Novos estudos provam cada vez mais a relação entre a saúde intestinal e a saúde cognitiva. Nós já abordamos a influência do desequilíbrio da flora bacteriana relacionada à obesidade neste artigo. Agora os pesquisadores estão observando que variações no microbioma humano influenciam também em casos de depressão, ansiedade ou fadiga crônica, entre outras doenças que antes eram tratadas como quase que exclusivamente ligadas ao sistema neurológico. Até um novo termo foi cunhado – “psicobióticos” pelo pesquisador Ted Dinan e seus colegas do departamento de psiquiatria da Universidade de Cork, na República da Irlanda, para explicar esta estranha relação entre cérebro e intestino.
O Microbiano Humano, também chamado “Jardim Humano”, é o conjunto de bactérias, vírus, fungos e protozoários que habitam nosso organismo, sendo que seu papel ajuda no desenvolvimento saudável de nossa vida.
Todo mundo quer mais poder cerebral!
À medida que o ritmo de vida fica ainda mais agitado e o número de distrações diárias aumentam, influenciados pelo aumento do uso de smartphones e redes sociais – pessoas de todas as idades se preocupam em proporcionar a máxima performance em suas vidas.
Existe um crescente interesse em produtos que, naturalmente, ajudam no:
- humor,
- estresse
- envelhecimento cognitivo, bem como previne distúrbios cognitivos e doenças neurodegenerativas.
A geração com acima de 50 anos, preocupa-se por estar iniciando um início de perda de memória. Ou por presenciar ao declínio acentuado do pai/ente querido com deficiência cognitiva ou doença de Alzheimer, o que causa muita inquietação;
Já a geração X e da geração Z (millennials) estão mais preocupadas com sua permanência competitiva nas universidades/trabalho. Eles buscam estar no topo crescente de seus afazeres e fazem malabarismos para manter suas responsabilidades no trabalho e família. Dessa forma buscam manter o foco, melhorar o desempenho físico e lidar com o estresse.
A Conexão entre o seu intestino e o cérebro
Do Ômega-3 (Ômega 3 Feminino / Ômega 3 Masculino) ao Fosfato, muitos suplementos possuem a promessa de ajudar na saúde cognitiva. Como colocamos acima a novidade é que alguns cientistas estão fazendo uma conexão direta entre a saúde intestinal e o cérebro. Estes novos estudos estão examinando como a função intestinal pode influenciar o sistema nervoso central e afetar assim o humor, ansiedade, atenção e resposta ao estresse. Já o BioIntestil mantém o equilíbrio do sistema digestivo diretamente associado com as bactérias que vivem no intestino.
Probióticos (bactérias que são boas para nós) e Prebióticos (alimentos que servem de alimentos para as boas bactérias) são a nova dupla dinâmica no suporte à saúde digestiva ideal. As pesquisas se concentram em ligar a saúde digestiva à saúde cerebral.
Esta conexão, que a princípio pode parecer estranha, deu origem ao estudo de psicobióticos que proporcionam um benefício positivo para a saúde mental. A maioria dos cientistas acredita que estamos apenas no começo desta vasta conexão entre intestino e cérebro, e claro que são necessários mais estudos e pesquisas.
Nossas soluções de psicobióticos: saúde para intestino e cérebro – bem-estar como um todo
Farmácias de Manipulação como a Sempre Viva conseguem personalizar as prescrições de médicos e nutricionistas. Criar combinações de lactobacilos e o alimento para que estes se desenvolvam bem em nosso organismo (prebióticos) e vitaminas e sais minerais essenciais para nossa qualidade de vida.
Conheça a combinação vencedora de lactobacillus da Sempre Viva, conheça o Pool de Lactobacilos.
Não fique na dúvida! Deixe seu comentário abaixo.
Referências
Cognitive impairment, A call to action. Centers for Disease control. https://www.cdc.gov/aging/pdf/cognitive_impairment/cogimp_poilicy_final.pdf
Cryin, J.F., & Dinan, T.G (2012). Mind alterning microorganisms. The impact of the gut microbiota on brain and behavior. Nature Reviews, Neuroscience, 13(10), 701-712.
Sampson, T., & Mazmanian, S. (2015) Control of brain development and behavior by the microbiome. Cell Host and Microbe, 17(5), 565-576
Confira também: Dong Quai (Angelica Sinensis)