vinagre de maçã

Vinagre de maçã em cápsulas é bom tomar?

O vinagre de maçã na forma líquida se popularizou por ser bastante útil para perda de peso e controle de açúcar no sangue. Mas será que as cápsulas de vinagre de maçã em pó cumprem também com este objetivo?

O tradicional vinagre de maçã líquido

O vinagre de maçã ou ácido acético é muito popular no mundo natural da saúde e bem-estar.

Estudos comprovam que seu consumo regular pode levar à perda de peso, diminuição do colesterol e níveis mais baixos de açúcar no sangue.

O vinagre de maçã é um fermentado maçãs com leveduras e bactérias.

O consumo estabelecido em pesquisa é de 1 colher de sopa, diluído em um pouco de água (100 ml), até 2x ao dia antes das principais refeições (almoço e jantar).

Prefira sempre as opções de vinagre de maçã não pasteurizado. Muitas embalagens não trazem essa informação de maneira clara, então observe o fundo do recipiente para verificar se há deposição de material. Se houver deposição – estes são os melhores!

embalagem de vinagre de maçã
Prefira sempre os vinagres não pasteurizados, com deposição de materiais no fundo dos recipientes

Algumas pessoas recorrem às cápsulas de vinagre de maçã para obter os benefícios sem ter que consumir vinagre líquido, que realmente não tem gosto muito agradável, como qualquer vinagre.

Este artigo analisa detalhadamente os possíveis benefícios e desvantagens das pílulas de vinagre de maçã.

O que são cápsulas de vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é feito fermentando maçãs com leveduras e bactérias. Suplementos em forma de pílula contém uma forma desidratada do vinagre (em pó).

várias maçãs
Vinagre de maçã é feito a partir da fermentação das maçãs com leveduras e bactérias, fonte Unplash via @cenali

As pessoas podem optar por tomar cápsulas em vez de vinagre de maçã líquido se não gostarem do sabor ou cheiro forte do vinagre.

Além disso, as cápsulas de vinagre de maçã conferem bastante praticidade no uso. Imagine no almoço fora de casa, tendo que levar a garrafinha de vinagre de maçã no restaurante, seguindo para colocar o vinagre em uma colher e mistura-lo com um pouco de água, antes de fazer a refeição. Não é nada prático!

Outro ponto interessante é que as cápsulas não irão agredir seus dentes como o uso do vinagre de maçã líquido. Estudos demonstraram que o vinagre de maçã líquido pode corroer o esmalte dos dentes.

Benefícios exclusivos das cápsulas de vinagre de maçã em comparação ao vinagre de maçã líquido

  • Não tem gosto ruim;
  • Não apresenta cheiro desagradável;
  • Não interfere no esmalte dos dentes;
  • Seu consumo é bem prático.

A quantidade de vinagre de maçã nas cápsulas varia de acordo com a marca, mas normalmente uma cápsula contém 250 mg, o que equivale a uma colher de chá líquida (5 ml).

Possíveis usos e benefícios das cápsulas de vinagre de maçã

Não há muitas pesquisas sobre os efeitos do consumo das cápsulas de vinagre de maçã.

Podemos fazer uma extrapolação dos benefícios do vinagre de maçã líquido para o vinagre de maçã em pó, colocados em cápsulas, pois trata-se do mesmo composto ativo.

Os cientistas apontam que os compostos do vinagre de maçã podem diminuir a produção de gordura e melhorar a capacidade do corpo de usar açúcar, levando à maioria de seus benefícios para a saúde.

Alguns dos benefícios do vinagre de maçã que são apoiados pela ciência incluem:

  • Perda de peso: Beber vinagre diluído pode ajudar na perda de peso e diminuir a gordura corporal;
  • Controle de açúcar no sangue: o vinagre demonstrou diminuir os níveis de açúcar no sangue;
  • Redução do colesterol: o consumo de vinagre pode reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos.

A maioria das pesquisas sobre os efeitos do vinagre foi realizada em ratos e camundongos, mas os poucos estudos que incluem humanos oferecem resultados promissores.

Um estudo descobriu que as pessoas que consumiram vinagre de maçã diluído, todos os dias, durante 12 semanas perderam de 0,9 a 3,4 kg a mais de peso do que o grupo de controle.

Para aqueles com diabetes tipo 2, beber uma mistura diária de duas colheres de sopa (30 ml) de vinagre de maçã e água diminuiu os níveis de açúcar no sangue em 4% após apenas dois dias! Sim, em apenas 2 dias!

Efeitos colaterais do vinagre de maçã

Consumir vinagre de maçã pode levar a efeitos colaterais negativos, incluindo indigestão, irritação na garganta e baixo teor de potássio.

Esses efeitos provavelmente ocorrem por causa da acidez do vinagre. O consumo prolongado e exagerado de vinagre de maçã também pode prejudicar o equilíbrio ácido-base do corpo.

Para que estes efeitos indesejados sejam minimizados é importante consumir o vinagre de maçã sem exageros.

Dosagem e escolha do suplemento vinagre de maçã em cápsulas

Há pouca pesquisa sobre vinagre de maçã em cápsulas e normalmente fazemos uma extrapolação dos benefícios do vinagre de maçã líquido para o vinagre de maçã em pó, disponível em cápsula.

A pesquisa existente atualmente sugere que 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) por dia de vinagre de maçã líquido diluído em água parece ser seguro e traz benefícios à saúde.

Há inúmeras opções de vinagre de maçã em cápsulas no mercado. A formulação da Sempre Viva conta com vinagre de maçã em pó + vitamina C – nosso objetivo foi trazer os benefícios de controle de glicemia e redução do colesterol ruim do vinagre de maçã aliado ao poder antioxidante da vitamina C.

A fórmula do vinagre de maçã em pó + vitamina C é uma excelente maneira de oferecer insumos para que o organismo possa desintoxicar, sobretudo em quadros de diabetes, ácido úrico alto e inflamações crônicas, como a resistência insulínica.

Confira: magnésio treonato: benefícios e malefícios

Referências

Kondo, T., Kishi, M., Fushimi, T., Ugajin, S., & Kaga, T. (2009). Vinegar intake reduces body weight, body fat mass, and serum triglyceride levels in obese Japanese subjects. Bioscience, biotechnology, and biochemistry, 73(8), 1837–1843. https://doi.org/10.1271/bbb.90231

White, A. M., & Johnston, C. S. (2007). Vinegar ingestion at bedtime moderates waking glucose concentrations in adults with well-controlled type 2 diabetes. Diabetes care, 30(11), 2814–2815. https://doi.org/10.2337/dc07-1062

Gambon, D. L., Brand, H. S., & Veerman, E. C. (2012). Ongezond afslanken. Erosie door appelazijn [Unhealthy weight loss. Erosion by apple cider vinegar]. Nederlands tijdschrift voor tandheelkunde, 119(12), 589–591. https://doi.org/10.5177/ntvt.2012.12.12192

Willershausen, I., Weyer, V., Schulte, D., Lampe, F., Buhre, S., & Willershausen, B. (2014). In vitro study on dental erosion caused by different vinegar varieties using an electron microprobe. Clinical laboratory, 60(5), 783–790. https://doi.org/10.7754/clin.lab.2013.130528

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 413

Deixe uma resposta