Por volta de 73 milhões de brasileiros experienciam dificuldades para dormir, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS). Hoje vamos falar da insônia, um problema que não te deixa recarregar as energias, sendo muito extenuante.
O problema vai ainda mais fundo, uma vez que, segundo estimativa do Hospital Sírio-Libanês, até 40% dos brasileiros que nunca tiveram problemas com o sono – podem ainda ter a primeira experiência com a insônia.
Trata-se de um quadro debilitante, que deteriora a qualidade de vida do indivíduo, afetando áreas importantes, como a cognição. Apesar de ser um problema generalizado, determinar as verdadeiras causas e indicar o tratamento adequado nem sempre é uma tarefa fácil para profissionais da saúde.
O que é a insônia?
O quadro insone pode se estabelecer a partir do momento em que o indivíduo encontra recorrentes dificuldades para dormir ou se manter em um estado de sono profundo.
O problema pode acontecer por razões fisiológicas ou físicas. No âmbito físico, o estímulo de telas, como as de celulares e computadores, nas horas anteriores ao momento de descanso podem prejudicar o processo, assim como sons incômodos, ambientes desconfortáveis e iluminação inadequada.
Quanto às questões fisiológicas, o problema pode se desenvolver em dois principais estágios: no início do sono ou durante o processo de repouso. Se o indivíduo encontra dificuldades para pegar no sono, mesmo sob condições físicas adequadas, quadros psicológicos, como a ansiedade, podem ser a razão do problema.
Já na situação em que a insônia tende a se manifestar durante o sono, acordando o indivíduo, quadros como a depressão podem ser a principal causa segundo especialistas no assunto.
Quais os malefícios da insônia para um indivíduo?
Tendo em vista que o descanso é uma necessidade fisiológica básica, que possui influência direta sobre a qualidade de vida das pessoas, os malefícios de uma noite mal dormida podem ir muito além do mero cansaço.
Segundo estudos da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, pacientes que sofrem de insônia têm até 17% mais chances de desenvolver o diabetes tipo 2. A ansiedade e o sobrepeso também são fatores de risco que contribuem para que essas chances sejam ainda maiores.
Como dito anteriormente, a depressão e a ansiedade também são dois conhecidos fatores cuja contribuição para o desenvolvimento de quadros de insônia é de magnitude considerável.
Como conseguir uma qualidade do sono melhor? A higiene do sono
Especialistas apontam que a higiene do sono pode ser uma das maneiras de alcançar uma noite de descanso completa e satisfatória. Essa higiene consiste em práticas simples, tais como:
- Deitar em horários regulares;
- Não utilizar aparelhos eletrônicos, como a televisão e o celular, perto da hora de dormir;
- Reduzir o consumo de cafeína e álcool nas horas que antecedem o sono;
- Evitar muitos cochilos durante o dia.
Ainda que evitar práticas como essas possam ajudar muitas pessoas, alguns casos podem ter raízes mais profundas, fazendo com que a procura por orientação médica seja essencial para que as boas noites de sono sejam restauradas.
A suplementação com soluções naturais, torna-se uma grande aliada e deve ser considerada antes dos medicamentos tranquilizantes, como ansiolíticos (Rivotril®, diazepam, lorazepam, alprazolam) – que podem causar dependência, além de oferecem sono verdadeiramente revigorante. Nesse sentido, compostos como o Pro Sleep podem ser de grande ajuda.
Dormir melhor é possível
A insônia pode ser uma situação extenuante, mas não é irreversível. Você pode contar com suplementos naturais, mudança de hábitos e ainda profissionais dedicados. A Farmácia Sempre Viva, farmácia de manipulação com ampla experiência no ramo, sabe como a falta de sono de qualidade é um problema sério e, por isso, oferece soluções naturais e muito eficientes para problemas como a insônia e a ansiedade. Dessa forma, pacientes de todo o Brasil podem recuperar as necessárias horas de descanso.
Veja mais: Sucupira – Óleo de Copaíba – Dolomita – Vitamina D3