11 Dicas para reduzir a retenção de líquido

Hoje vamos falar sobre retenção de líquidos, suas causas, algumas dicas para impedir que os líquidos se acumulem no corpo e suplementos naturais para tratar a retenção hídrica e dar adeus ao efeito baiacu!

Retenção de líquido
Bolota, o peixe baiacu de “Procurando Nemo” – crédito da imagem: Disney Fandom

A retenção de líquidos, retenção hídrica ou edema ocorre quando o excesso de líquidos acumula em seu corpo, dando aparência e sensação de inchaço, aumentando também o peso corporal. A retenção de líquidos nada mais é que o acúmulo anormal de água entre as células do corpo. Devido a esse acúmulo, uma pessoa pode ganhar até 2 quilos durante um único dia!

Muitas pessoas, na sua grande maioria mulheres, buscam formas de reduzir líquidos e a prevenção é muito importante para evitar o problema. Veja como lidar com a questão e onde encontrar suplementos para combater o inchaço.

Por que a retenção de líquidos ocorre? Causas da retenção hídrica

Há casos em que a retenção de líquido ocorre em decorrência de alterações hormonais, como durante a TPM, na menstruação ou na gravidez.  Existem inúmeros outros casos, como muito tempo sentando em uma longa viagem ou vôo.

A retenção de água no corpo também pode ser um sintoma de uma condição médica grave, como doença renal ou insuficiência cardíaca. Se você estiver com retenção súbita ou severa de água, procure atendimento médico imediatamente. Entretanto, normalmente suas causas não envolvem graves problemas de saúde e dicas simples como alterações na dieta e ingestão de alguns suplementos podem te ajudar a superá-la.

11 dicas e hábitos para reduzir líquidos

1)   Reduzir a retenção de líquidos: Beber bastante água

A água, além de hidratar, é o veículo que conduz substâncias pelo organismo. Isso quer dizer que aumentar o consumo de água ajuda a combater o inchaço hídrico, pois a água tem efeito depurativo, ou seja, de eliminar toxinas prejudiciais ao nosso corpo e combater o inchaço hídrico.

O líquido faz tudo fluir pelo organismo, podendo transferir tudo o que está acumulado para a bexiga e o intestino, ajudando também a acelerar o metabolismo.

2)   Reduzir a retenção de líquidos: Coma menos sal / sódio: evite o consumo de alimentos industrializados

A água de nosso corpo se liga ao sódio para manter o equilíbrio de fluidos dentro e fora das células.

Alimentos industrializados requerem altas taxas de sódio que serve de conservante para os mesmos –  isso não só para alimentos salgados, mas também alimentos doces – veja na embalagem de Coca-Cola® as quantidades altíssimas de sódio. Dessa forma, alimentos industrializados contêm altos níveis de sódio.

A dica é diminuir a ingestão de alimentos industrializados, para não reter líquidos em seu corpo!

3)   Redução a retenção de líquidos: Evite carboidratos refinados

Carboidratos refinados, como alimentos à base de farinha de trigo, tapioca, biscoitos, bolachas, salgadinhos, dentre outros, promovem picos rápidos de açúcar no sangue e o corpo libera altas dosagens de insulina para lidar com esse aumento repentino do açúcar.

Entretanto, níveis altos de insulina fazem com que o corpo retenha mais sódio, o que aumenta a reabsorção deste mineral pelos rins.

Com isso há maior acúmulo de fluídos no corpo.

Portanto para desinchar diminua drasticamente a ingestão de carboidratos refinados!

4)   Reduzir a retenção de líquidos: Melhore a digestão: lembre-se de mastigar muito bem os alimentos

Comer devagar, mastigando bem a comida, é uma dica importante. Esse processo facilita a digestão, diminui a entrada de ar no corpo e ajuda a alcançar a sensação de saciedade mais rápido (o que também emagrece).

5)   Reduzir a retenção de líquidos: Evite bebidas alcoólicas, frituras e chicletes

Tais alimentos são ricos em substâncias que dificultam a digestão, e isso corrobora com a retenção de líquidos.

6)   Reduzir a retenção de líquidos: Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos ajuda a reduzir líquidos por aumentar a velocidade do metabolismo, fazendo com que as substâncias acumuladas sejam eliminadas mais rápido do corpo.

Nunca é tarde para recomeçar, saia agora do sedentarismo e obtenha todos os benefícios da prática regular de exercícios físicos.

7)   Reduzir a retenção de líquidos: Aposte em frutas diuréticas, como mamão, abacaxi e laranja

Algumas frutas, como o mamão, abacaxi, laranja e limão, além de ricas em fibras, contribuem para acelerar o processo de digestão, e isso faz com que o corpo consiga reduzir o inchaço mais rápido.

8)   Reduzir a retenção de líquidos: Durma bem e tenha um sono reparador

Dormir bem é fundamental. O sono ajuda a regular o metabolismo, e assim todos os processos do organismo caminham mais rápido, inclusive a eliminação de líquidos.

Está com dificuldades em dormir naturalmente?

Conheça um spray nasal de óleos essenciais que acalma e tira a ansiedade: Pinetonina.

Conheça também o Pro Sleep uma combinação de ativos naturais que desestressam, reduzem a insônia e promovem o sono de qualidade.

9)   Reduzir a retenção de líquidos: Preste atenção para saber se não possui algum tipo de intolerância alimentar

É fundamental, não só para reduzir líquidos como para todo o organismo, fazer alguns testes práticos para descobrir se sofre de alguma intolerância alimentar. Passe algum tempo sem ingerir glúten (alimentos à base de farinha de trigo e cerveja) e veja como o corpo reage.

Depois, corte a lactose. Em boa parte das vezes, a retenção de líquidos é consequência de intolerância alimentar.

Ao inserir bons hábitos na rotina, com alimentação menos industrializada, exercícios físicos e sono reparador, é possível se prevenir contra o inchaço. Além disso, hoje existem suplementos via oral que aceleram o metabolismo e a digestão, o que favorece a eliminação de líquidos pelo corpo.

10)   Reduzir a retenção de líquidos: Aumente a ingestão de magnésio

O maestro dos minerais está envolvido em mais de 300 reações químicas de nosso corpo.

E também o magnésio ajuda a diminuir a retenção de líquidos e reduzir o inchaço.

Um estudo constatou que 200 mg de magnésio ao dia diminuiu a retenção de líquidos em mulheres com TPM.

Existem vários alimentos que são ricos em magnésio como nozes, chocolate amargo e vegetais de folhas verde escuras. Como os solos brasileiros são pobres em magnésio, a suplementação é uma forma de repor este mineral.

O Triplo Magnésio é um blend de três formas diferentes de magnésio com alta capacidade de serem absorvidos e assim ajudar seu corpo nas mais de 300 reações químicas.

11)   Reduzir a retenção de líquidos: Invista em diuréticos seguros, que não prejudiquem sua saúde

Para tratar a retenção de líquido muitos pensam em utilizar de diuréticos para acelerar o tratamento, ou seja, substâncias que aumentam a produção de urina, com objetivo de eliminação de sódio e outras toxinas. Existem inúmeras opções, mas a principal dica que deixamos aqui é optar por aqueles não trazem efeitos colaterais.

Existem diuréticos naturais e seletivos, ou seja, que não vão eliminar minerais importantes para o funcionamento do seu corpo, como o potássio. Dentre este grupo há uma linha de suplementos que utilizam o Cacto Opuntia ficus-indica, um espécie de cacto com efeito diurético e antioxidante, elimina o excesso de fluidos sem a perda de minerais importantes – é a linha da Drenagem Linfática em Cápsulas, divididas em:

  1. Drenagem Linfática em Cápsulas: a formulação mais “simples” da família, mas a simplicidade pode ser tão eficaz quanto a sofisticação. Esta apresentação contém extrato do cacto opuntia ficus-indica + vitaminas do complexo B, já que a vitamina B6 pode ajudar a reduzir a retenção de água, especialmente em mulheres com síndrome pré-menstrual;
  2. Drenagem Detox: na drenagem detox, o cacto opuntia ficus-indica é combinado com extratos de chás comprovadamente eficazes na eliminação de toxinas e retenção de líquidos como Hibicus, Cavalinha, Chá Verde, Centella Asiática e Alcachofra;
  3. Drenagem Plus Detox: com um plus a mais, o cacto opuntia ficus-indica é combinado com o Gengibre (com propriedades anti-inflamatórias), Hibiscus, Cavalinha, Centella Asiática, Alcachofra e o Dimpless um potente antioxidante, com ação certeira sobre o terror das mulheres – a celulite.

Suplementos naturais ajudam a reduzir líquidos e não são prejudiciais à saúde

A Farmácia Sempre Viva conta com suplementos para reduzir líquidos que são feitos a partir de substâncias que não causam malefícios ao corpo. São pílulas que promovem o desinchaço e fazem uma verdadeira drenagem de dentro para fora.

Dúvidas? Deixe seu comentário!

Referências:

Walker AF, De Souza MC, Vickers MF, Abeyasekera S, Collins ML, Trinca LA. Magnesium supplementation alleviates premenstrual symptoms of fluid retention. J Womens Health. 1998 Nov;7(9):1157-65. DOI: 10.1002 / ptr.2996

Bisson JF1, Daubié S, Hidalgo S, Guillemet D, Linarés E. Diuretic and antioxidant effects of Cacti-Nea, a dehydrated water extract from prickly pear fruit, in rats. Phytother Res. 2010 Apr;24(4):587-94. doi: 10.1002/ptr.2996

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

2 comentários

Deixe uma resposta