Ações que podem ser tomadas para melhorar a imunidade

Viver com mais saúde é o objetivo de muitas pessoas. Para isso, é importante prezar por boas horas de descanso, praticar atividades físicas regularmente e, é claro, cuidar da imunidade.

Nosso dia a dia está cheio de atividades que podem prejudicar nossa imunidade sem nem nos darmos conta. A boa notícia é que, tomando apenas alguns cuidados, é possível fazer com que o seu sistema imunológico volte à ativa como nunca.

Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas de ações que podem ser tomadas para a melhoria da imunidade. Confira!

Cuidados com a imunidade: por onde começar?

A imunidade refere-se à capacidade do nosso corpo de combater e resistir a agentes externos que causam doenças. Nos últimos anos, mais do que nunca, a imunidade vem sendo um ponto de grande interesse entre médicos e pacientes.

Fatores como rotinas estressantes e irregularidades no sono podem ser verdadeiros vilões na busca por uma imunidade mais alta. Nenhum fator, no entanto, influencia tanto o sistema imunológico quanto a alimentação.

Por isso, se você deseja se proteger de doenças, desde as mais graves até os resfriados sazonais, precisa ter cuidado com o que come. Entenda alguns dos principais alimentos aliados da imunidade no próximo tópico.

Quais alimentos aumentam a imunidade?

Quando seu corpo tem acesso a todas as vitaminas e proteínas que precisa, ele poderá proteger-se ao máximo das ameaças externas. Boa parte desses componentes podem ser encontrados em frutas, vegetais e outros itens alimentícios.

A seguir, elencamos alguns alimentos importantes para aqueles que estão preocupados com a imunidade.

Verduras de folhagem escura

As verduras com esse tipo de folhagem ajudam no aumento do ácido fólico e ajudam no controle da insulina no sangue. O brócolis, por exemplo, é rico em betacaroteno, selênio, zinco e potássio, sendo um incrível ajudante no controle da pressão arterial.

Ovos

Os ovos são uma das fontes mais ricas em proteína à qual temos acesso. Eles possuem vitaminas A, D e K, além das vitaminas B2, B5 e B12.

Alimentos anti-inflamatórios

Uma das mais importantes características de um corpo com boa imunidade é a habilidade de tratar inflamações de maneira eficiente. Alguns dos alimentos que contribuem para essa função são os seguintes:

  • Açafrão;
  • Gengibre;
  • Chá verde;
  • Peixes.

Óleos vegetais e sementes oleaginosas

Castanhas, nozes, amendoim e amêndoas contribuem para a construção do sistema imunológico porque são ricos em selênio e vitamina E.

Confira: epicor

O papel da suplementação na imunidade

Nem sempre todas as vitaminas podem ser ingeridas por meio da alimentação. Isso é um problema ainda maior para pessoas com restrições alimentares. Por isso, a suplementação pode ser uma ferramenta muito útil.

Muitos voltam-se aos fitoterápicos, como a Equinacea, para complementar a sua alimentação e garantir suprimento extra de vitaminas para melhorar a imunidade.

Esse fitoterápico tem propriedades imunoestimulantes, cicatrizantes e antibacterianas. Aliado à vitamina C e ao Zinco, o suplemento tem seus efeitos ainda mais potencializados.

O uso prolongado auxilia no combate à gripes, resfriados, inflamações – como a otite e a amigdalite – candidíase e até mesmo herpes.  Você pode encontrar a Equinacea e muitos outros fitoterápicos na Farmácia Sempre Viva, uma especialista na manipulação de ativos naturais desde 2004. Visite nosso site!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta