Mamães grávidas e estressadas podem prejudicar seus filhos? Sim! E parte da resposta está nas bactérias da vagina!
A ciência descobre cada vez mais a influência das bactérias e microrganismos que habitam nosso corpo. Nós já abordamos este assunto nos posts abaixo, todos relacionados à nossa saúde intestinal:
[Dúvida de cliente] Tratamento BIOintestil ou Pool de Lactobacilos?
Qual a melhor forma de tomar os probióticos em jejum ou depois das refeições?
Probióticos – O que são, o que fazem por nós e onde encontrar
Agora os pesquisadores provaram que através da microbiota (conjunto de microrganismos, principalmente as bactérias) da vagina, a mãe vivendo processos de estresse pode contribuir para que o filho desenvolva distúrbios cerebrais no futuro. Isso mesmo – essa transferência se dá através do conjunto de microorganismos que habitam a vagina!
Em pesquisa recentemente conduzida pela Nature Neuroscience, os pesquisadores demonstraram uma associação entre o cérebro em desenvolvimento de um recém-nascido e as bactérias (microbiota) absorvidas no parto pelo filho através vagina da mãe.
Os resultados da pesquisa ajudam a entender melhor sobre como o estresse da mãe pode afetar o desenvolvimento cerebral dos filhos, com potencial fator de risco ligado aos transtornos psiquiátricos em crianças, como, infelizmente a esquizofrenia. Além deste potencial risco para doenças neurais, a colonização vinda da microbiota vaginal pode alterar outros sistemas como o intestinal, imunológico e metabólico.
Como o estudo foi conduzido?
Dra. Tracy Bale, professora do departamento de farmacologia da Universidade de Maryland e sua equipe transferiram o fluido vaginal de camundongos prenhes para ratinhos recém-nascidos. Um grupo de ratas tinha uma condição de alto estresse e outras ratas estavam na condição de não-estressadas.
A equipe descobriu que os filhos nascidos das mães estressadas tinham diminuído o peso e o crescimento, bem como sofreram um aumento dos níveis de hormônio do estresse (Cortisol) quando chegaram à idade adulta.
Para não restar dúvida, um grupo de ratinhos nascidos de mães não estressadas recebeu o fluido vaginal (microbiota) de ratas estressadas. E o que mais intrigou: os efeitos sobre os ratinhos nascidos de mães não estressadas foram os mesmos! Eles também tiveram dificuldades em aumentar seu peso e crescer.
Fato que merece destaque, o potencial risco para transtornos psiquiátricos
Os resultados descritos sugerem que o estresse desencadeado durante a gravidez ataca os ratos diretamente durante o período de gestação, devido às alterações no desenvolvimento do sistema imunológico do feto. E de maneira indireta, os filhos também são afetados por através da microbiota vaginal da mãe.
A equipe também acredita que, em humanos, o estresse materno durante o período da gravidez é um fator de risco para distúrbios psiquiátricos em filhos.
Novos estudos precisam ser conduzidos para extrapolar os resultados da influência da microbiota vaginal em humanos. Mas os pesquisadores alertam que bactérias ruins podem trazer uma resposta inflamatória no intestino do recém-nascido, afetando a absorção de nutrientes e assim seu crescimento saudável, além de afetar também o hipotálamo, acarretando risco no desenvolvimento neurológico.
Module as bactérias de seu intestino!
O campo de estudos da influência de microorganismo que habitam todo nosso organismo está apenas começando. Muitas novas descobertas surgirão nos próximos anos!
Com certeza o intestino é um dos órgãos que nós mais sabemos sobre os efeitos nocivos que as bactérias ruins podem causar.
Dessa forma, você pode ter uma vida melhor, de bem com seu intestino. Se livre de problemas com a constipação intestinal (ou prisão de ventre), fezes ressecadas, enorme esforço para evacuar e no outro extremo intestino muito solto, diarreia constante, cólica abdominal e quantidade alta gases produzidos no processo digestivo.
Sinta-se melhor através da re-colonização das bactérias de seu intestino e sistema gastrointestinal.
Elimine as bactérias ruins e ajude a procriação das bactérias boas! Conheça o BioIntestil e o Pool de Lactobacilos da Farmácia Sempre Viva:
Referências:
Nature Neuroscience
doi: 10.1038/s41593-018-0182-5
“The maternal vaginal microbiome partially mediates the effects of prenatal stress on offspring gut and hypothalamus.”
Autores: Eldin Jašarević, Christopher D. Howard, Kathleen Morrison, Ana Misic, Tiffany Weinkopff, Phillip Scott, Christopher Hunter, Daniel Beiting & Tracy L. Bale