Atividades físicas podem ajudar no fortalecimento dos ossos

Exercícios podem prevenir (ou até reverter) problemas com a densidade óssea, o que é fundamental em idosos, que já possuem ossos mais frágeis. Caminhada é opção leve e divertida para pessoas na terceira idade

Os benefícios dos exercícios físicos já são conhecidos pela maioria da população. Praticamente todos os órgãos se beneficiam dos efeitos das atividades, como os ossos, uma parte do organismo que costuma ficar esquecida ao longo da vida, mas que representa uma preocupação latente para os idosos que buscam fortalecimento.

Uma pesquisa realizada pela BBC (Trust me, I’m a Doctor), em parceria com médicos especialistas, decidiu investigar mais a fundo a dinâmica dos ossos com o passar do tempo e como a realização de atividades físicas é fundamental para a densidade óssea.

A partir dos 35 anos, seres humanos perdem 0,5% de densidade óssea todos os anos

Com o passar dos anos, a densidade óssea em seres humanos cai cerca de 0,5%, o que pode trazer problemas, como enfraquecimento e consequentes fraturas. Isso ocorre a partir dos 35 anos de idade e tende a acelerar durante a menopausa (em mulheres) ou após os 50 anos (em homens).

É sabido que alguns nutrientes influenciam diretamente na densidade óssea, como a vitamina D (advinda do sol) e o cálcio (encontrado em laticínios e alguns vegetais), sendo consumidos, inclusive, na forma de suplementos para retardar a perda de densidade óssea.

Tensão física gera ativação celular nos ossos

Para além dos suplementos, pessoas na terceira idade encontram nos exercícios físicos uma forma de manter os ossos mais fortes – mesmo com o passar dos anos. Estima-se que, ao colocar o corpo sob tensão (causada pelos exercícios), os ossos ganham força ao terem que lidar com movimentos e solavancos.

De acordo com a pesquisa da BBC, os movimentos e esforços que o corpo é obrigado a executar durante uma atividade física fazem com que os ossos demandem mais ativação celular, respondendo diretamente ao músculo local, o que leva à retomada da densidade.

Harvard confirma o quão importante é desafiar fisicamente o corpo

Nos EUA, a escola de medicina da Universidade de Harvard, detentora da revista científica Harvard Health Publishing, divulgou um trabalho indicando quais são as melhores atividades físicas para os ossos e confirma o quanto desafiar o corpo fisicamente é importante para criar resistência óssea. A revista chega a citar o uso de pesos, faixas elásticas ou o peso do próprio corpo.

Como os exercícios se baseiam em contrações que exercem certa pressão sobre os ossos, o corpo se sente forçado a estimular o ganho de densidade óssea para estar melhor estruturado a receber os impactos.

Caminhada traz diversos benefícios (físicos e emocionais) aos idosos

A caminhada é considerada uma atividade muito positiva, principalmente para os idosos, que buscam formas mais leves de fortalecer o corpo. Além de ajudar, principalmente aqueles que se consideram principiantes, a criar uma rotina de exercícios, a caminhada representa a possibilidade de socialização, auxiliando a evitar problemas comuns da terceira idade, como solidão, depressão e outras doenças de fundo emocional. 

Ao realizar atividades ao ar livre, idosos devem se lembrar dos cuidados com a pele no verão

A caminhada é uma atividade que traz diversos benefícios ao corpo e à mente dos idosos, sendo uma ótima opção para aqueles que preferem realizar exercícios físicos ao ar livre. É importante salientar que os idosos devem prestar muita atenção quanto aos cuidados com a pele no verão, época do ano em que o uso de protetor solar, acessórios de proteção e o consumo de suplementos de vitamina D precisam ser levados a sério. 

Para tomar todos os cuidados com a pele no verão, os idosos podem encontrar protetores solares e suplementos com vitamina D pela internet em farmácias de confiança, como é o caso da Farmácia Sempre Viva, que possui loja on-line e entrega em todo o Brasil.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Um comentário

Deixe uma resposta