Vários ovos com um sobressalente, representando a membrana da casca do ovo.

Você conhece os benefícios da membrana da casca do ovo?

Quando o assunto é saúde, muito se fala no ovo. Já houve dúvidas sobre se é bom ou não consumi-lo e foi comprovado que sim, pois ele é um alimento com capacidade de auxiliar a saúde em vários quesitos.

Nesse sentido, mais recentemente foi descoberta a importância da membrana da casca do ovo, que tem substâncias de grande valor para o corpo humano.

Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe este artigo e descubra o que é essa membrana e quais são os benefícios que ela pode oferecer.

O que é a membrana da casca do ovo?

A membrana da casca do ovo é a parte branca bem fina que fica entre a casca e o conteúdo do ovo, uma espécie de película que forra todo o interior da casca. Essa membrana é chamada de capa mineral e tem cerca de 350 micras de espessura, servindo de proteção para que o embrião se desenvolva.

Em pesquisas recentes, foi descoberto que ela oferece inúmeros benefícios à saúde humana, pois é composta por substâncias como condroitina, glucosamina, colágeno (do tipo I, II, V e X) e ácido hialurônico, além do Fator de Crescimento Transformador beta, que é um tipo de proteína que atua na regulação da diferenciação celular e da função imunológica (ajuda a impedir que seu sistema imune ataque suas articulações, como em quadros de artrite reumatóide).

A partir da membrana da casca do ovo foram criados produtos naturais para tratar e prevenir doenças articulares, como é o caso do OVOMET® , NUFLEX® e BIOXINA®. São considerados alimentos funcionais com a característica de serem sustentáveis, produzidos a partir de algo que seria um resíduo – é a chamada Economia Circular.

Diferença entre a membrana da casca do ovo e a farinha

Quais são os benefícios da membrana da casca do ovo?

Conforme pesquisa publicada na Clinical Interventions in Aging, uma revista médica, a membrana tem o poder de reduzir dores nas articulações e apresentar melhora na mobilidade entre 7 e 10 dias após o início do uso. Depois de 30 dias, ela pode reduzir em 72% a dor e aumentar a flexibilidade em cerca de 44%, tudo isso sem qualquer efeito colateral, já que é um alimento e não uma substância química que nosso corpo não reconhece.

Há benefícios na suplementação do Ovomet tanto para atletas ou pessoas praticantes de esportes que sofrem impacto nas articulações, como em idosos que já estão com as cartilagens que envolvem as articulações comprometidas e muitos sofrendo com processos de artrite reumatóide, doença em que o próprio sistema imune ataca as cartilagens do corpo.

Outros benefícios que a membrana proporciona são:

  • Melhora do sistema imunológico;
  • Favorecimento da microbiota boa, devido à presença da lisozima;
  • Produção de neurotransmissores;
  • Auxílio na regeneração da pele, unhas e cabelos – presença de 4 tipos diferentes de colágeno;
  • Redução da inflamação e dor relacionada à osteoartrite.

Como a membrana atua no corpo?

A atuação no corpo ocorre de diferentes formas. Depois de consumida, por exemplo, as substâncias da membrana aumentam a produção das moléculas críticas articulares.

Com isso, por meio do colágeno tipo II, que está na membrana e que é a principal substância presente na cartilagem que cobre os ossos, especialmente nas articulações que precisam suportar peso (como no caso do quadril e dos joelhos), o corpo se beneficia, auxiliando para que as articulações não atritam umas nas outras.

Ainda em relação às cartilagens, a película do ovo aumenta a produção de glicosaminoglicanos (GAGs) e sulfato de condroitina, proporcionando resistência à compressão e ajudando na força dos ligamentos, tendões e cartilagem.

Qual é a função do colágeno no corpo?

Uma das proteínas existentes na membrana da casca do ovo e que tem enorme importância é o colágeno. Essa substância é a proteína que mais está presente no organismo, seja nos músculos, na pele, nos ossos ou nos tendões e atua no fornecimento de força e elasticidade nessas partes do corpo.

No entanto, com o passar do tempo, o organismo diminui a quantidade de produção natural de colágeno. Por isso é que ocorre o surgimento de flacidez na pele, de rugas e enfraquecimento das cartilagens presentes nas articulações.

Assim, o uso da membrana existente na casca dos ovos é uma alternativa para repor essa proteína no organismo.

Inclusive o colágeno encontrado na membrana é dos tipos I, II, V e X. O colágeno do tipo 1 age mais na pele, no tecido cicatricial, na parede das artérias, nos tendões e nos ossos. Por sua vez, o colágeno do tipo II age na placenta, nos cabelos, superfícies dos olhos e nas articulações.

Portanto, a membrana da casca do ovo concentra nutrientes essenciais para diversas partes do corpo, sendo que o uso é muito positivo e proporciona inúmeros benefícios, com a vantagem de ser algo natural.

Conheça a Farmácia Sempre Viva e adquira agora mesmo o OVOMET para conferir os benefícios!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta