Existem vários tipos de vermes que causam problemas não só em crianças, mas também em toda a família – incluindo lombriga, oxiúrus, giárdia, tênia, esquistossomose, ancilostomose, dentre outros.
Uma das principais características destes incríveis animais é sua taxa enorme de reprodução e contágio!
Isso significa que se um membro da família contrair vermes, o resto da família que vive nas proximidades deles corre um risco grande de se contaminarem também.
É por isso que é tão importante tratar cuidadosamente toda a família se um membro apresentar sintomas de uma infecção por vermes e tomar vermífugo pelo menos uma vez por ano.
A propagação de infecções por vermes
É fato que as crianças possuem poucos hábitos higiênicos – estão sempre com a mão na boca, comem alimentos que caem no chão, colocam objetos sujos na boca. E isso está tudo bem, faz parte do desenvolvimento da criança e ajuda em muito o desenvolvimento de um sistema imune que funcione na fase adulta – é que popularmente se fala como a “Vitamina S” – de sujeira.
No entanto, estes hábitos pouco higiênicos são a porta de entrada para a infecção com vermes e parasitas que se propagam no corpinho dos pequenos.
Pode levar alguns dias até você perceber que seu filho está com vermes, dependendo do nível de infestação. E neste período os adultos podem ter se contaminado, pois tiveram contato próximo com a criança, seja ajudando-o a se vestir para a escola, brincando e compartilhando itens do dia-a-dia, como talheres, lápis de cor ou quem sabe o controle da televisão.
Oxiurus, por exemplo, que são aqueles vermes que coçam o bumbum da criança quando as infecta, são facilmente transmitidos. O menor contato com os ovos deles pode transmitir pode contaminar os adultos, que acabam com a mesma infecção dos seus filhos.
Para impedir a propagação de vermes, é crucial tratar todos os membros da família – não apenas as crianças!
Os adultos devem fazer a desparasitação pelo menos uma vez por ano. Ou quando perceberem que seu filho está apresentando algum sintoma (que pode incluir irritabilidade, cansaço, perda de apetite e coceira no bumbum, entre outros).
Infecções assintomáticas por vermes
A maior parte das infecções por vermes não apresentam sintomas – são assintomáticas, ou os sintomas são confundidos como má digestão, desarranjos intestinais – o que pode levar a pessoa infectada a acreditar que está em perfeita saúde e se trata de apenas um probleminha pontual.
Os adultos, em particular, podem não apresentar sinais de infecções, por isso não corra o risco – se alguém da sua família tiver uma infecção por vermes e pelo menos uma vez por ano – dê vermífugo para toda família.
A Sempre Viva disponibiliza Kit Detox Parasitário adultos e infantis, que agem de várias formas e conseguem eliminar uma gama imensa de parasitas, sem causar efeitos colaterais como os tradicionais vermífugos.
Leia também: Quais os sintomas de verme em criança
Confira: remédio de verme