Suco de babosa

Suco de babosa feito em casa pode ser prejudicial à saúde

Atualmente, não existe nenhum produto alimentício feito à base de babosa aprovado pela Anvisa, tornando a comercialização proibida

A Aloe Vera, popularmente conhecida no Brasil como babosa, é uma planta que ganha muitos adeptos no mundo, conquistando espaço significativo nas redes sociais. Conhecida como “suco da beleza”, a preparação, feita da folha da babosa, teria componentes para contribuir com a saúde intestinal, com a saúde da pele e até no combate à acne.

Entretanto, as autoridades alertam para os cuidados ao consumir babosa. Qualquer produto vendido no Brasil deve ser avaliado e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), confirmando que o consumo da substância é seguro – e não é o caso da babosa, mais conhecida por constituir matéria-prima do suco da beleza.

Babosa pode ser tóxica se consumida inadequadamente

O portal VivaBem, pertencente ao UOL, averiguou que há apenas alguns estudos que analisam a toxicidade do alimento. Além disso, os documentos técnicos existentes acerca dos processos de extração da substância aprovam o uso exclusivamente em composições tópicas (principalmente para cicatrização) e medicamentos manipulados.

Até o momento, não há produtos à base de babosa aprovados pela Anvisa na área alimentícia. Na prática, alimentos feitos de Aloe Vera não possuem requisitos legais para serem comercializados no Brasil. Em outras palavras, possíveis empresas que vendem o suco da beleza estão agindo irregularmente.

Segundo o médico gastroenterologista Clóvis Massato, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), entrevistado pela equipe do VivaBem, “Isso é bastante perigoso porque temos relatos de casos de hepatites agudas decorrentes do uso de Aloe Vera em suco, além do que, tem uma substância que, dependendo da dosagem, também pode provocar diarreia, cólicas, dores abdominais, por isso é perigoso se usado inadvertidamente”.

Produtos feitos a partir de Aloe Vera podem ser adquiridos com segurança em farmácias de manipulação

Atualmente, é possível encontrar produtos e suplementos feitos de babosa em farmácia de manipulação. Essa é uma forma segura e acessível de consumir a substância e obter os benefícios intrínsecos à planta. Ademais, as composições manipuladas atendem às demandas específicas dos pacientes, oferecendo vantagens conforme as necessidades de cada indivíduo.

Dentre os principais benefícios de produtos manipulados, um dos principais é a possibilidade de solicitar suplementos sob medida, desde os componentes até a concentração de cada um. Essa categoria de produto também pode ter seu cheiro ou sabor alterado farmacologicamente, além de possibilitar a ingestão via comprimidos ou solução, facilitando o uso principalmente entre bebês, crianças e idosos, principalmente.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta