Viver com mais saúde é o objetivo de muitas pessoas. Para isso, é importante prezar por boas horas de descanso, praticar atividades físicas regularmente e, é claro, cuidar da imunidade.
Nosso dia a dia está cheio de atividades que podem prejudicar nossa imunidade sem nem nos darmos conta. A boa notícia é que, tomando apenas alguns cuidados, é possível fazer com que o seu sistema imunológico volte à ativa como nunca.
Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas de ações que podem ser tomadas para a melhoria da imunidade. Confira!
Cuidados com a imunidade: por onde começar?
A imunidade refere-se à capacidade do nosso corpo de combater e resistir a agentes externos que causam doenças. Nos últimos anos, mais do que nunca, a imunidade vem sendo um ponto de grande interesse entre médicos e pacientes.
Fatores como rotinas estressantes e irregularidades no sono podem ser verdadeiros vilões na busca por uma imunidade mais alta. Nenhum fator, no entanto, influencia tanto o sistema imunológico quanto a alimentação.
Por isso, se você deseja se proteger de doenças, desde as mais graves até os resfriados sazonais, precisa ter cuidado com o que come. Entenda alguns dos principais alimentos aliados da imunidade no próximo tópico.
Quais alimentos aumentam a imunidade?
Quando seu corpo tem acesso a todas as vitaminas e proteínas que precisa, ele poderá proteger-se ao máximo das ameaças externas. Boa parte desses componentes podem ser encontrados em frutas, vegetais e outros itens alimentícios.
A seguir, elencamos alguns alimentos importantes para aqueles que estão preocupados com a imunidade.
Verduras de folhagem escura
As verduras com esse tipo de folhagem ajudam no aumento do ácido fólico e ajudam no controle da insulina no sangue. O brócolis, por exemplo, é rico em betacaroteno, selênio, zinco e potássio, sendo um incrível ajudante no controle da pressão arterial.
Ovos
Os ovos são uma das fontes mais ricas em proteína à qual temos acesso. Eles possuem vitaminas A, D e K, além das vitaminas B2, B5 e B12.
Alimentos anti-inflamatórios
Uma das mais importantes características de um corpo com boa imunidade é a habilidade de tratar inflamações de maneira eficiente. Alguns dos alimentos que contribuem para essa função são os seguintes:
- Açafrão;
- Gengibre;
- Chá verde;
- Peixes.
Óleos vegetais e sementes oleaginosas
Castanhas, nozes, amendoim e amêndoas contribuem para a construção do sistema imunológico porque são ricos em selênio e vitamina E.
Confira: epicor
O papel da suplementação na imunidade
Nem sempre todas as vitaminas podem ser ingeridas por meio da alimentação. Isso é um problema ainda maior para pessoas com restrições alimentares. Por isso, a suplementação pode ser uma ferramenta muito útil.
Muitos voltam-se aos fitoterápicos, como a Equinacea, para complementar a sua alimentação e garantir suprimento extra de vitaminas para melhorar a imunidade.
Esse fitoterápico tem propriedades imunoestimulantes, cicatrizantes e antibacterianas. Aliado à vitamina C e ao Zinco, o suplemento tem seus efeitos ainda mais potencializados.
O uso prolongado auxilia no combate à gripes, resfriados, inflamações – como a otite e a amigdalite – candidíase e até mesmo herpes. Você pode encontrar a Equinacea e muitos outros fitoterápicos na Farmácia Sempre Viva, uma especialista na manipulação de ativos naturais desde 2004. Visite nosso site!