Blog Farmácia Sempre Viva
  • Home
  • Quem Somos
  • Perder Peso e Fitness
  • Saúde Sexual
  • Articulações
  • Beleza e Estética
  • Contato
  • Loja Sempre Viva
0

Qual a melhor forma de tomar os probióticos em jejum ou depois das refeições?

Publicado por Vivian Costa em 24 de agosto de 2020
Categorias
  • Nutracêuticos
  • Nutrição
Tags
  • bacterias do bem
  • baixa imunidade
  • flora intestinal
  • jejum
  • lactobacilos
  • obesidade
  • prebioticos
  • probioticos

Afinal, qual o melhor horário para tomar probióticos? Os probióticos devem ser consumidos com o estômago vazio ou depois das refeições? Um estudo conduzido pela Universidade de Milão sugere que não importa. No final temos um presente grátis para ajudar você alcançar a saúde intestinal – baixe gratuitamente “Meu diário intestinal”!

Quando tomar os probióticos?
Atenção aos Firmicutes e proteobactérias!
Dicas de como tomar probióticos?
Os melhores suplementos para saúde intestinal!
Baixe gratuitamente o “Meu Diário Intestinal”!

Quando tomar os probióticos?

O momento de tomar os probióticos é dúvida muito frequente nos pacientes e profissionais de saúde. A opinião da maioria dos médicos/nutricionistas é que consumir esses microorganismos benéficos com estômago vazio, teoricamente, significaria uma estadia mais curta deles no estômago, já que o pH muito ácido mataria os probióticos. Então consumi-los após uma pequena refeição significaria que os probióticos pudessem permanecer no estômago por mais tempo, devido ao potencial neutralização do pH, alcançando assim melhor eficácia, além de uma refeição (claro dependendo do cardápio) servir como alimento para boa colonização dos probióticos.

Mas um estudo publicado na revista acadêmica World Journal of Gastroenterology, indicou que tomar probióticos em jejum ou depois das refeições não aparece afetar a capacidade de ação de uma combinação dos probióticos Bifidobacterium longum BB536 e Lactobacillus rhamnosus HN001 e seus benefícios para a microbiota intestinal em participantes saudáveis.

Os resultados do estudo foram bem recebidos pelo Comitê Científico da Associação Internacional de Probióticos (em inglês International Probiotics Association – IPA), que comunicou que pela primeira vez foi conduzido um estudo que abordasse a questão do horário do consumo de probióticos. “Curiosamente, muitos indivíduos que participaram do estudo e receberam a suplementação de probióticos em jejum, tinham níveis detectáveis ​​das cepas probióticas ainda estavam excretando níveis detectáveis ​​um mês depois de pararem de consumi-los, indicando que a colonização foi satisfatória”, acrescentaram os especialistas científicos do comitê.

Como foi conduzida a pesquisa?

Os cientistas da Universidade de Milão recrutaram 20 voluntários saudáveis ​​(12 mulheres e 8 homens) para participar do estudo. Dessa forma, foi ministrado 4 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC) de B. longum BB536 mais um bilhão de UFCs de L. Rhamnosus HN001, 30 minutos antes do café da manhã e para outro grupo 30 minutos após o café da manhã – por um período de um mês.

Resultados

Para as 16 pessoas que completaram a pesquisa, ambos os grupos apresentaram aumento na carga dos probióticos – B. longum BB536 e L. rhamnosus HN001 após um mês e novamente um mês após o final do período de intervenção.

Verificou-se que o suplemento probiótico impactou significativamente a composição da microbiota intestinal, com redução de 50% na abundância de bactérias prejudiciais à flora intestinal (as bactérias Firmicutes) após um mês, e uma redução de mais 20% um mês depois, em relação aos valores iniciais.

Atenção aos Firmicutes e proteobactérias!

Vários estudos apontam que altas concentrações de Firmicutes têm sido relacionadas à obesidade, sendo que há uma relação desequilibrada das bactérias do “bem” (probióticos) e Firmicutes em indivíduos obesos. Estudos apontam que as bactérias do gênero Firmicutes estão relacionadas ao aumento na gordura corporal total. Nós já abordamos a relação da saúde da flora intestinal e a obesidade, confira neste post.

O estudo dos pesquisadores da Universidade de Milão, ainda concluiu que as cepas de probióticos utilizadas diminuíram outras bactérias maléficas, as proteobactérias, associadas ao desenvolvimento de doença inflamatória intestinal.

Quando os cientistas reduziram sua análise ao nível das espécies, descobriram que o consumo de bactérias probióticas estava associado a uma maior abundância de Blautia producta, Blautia wexlerae e Haemophilus ducrey (que são consideradas benéficas), enquanto a abundância de Holdemania filiformis, Escherichia vulneris, Gemmiger Formicilis e Streptococcus sinensis diminuíram – estes organismos são considerados prejudiciais, pois podem exercer ações inflamatórias no intestino.

A abundância de uma espécie de bactéria chamada Akkermansia muciniphila também aumentou quando comparados os valores da linha de base. “A. Muciniphila está intimamente relacionado com a saúde humana e está inversamente associado com massa gorda corporal e intolerância à glicose”, explicaram os pesquisadores. “Além disso, esta bactéria parece estar envolvida na manutenção das funções de barreira intestinal e, acima de tudo, na prevenção da inflamação intestinal, desempenhando um papel fundamental no estado de saúde geral do indivíduo“.

Os pesquisadores concluíram que os probióticos utilizados pareciam capazes de exercer um efeito benéfico no ecossistema bacteriano do trato gastrointestinal, já que foram destacadas muitas mudanças positivas significativas na composição da microbiota intestinal.

Limitações da pesquisa

O Comitê Científico da Associação Internacional de Probióticos (IPA) e os próprios pesquisadores apontaram que mais estudos são necessários, já que o número de voluntários utilizados no estudo era limitado.

Dicas de como tomar probióticos?

Qual o entendimento da Farmácia Sempre Viva e dos médicos nutrólogos e nutricionistas parceiros?

Como a pesquisa da Universidade de Milão não constatou evidências na melhora da eficácia dos probióticos tomados em jejum ou não e também não aprofundou em estudar sobre o horário em que devemos tomar – nós e os profissionais da saúde parceiros, continuamos as recomendações a seguir:

Como tomar Probióticos: 1) Tomar os probióticos à noite, antes de dormir – para melhor absorção. Justificativa: isso garantirá mais tempo dos probióticos em contato com o seu intestino, sendo a colonização mais eficaz;

Como tomar Probióticos: 2) Aguardar pelo menos 2 horas para fazer uso de antibióticos, caso esteja sob tratamento deste tipo de medicação. Justificativa: pois isso irá melhor a proliferação das bactérias boas no sistema digestivo, antes que os antibióticos possam matá-las;

Como tomar Probióticos: 3) Não beber bebidas quentes em seguida, como chás, leite ou café. Justificativa: as bebidas quentes podem matar os lactobacilos, que são seres que frágeis no contato com o calor e assim a colonização das bactérias boas não será bem sucedida;

Como tomar Probióticos: 4) Sempre tomar os probióticos com os prebióticos. Justificativa: os prebióticos são os alimentos para os probióticos se desenvolverem. Em nosso fórmula com uma combinação de probióticos, nós utilizamos o FOS (frutooligossacarídeos) – excelente alimento para as cepas probióticas.

Como tomar Probióticos: 5) Certifique-se que seus probióticos são microencapsulados, ou seja, passaram por um processo que garante que os probióticos não vão morrer antes de chegar aos seus intestinos. Caso os probióticos não sejam microencapsulados, peça para manipulá-los em cápsulas gastroresistentes. Justificativa: a microencapsulação dos probióticos ou a utilização de cápsulas gastroresistentes permitem que as cepas dos probióticos consigam resistir à ação do suco gástrico, dessa maneira os probióticos chegarão vivos até os intestinos, onde poderão atuar e colonizar com bactérias que nos fazem bem.

Como tomar Probióticos: 6) Os probióticos devem ser encarados como a “cereja em cima do bolo”, ou seja, faça mudanças em sua alimentação, privilegiando alimentação de verdade, com baixo consumo de alimentos industrializados, gerencie seu estresse, afinal nosso intestino é nosso segundo cérebro. Inicie o tratamento com flavonóides que diminuem a inflamação intestinal, combatem as bactérias ruins, ao mesmo tempo que criam ambiente favorável para o desenvolvimento da microbiota que faz bem, como por exemplo o BioIntestil e o MicrobiomeX. Intercale o tratamento com estes flavonóides (BioIntestil e MicrobiomeX) e o Pool de Lactobacilos. Justificativa: 70% das células do sistema imune estão localizadas no intestinos – ou seja, você precisa cuidar bem deles para ter boa saúde, casos de baixa imunidade podem deixar nosso organismo suscetível à ação de bactérias oportunistas como a candidíase (Candida) e alterações da flora intestinal como a síndrome do intestino irritável.

Nossa conclusão é que a pesquisa realizada pela Universidade de Milão nos deixa mais “tranquilos” caso esquecermos de tomar os probióticos na noite anterior, antes de dormir. Dessa forma, nós poderemos tomá-los no dia posterior logo pela manhã e ainda sim receberemos os efeitos benéficos das bactérias do bem.

Os melhores suplementos para saúde intestinal!

Conheça e compre o Pool de Lactobacilos, uma combinação excelente de cepas probióticas para melhorar a saúde intestinal.
Conheça também os flavonóides que criam ambiente propício para o desenvolvimento da microbiota que te faz bem, ao mesmo tempo que controla o desenvolvimento de bactérias que fazem mal para seus intestinos: BioIntestil®  e MicrobiomeX® .

Baixe gratuitamente o “Meu Diário Intestinal”!

Preparamos um diário exclusivo para ajudá-lo a desenvolver seu plano de ação personalizado para a saúde intestinal, usando as estratégias que funcionam melhor para você.

Baixar e preencher este diário vai te ajudar a analisar o que te faz bem, a importância de manter uma hidratação adequada, gerenciamento do stress e monitorar até como está seu cocô, afinal ele tem muito a dizer sobre sua saúde.

Realmente espero que você se encontre na sua jornada para a saúde intestinal – e adoraria saber como você está se saindo.

Nota do editor: esta postagem foi atualizada em 24 de Agosto de 2020, com precisão e abrangência. Anteriormente foi publicada originalmente em 21 de julho de 2017.

Fonte:

M. Toscano et al. Effect of Lactobacillus rhamnosus HN001 and Bifidobacterium longum BB536 on the healthy gut microbiota composition at phyla and species level: A preliminary study. World Journal of Gastroenterology. 2017, Volume 23, Number 15, Pages 2696–2704, http://dx.doi.org/10.3748/wjg.v23.i15.2696

Veja mais: ​Vitamina D​ – ​Testosterona​ – ​Spirulina​ – ​Curcuma

Artigos Relacionados

  • [Dúvida de cliente] Tratamento BIOintestil ou Pool de Lactobacilos?[Dúvida de cliente] Tratamento BIOintestil ou Pool de Lactobacilos?
  • Probióticos – Conheça as bactérias do bemProbióticos – Conheça as bactérias do bem
  • Probióticos – Como um Prêmio Nobel contribuiu para a epidemia da obesidade mundialProbióticos – Como um Prêmio Nobel contribuiu para a epidemia da obesidade mundial
  • Probióticos – O que são, o que fazem por nós e onde encontrarProbióticos – O que são, o que fazem por nós e onde encontrar
  • Psicobióticos – Nem tudo está relacionado somente com sua cabeça!Psicobióticos – Nem tudo está relacionado somente com sua cabeça!

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)

Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Vivian Costa
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Mais buscados

UC-II articulações Quero emagrecer como tomar probióticos biointestil reposição hormonal alprostadil suplemento testosterona
Vivian Costa

"Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. "

Icon Facebook Icon G-Plus Icon Instagram

Mais clicados

  • Qual a melhor forma de tomar os probióticos em jejum ou depois das refeições?
  • O manipulado que virou industrializado Condres – UC-II
  • Como fazer o desmame do Rivotril? Método Natural que Funciona com Pinetonina
  • Alprostadil em creme – o que tem de mais moderno para tratamento da Disfunção Erétil
  • Suplemento para Testosterona KSM-66 – Aumento natural da testosterona

Colaboradores

farmaciasempreviva

A depressão é uma doença que afeta mais de 300 A depressão é uma doença que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 5% da população sofre com a doença, que é pode ser considerada uma das principais doenças do século.
Cuidar de si mesmo é tratar-se como prioridade, lembra-se que sem saúde mental não há paz, não há harmonia nas relações e nem energia para cuidar das coisas diárias da vida. 
Invista em você. Busque um psicólogo e/ou psiquiatra e peça ajuda profissional. 

#Anfarmag #JaneiroBranco
Quem nunca né? Alguém aí conhece ou já ou Quem nunca né?

Alguém aí conhece ou já ouviu falar dessas reações quando falamos sobre Óleos Essenciais ?🪔
Preparamos esse post para te alertar e te indicar Preparamos esse post para te alertar e te indicar os alimentos que ajudam e atrapalham o seu intestino ℹ️

Nosso intestino esta completamente ligado a emoções mas devemos também se atentar ao que ingerimos 🍰🍆🍕🥃

Gostou da dica ?
Salva e compartilha com os amigos , sempre tem um conhecido que sofre e vive “enfezado” 🤭
As enzimas digestivas desempenham um papel fundame As enzimas digestivas desempenham um papel fundamental na quebra dos alimentos que você come. Elas aceleram reações químicas que transformam nutrientes em substâncias que seu trato digestivo pode absorver.

Encontramos enzimas digestivas na saliva e vários órgãos, incluindo pâncreas, vesícula biliar e fígado, que também as liberam. As células da superfície do intestino também armazenam enzimas digestivas.

Diferentes tipos de enzimas têm como alvo diferentes nutrientes:

• Amilase quebra carboidratos e amidos;
• Protease trabalha em proteínas;
• Lipase lida com gorduras.

Indicações das Multi Enzimas Digestivas:

• Suporte Natural para melhorar a digestão;
• Melhora a absorção de nutrientes, sobretudo vitaminas (vitaminas A, D, E e K);
• Pode melhorar situações de reações alérgicas alimentares;
• Melhora os sintomas da má digestão / indigestão, como empachamento, formação excessiva de gases, náuseas e dores abdominais;
• Melhora o fluxo intestinal - bactérias ruins do trato intestinal terão menos alimento disponível para fermentarem nos intestino;
• Melhora a condição de síndromes intestinais, como colites, inflamação intestinais, Síndrome do Intestino Irritável e Síndrome do Intestino Permeável.

Se o seu corpo não produz enzimas digestivas suficientes, não consegue digerir bem os alimentos. Isso pode significar dores de estômago, diarréia, gases, má absorção de alimentos, dentre outros sintomas.
Não espere a mudança no outro ✨ Tudo o que de Não espere a mudança no outro ✨

Tudo o que deseja está dentro de você❤️
O começo de um novo ano é a época ideal para pe O começo de um novo ano é a época ideal para pensarmos sobre um assunto importante, especialmente neste momento de pandemia, quando muitas vezes o negligenciamos: a saúde mental. Conheça o Janeiro Branco - campanha que tem como objetivo informar ajudar você a se prevenir de sofrimentos mentais e a buscar ajuda sempre que necessário. Admitir para si mesmo que não está bem é o primeiro passo para uma vida mais leve e feliz.

Cuidar da mente, é cuidar da vida!
#Anfarmag #JaneiroBranco
MENTA PIPERITA Nome científico: Mentha piperita, MENTA PIPERITA
Nome científico: Mentha piperita, L.
Origem: Índia
Óleo Essencial 100% Natural
Conteúdo 10ml

A mentha piperita é uma planta hibrida resultado do cruzamento da mentha aquática e a menta spicata, ambas são nativas da Europa, mas muito populares no Japão e Estados Unidos. A mentha piperita apresenta caule quadrangular e pode chegar a 90 cm de altura, se adapta a diferentes lugares, apesar de preferir os locais úmidos e sombreados. Trata-se de uma erva conhecida ainda na antiguidade, sendo comercializada na Inglaterra desde 1750.

O óleo essencial de Menta Piperita @viaaromaoficial é extremamente refrescante, pelo alto teor de mentol em seu conteúdo, é excelente tonificante, limpa a mente. Proporciona melhora nos problemas respiratórios, em virtude de ser rico em mentol. Na esfera emocional, é indicado para pessoas tímidas e sensíveis, clareia o pensamento e por suas propriedades estimulantes, auxilia em estados de depressão e no tratamento de estados de choque.

Processo de extração: destilação.
Descrição olfativa: mentolado, refrescante.

Modo de usar: Adicione 15 gotas de óleo essencial no Aromatizador Elétrico Via Aroma ou acrescente
água para diminuir a intensidade.
Armazenar em local bem ventilado, em embalagem fechada, protegida da luz.

A Via Aroma recomenda a utilização dos óleos essenciais no aromatizador elétrico. Para outros tipos de utilização, procure a orientação de um profissional habilitado e especializado em Aromaterapia.

Laudo Cromatográfico: OE MENTA PIPERITA – VIA AR
#Repost @drlairribeiro with @make_repost ・・・ #Repost @drlairribeiro with @make_repost
・・・
Hoje, dia 06 de janeiro é o Dia da Gratidão.
Muitas pessoas projetam sua felicidade em alguma coisa que talvez nunca aconteça e esquecem-se de viver o presente.
Vivem reclamando de suas reais condições, mas raramente se propõem estratégias significativas para mudar. Não planejam, não se colocam em movimento em direção àquilo que, imaginam, lhes trará felicidade. Não reconhecem como dádivas aquilo que a vida lhes dá e, ao contrário, reclamam do que ela não dá, sentindo-se injustiçadas!
Essas pessoas fazem alguma coisa para receber mais do que recebem? Elas agradecem por aquilo que têm e, também, pelo que não têm e não gostariam de ter, como doenças, por exemplo?
No momento em que agradecemos ao Universo, ele nos retribui.
É preciso entender que o fato de agradecer ao Universo, de demonstrar gratidão, não tem nada a ver com fé ou devoção. É feedback que damos ao Universo para que ele saiba o que deve e o que não deve continuar nos oferecendo. 
Gratidão é uma virtude que precisa — e deve! — ser cultivada e desenvolvida continuamente. Em vez de se lastimar, procure colocar-se positivamente perante as adversidades. Lembre-se: obstáculos surgem para serem transpostos. E para vencê-los e aprender com eles, temos de mudar nossa percepção a respeito da vida.
O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer, liberamos tensões acumuladas. A gratidão tem o poder de curar doenças físicas e emocionais, como depressão, tristeza, solidão, melancolia, baixa autoestima e ansiedade, entre outras. Ao invés de apenas criticar os outros ou guardar mágoas, reconheça as qualidades que as pessoas têm e como elas contribuem para o seu crescimento pessoal e espiritual. Abra mão da irritação, impaciência e hostilidade em favor da serenidade e da leveza de espírito.
Agradeça sempre! Do sorriso recebido de um desconhecido à saúde, ao dinheiro, aos negócios, aos problemas…
Se acontecer um infortuno, agradeça não por ele, mas pela experiência que trouxe para a sua vida. Na vida, as coisas acontecem porque têm de acontecer, e delas podemos tirar proveito ou prejuízo. A escolha é sua!
Dr. Lair Ribeiro
Viver com mais saúde é o objetivo de muitas pess Viver com mais saúde é o objetivo de muitas pessoas. Para isso, é importante prezar por boas horas de descanso, praticar atividades físicas regularmente e, é claro, cuidar da imunidade.

Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas de ações que podem ser tomadas para a melhoria da imunidade. Confira em nosso blog pelo link azul da bio
Load More... Siga no Instagram
Youtube
youtube.com/farmaciasempreviva/

Parceiros

Farmácia Sempre Viva

Sou colaboradora em

Conexão Itajubá
Andreza Goulart
© 2021 Blog Farmácia Sempre Viva. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Dkode