Saúde da próstata: entendendo melhor a síndrome pós-finasterida

A finasterida é um remédio amplamente utilizado no tratamento da hiperplasia prostática benigna e da alopecia androgenética, uma queda de cabelos determinada por fatores genéticos que atinge homens e mulheres de maneiras distintas.

Apesar de ser bastante efetiva, essa medicação pode causar uma série de efeitos colaterais – sobretudo em homens. Seus sintomas adversos podem não ser sentidos imediatamente após o início do tratamento, mas há uma corrente de pesquisadores e sobretudo médicos com observação clínica que fazem inúmeros ressalvas ao uso do Finasterida ou seu irmão, a Dutasterida – uma classe de medicamentos chamada inibidores da 5 alfa redutase.

A seguir, entenda um pouco mais sobre a síndrome colateral causada pelo remédio e sobre a saúde da próstata e a saúde do homem como um todo.

O que é hiperplasia prostática benigna?

A hiperplasia prostática benigna (HPB) acontece quando a próstata sofre um aumento de origem benigna. Esse quadro atinge por volta de 25% da população masculina e, após os 80 anos, a taxa de incidência pode aumentar e chegar até os 90% de acordo com o órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Esse é um dos principais problemas relacionados à saúde da próstata, e a finasterida / dutasterida é um dos remédios mais utilizados para seu tratamento.

O que é a síndrome pós-finasterida?

A síndrome pós-finasterida é o quadro clínico e psicológico caracterizado pelos sintomas advindos do uso do remédio finasterida e dutasterida – inibidores da enzima 5α‐redutase. Estudos indicam que a intensidade e duração dos sintomas não têm correlação com o tempo de uso da medicação ou com a idade do paciente.

Os efeitos colaterais podem ocorrer mesmo depois que o tratamento for interrompido, e se manifestam de forma a impactar a saúde sexual do homem, causando, até mesmo, depressão em alguns casos.

Síndrome pós-finasterida: como ela pode impactar a saúde do homem?

Cuidar da saúde da próstata e diminuir os efeitos da calvície é essencial, mas os possíveis males causados pelo uso da finasterida podem ser fatores importantes a serem colocados na balança.

Entre os efeitos colaterais observados, pode-se destacar a diminuição da libido, a dessensibilização da genitália e a disfunção erétil no geral. Além disso, são relatados casos de dores nos testículos, e a finasterida também pode causar insônia, fotofobia, problemas cognitivos e reações alérgicas.

Como tratar a hiperplasia prostática benigna sem o uso de finasterida?

Atualmente, existem remédios que podem ter efeitos semelhantes aos observados na finasterida, mas sem o ônus dos possíveis efeitos colaterais da medicação, mantendo a saúde da próstata e de todo o organismo.

Uma das opções é o uso do Androtase Beta Sitosferol, um ativo muito utilizado na Europa. Este é um suplemento natural usado para a melhoria geral da saúde do homem, minimizando os sintomas inflamatórios da próstata. Seu uso não apresenta riscos, efeitos adversos ou interações medicamentosas que devam ser observadas.

A Androtase é um composto totalmente natural, produzido a partir de alguns tipos de Pólen selecionados e do Extrato do Pinheiro Francês.

Estudos comprovam sua eficácia na hiperplasia benigna da próstata, tornando-se uma opção realmente efetiva para aqueles que necessitam de tratamento. Dados levantados por pesquisas apontam que a melhora significativa no inchaço da próstata pode ser observada dentro do período de seis meses de uso contínuo do Androtase.

A Farmácia Sempre Viva – especialista em medicamentos naturais que atua no mercado desde 2004 – oferece esse componente em seu site, onde é possível encontrar mais informações sobre o produto e tirar dúvidas.

Acesse nosso site e conheça mais sobre o Androtase Beta Sitosferol e todos os seus benefícios para a saúde da próstata!

Referências:

http://journal.anaisdedermatologia.org.br/pt-sindrome-posfinasterida-articulo-S266627522030165X

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9313662/

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Vivian Costa
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/