Para melhorar a saúde do cérebro, independentemente da idade, é necessário estar ciente de que nutrientes são essenciais para produzir substâncias químicas neurológicas importantes. Hoje vamos falar sobre gorduras boas para o cérebro, com foco na importância do Ômega 3 para o cérebro.
Recursos como o ômega 3 e o óleo de coco são favoráveis para ter um cérebro mais saudável.
Estimular o cérebro é fundamental, esse órgão é poderoso, então mantenha-o sempre ativo. Praticar leitura, exercícios físicos e uma boa alimentação são fatores que ajudam a manter o bom funcionamento do cérebro.
A saúde do cérebro tem ligação direta com a alimentação. Para preservar a saúde, o cérebro precisa de alimentos com nutrientes e vitaminas. Ou seja, hábitos alimentares saudáveis são imprescindíveis para ter um cérebro saudável.
A alimentação dos brasileiros é carente de ômega 3 devido à dificuldade de ingerir a quantidade necessária para o organismo. No entanto, é possível obter o ômega 3 por meio de suplementos.
O óleo de coco também é uma gordura boa para o funcionamento do cérebro. Além de reduzir processos inflamatórios, ele previne e trata doenças neurodegenerativas que causam a destruição progressiva dos neurônios.
Por que o ômega 3 é importante para o cérebro?
O cérebro tem gordura em sua composição, e é por esse motivo que o ômega 3 traz tantos benefícios para o funcionamento e saúde do órgão. A falta de ômega 3 pode causar problemas na saúde mental, como depressão e perda de memória, além de dores nas articulações.
A gordura do ômega 3 é uma gordura necessária para o cérebro a guardar, processar, preservar e transmitir informações. A presença do ômega 3 nas membranas celulares melhora o desempenho dos neurotransmissores, responsável por enviar informações a outras células e regular o humor. Além disso, o ômega 3 também melhora a saúde cardiovascular.
A seguir, destacamos alguns suplementos que colaboram para uma boa saúde cerebral.
Mega DHA Ômega
Este suplemento alimentar é extraído de peixes de áreas polares, em águas profundas e gélidas.
São estes peixes que possuem maiores concentrações da gordura boa (ômega 3).
O Mega DHA Vitafor possui certificação internacional IFOS – o que confere alto grau de qualidade e pureza, sendo livre de metais pesados e de odores.
Sua composição é rica em ácidos graxos de cadeia longa, com destaque para um tipo específico de ácido graxo: o DHA. O ácido graxo compõe cerca de 90% das gorduras no cérebro.
A importância do DHA está relacionado às funções cerebrais, como memória, aprendizagem e fixação do conhecimento, pois ele ajuda a criar e organizar as bainhas de mielina, uma capa de gordura que por sua vez forma as sinapses, ou seja, a comunição entre os impulsos nervosos do cérebro.
Está aí a principal diferença do Mega DHA para os similares do mercado. A proporção entre o DHA x EPA. Neste ômega 3 o DHA tem proporção máxima perante o EPA.
Sendo 1500 mg de DHA contra 300 mg de EPA. É importante lembrar que nós precisamos de ambos EPA e DHA para a nossa saúde.
Ômega 3: EPA x DHA
Tanto o EPA (eicosapentaenóico) quanto o DHA (ácido docosahexaenóico) são ácidos graxos essenciais.
Os ácidos graxos ômega-3 são derivados dos alimentos. Eles não podem ser fabricados no corpo. O óleo de peixe contém dois ômega-3 chamados ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA). As fontes alimentares de DHA e EPA são peixes gordurosos, como salmão, cavala e truta, e mariscos, como mexilhões, ostras e caranguejos. Algumas nozes, sementes e óleos vegetais contêm outro ômega-3 chamado ácido alfa-linolênico (ALA).
Seu organismo precisa tanto do EPA quanto do DHA, pois eles têm funções diferentes.
O objetivo final do uso de ácidos graxos ômega-3 é a redução da inflamação celular, ajudando a manter níveis saudáveis de triglicerídeos.
Enquanto que o EPA está relacionado à prevenção de doenças cardíacas, mantendo o coração forte, além de ser um aliado do emagrecimento saudável.
O DHA se relaciona melhor à saúde cerebral, já que confere proteção especial para bainha de mielina – construção e estruturação das bainhas de mielina, como já vimos.
Suplementação com Ômega 3 na Farmácia Sempre Viva
Em caso de deficiência de ômega 3, é importante recorrer aos suplementos. A suplementação de ômega 3 ajuda a diminuir a chance de morte súbita, reduz o ritmo cardíaco anormal, diminui as chances de ataques cardíacos, controla a hipertensão, faz a manutenção da pressão sanguínea, além de oferecer ganhos para a saúde cerebral.
Na Farmácia Sempre Viva, você encontra esses e outros suplementos de ômega 3 disponíveis para compra. Conte com os tratamentos manipulados especiais da Farmácia Sempre Viva para melhorar sua qualidade de vida.
Navegue pelo site e confira o catálogo completo de produtos de cada segmento.
Conheça o blog da Farmácia Sempre Viva. Além do site para vendas, a Farmácia Sempre Viva mantém seu blog frequentemente atualizado com matérias sobre beleza, saúde e enfermidades.
O blog é repleto de dicas e informações relacionadas a esses temas. Confira e se surpreenda com a quantidade de informações úteis ao seu cotidiano.
Veja mais: Resveratrol – Colágeno – Verisol