jovem usando pycnogenol que clareia a pele

Pycnogenol clareia a pele? Conheça como essa substância atua no organismo

O pycnogenol é uma substância extraída da casca do pinheiro-marítimo, árvore nativa da França que foi descoberta no ano de 1950 pelo francês Jacques Masquelier, professor na Universidade de Bordeaux.

O achado teve como base o diário do explorador Jacques Cartier. Nele, o viajante narrou sua visita ao Canadá e como o chá de casca do pinheiro-marítimo impediu que sua tripulação desenvolvesse escorbuto.

Desde então, o picnogenol é utilizado para auxiliar a circulação sanguínea como meio de prevenção de doenças cardiovasculares, mas, recentemente, foi constatado que essa substância também combate o envelhecimento ocasionado pela poluição.

Tal resultado foi obtido pelo dermatologista alemão Jean Krutmann a partir de uma pesquisa relizada com 132 mulheres, sendo que 20 se encontravam na pós-menopausa e 112 possuíam sinais de envelhecimento devido à exposição solar excessiva, as quais fizeram uso de 75 mg de pycnogenol ao longo de 12 semanas.

Após esse período, Krutmann verificou que o primeiro grupo apresentou maior hidratação e elasticidade na pele. Já no segundo grupo, foi observada uma significativa diminuição de manchas resultantes do processo de envelhecimento.

O pycnogenol foi capaz de produzir esses efeitos, tendo em vista que possui propriedades antioxidantes que inibem a produção de radicais livres.

Devido a isso, muitos dermatologistas têm prescrito aos seus pacientes determinadas doses de picnogenol. Se você se interessou pelo assunto, permaneça conosco e saiba como o picnogenol clareia a pele, quais doenças ele previne, contraindicações e se há efeitos colaterais.

Como o pycnogenol clareia a pele?

Como mencionado acima, o picnogenol possui propriedades antioxidantes que inibem a produção de radicais livres, sendo estes moléculas instáveis por conterem um número ímpar de elétrons.

Por conta disso, os radicais livres tendem a capturar elétrons de proteínas celulares, a fim de se estabilizarem. Contudo, ao efetuarem essa captura, a proteína que doa seu elétron se torna instável e passa a buscar um novo elétron, resultando em um ciclo ininterrupto.

Durante o processo de troca de elétrons, são liberadas toxinas nas células, as quais intensificam a oxidação da pele e podem ocasionar diversos problemas, como envelhecimento, manchas e melasma na pele, bem como doenças delicadas, dentre elas o mal de Parkinson, a catarata, o Alzheimer, a degeneração muscular, o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo câncer.

Os radicais livres são inicialmente resultado do processo de transformação dos nutrientes em energia, e o nosso organismo produz naturalmente antioxidantes para inibirem o excesso de radicais livres. 

No entanto, a poluição do ar, a exposição solar excessiva, o consumo de alimentos com vestígios de pesticidas ou aditivos químicos, o estresse, a prática de atividades físicas intensas, o uso de cigarro e do álcool estimulam a produção dos radicais livres, superando a capacidade natural do organismo em inibi-los. 

Uma alternativa para impedir o excesso de radicais livres no corpo é fazer uso de produtos oxidantes, como as cápsulas de picnogenol, as quais neutralizam os radicais livres e, consequentemente, a liberação de toxinas nas células, as quais são responsáveis por causar manchas escuras na pele.

Informações gerais sobre o pycnogenol

Lembre-se que os resultados sempre serão melhores com o acompanhamento individualizado de dermatologistas, que irão avaliar a dosagem ideal para seu caso e o período de tratamento específico. 

O pycnogenol não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças menores de 6 anos e pessoas diagnosticadas com insuficiência renal, doença de Crohn, hepatopatias, epilepsia, Parkinson e demais problemas neurológicos ou autoimunes.

Os indivíduos que fazem uso de picnogenol podem apresentar os seguintes efeitos colaterais:

  • dor de cabeça;
  • problemas estomacais;
  • tonturas;
  • e feridas na boca. 

Conheça a Farmácia Sempre Viva

Como você pôde observar, o picnogenol clareia a pele e oferece muitos outros benefícios à saúde. Portanto, se você deseja fazer uso desse poderoso antioxidante, visite o site da Farmácia Sempre Viva. Lá você poderá encontrar pycnogenol e muitos outros produtos manipulados. Confira

Confira também: Creme clareador para as axilas e virilha / Cisteamina 5 / picnogenol para que serve

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta