diários e acompanhamento médico. O homem deve cultivar bons hábitos de higiene, além de realizar visitas anuais ao médico urologista (principalmente após os 40 anos).

Além disso, a urina parada na bexiga é um dos principais elementos causadores de infecções no organismo. Por isso, é preciso avaliar também a presença da hiperplasia prostática benigna (HPB), condição que aumenta a próstata e provoca o estreitamento do canal uretral, diminuindo a vasão de urina durante a micção e causando os acúmulos.

Qual remédio é bom para a prostatite?

É importante que um médico seja consultado para receitar o melhor remédio para próstata inchada.

Ademais, há suplementos e composições naturais, que contêm substâncias analgésicas e anti-inflamatórias, para tratar e aliviar os sintomas. Assim são as cápsulas desenvolvidas pela Farmácia Sempre Viva.

Principais dúvidas e informações sobre a prostatite

Quem tem prostatite pode ter relação sexual?

Não deve. Por estar inflamada, a próstata tende a doer muito durante a ejaculação. Ademais, a depender da bactéria causadora da condição, o homem pode transmiti-la sexualmente, pelo esperma.

Quem tem prostatite pode andar de bicicleta?

Pacientes com prostatite devem evitar andar de bicicleta até o término do tratamento, pois é comum sentir dor perineal após algum tempo sentado no selim, o que tende a agravar o quadro.

Quem tem prostatite pode ter filhos?

Sim. Mas, durante a infecção, pode haver diminuição da produção de sêmen, limitando a capacidade produtiva do homem. Em quadros graves, a prostatite pode causar azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen).

Quem tem prostatite pode correr?

É recomendável que o paciente faça repouso, principalmente nos primeiros dias, já que o resguardo ajuda o organismo no combate às infecções. Após uma semana de tratamento, pode-se retornar com algumas atividades leves, como caminhada.

Cápsula de tratamento natural para próstata aumentada

Como dissemos, uma das principais causas da prostatite é a hiperplasia prostática benigna, que provoca o aumento da próstata.

Pensando nisso, a Farmácia Sempre Viva desenvolveu remédio para próstata inchada, elaborado à base de fitoterápicos e minerais fundamentais para o bom funcionamento da próstata.

As cápsulas não apresentam efeitos colaterais ou contraindicações de uso. Ademais, o principal objetivo é amenizar os sintomas da próstata aumentada, otimizando a qualidade do jato urinário e diminuindo o acúmulo de urina parada na bexiga.

Com isso, o paciente volta a urinar normalmente e tem mais qualidade de vida. Afinal, a próstata aumentada afeta muito o bem-estar, prejudicando atividades diárias e o padrão de sono.

Continue no site e conheça as cápsulas para próstata aumentada desenvolvidas pela Farmácia Sempre Viva. Aproveite para conhecer as outras fórmulas, disponíveis em nosso catálogo, que visam melhorar a saúde e a qualidade de vida dos homens.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 413

Deixe uma resposta