Repelentes para Gestantes

Olá pessoal tudo bom?

Hoje vamos falar sobre um assunto não tão legal mais que com toda certeza servirá como alerta e prevenção contra picadas de insetos e principalmente por mosquitos que possam estar infectados pelo Zika vírus.
Vivemos em um país tropical onde temos que conviver com mosquitos praticamente o ano inteiro. Hoje vivemos uma epidemia de infecções virais potencialmente graves para as gestantes como Dengue e Zika, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

repelentes para gestantes

Na semana passada o Ministério da Saúde confirmou a relação entre os casos de microcefalia que ocorreram em algumas Regiões do Brasil e o Zika vírus. Então o cuidado deve ser redobrado as gestantes para prevenção de infecções transmitidas por insetos como Dengue e Zika. Para isso é importante o uso de um repelente de insetos adequado.

Repelente para Gestantes

As gestantes devem se proteger contra a picada do inseto de todas as maneiras possíveis com o uso de repelentes, roupas compridas e telas nas janelas. Também podem e devem espalhar pela casa repelente natural como óleo de citronela, andiroba, cravo entre outros.

Repelentes para gestantes

No Brasil existem 3 tipos de repelentes disponíveis:
• Icaridina
• DEET
• IR3535

Icaridina

Na concentração de 20 a 25% (marca mais famosa é o Exposis) é o repelente de maior duração na pele, conferindo aproximadamente 10 horas de proteção contra os insetos.

DEET

Repelente mais comum e mais fácil de ser encontrado nas farmácias e supermercados (OFF, Autan, Repelex, entre outros). É um repelente muito eficiente, mas sua duração depende da concentração de DEET no produto. Infelizmente no Brasil a ANVISA só autoriza a venda de repelentes com concentração de DEET de até 15%, o que confere proteção máxima por 6 horas (produtos com concentrações de 25-50% estão disponíveis em outros países e são mais eficazes). Gestantes devem escolher os repelentes com DEET na versão para adultos (15%) com 6 horas de duração e não a versão infantil, que tem apenas 6 a 9% do ativo e duração mais curta (2 horas).

IR3535

Conhecido como Loção Antimosquito Johnson’s, é indicado para crianças de 6 meses a 2 anos. Tem duração muito curta! Necessário reaplicações a cada 2 horas, deixando a gestante desprotegida em períodos de longa exposição.

Os repelentes naturais como citronela e andiroba tem rápida evaporação e, portanto um tempo de proteção muito curto, de 10 a 20 minutos. Precisando ser reaplicado várias vezes para ser garantida a sua proteção.

Vale lembrar que o mosquito da Dengue e o Zika tem hábitos diurnos, então o uso do repelente deve priorizar este período. Principalmente nas áreas que ficam expostas como braços, pernas e pés. E reaplicados mais de uma vez ao dia.
Aproveitem as dicas, converse com seu Médico e proteja-se.

Beijos, Thau!

Obs: Essas recomendações são baseadas nos produtos atualmente disponíveis e permitidos pela ANVISA no Brasil.

Veja mais: Oli Ola 300mg Peeling em cápsulas

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta