Biointestil contra a síndrome do intestino irritável

Biointestil: aliado contra a síndrome do intestino irritável

O Biointestil é um suplemento desenvolvido especificamente para promover a saúde da microbiota do intestino.

É muito recomendável para pessoas em tratamento de problemas relacionados ao aparelho digestivo, como síndrome do intestino irritável.

Conheça a síndrome e saiba como o Biointestil pode ajudar.

O que é a síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável é uma condição em que a pessoa sofre com contrações e outros sintomas decorrentes de um processo inflamatório.

Pode ocorrer mediante o consumo de determinados alimentos e/ou como uma reação fisiológica ao excesso de estresse e ansiedade.

Trata-se de uma condição crônica, que não tem cura, mas que pode ser manejada para aliviar dores e desconfortos. Mudanças em hábitos alimentares e o uso de determinadas fórmulas, como o Biointestil, podem ajudar muito na prevenção.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas envolvem:

  • Prisão de ventre;
  • Diarreia;
  • Gases;
  • Arrotos;
  • Sensação de empachamento, azia e má digestão;
  • Contrações na barriga;
  • Desconforto;
  • Fezes mal formadas – episódios de diarreia ou constipação
  • Mudanças de humor repentinas.

Como é tratada a síndrome do intestino irritável?

O tratamento da síndrome envolve mudanças alimentares, sendo que a dieta Low Fodmap é a mais utilizada atualmente, oferecendo maior probabilidade do paciente se sentir melhor, além do uso de determinados medicamentos ou fórmulas naturais, que ajudam a controlar a motilidade fecal e contribuir com a microbiota intestinal.

Durante uma crise, é fundamental normalizar as funções do intestino e isso precisa ser uma prioridade.

O objetivo é contribuir para o bom funcionamento do órgão, seja para diminuir uma possível diarreia ou para ajudar a soltar o intestino durante uma prisão de ventre. E justamente síndrome do intestino irritável pode ter esses dois padrões: diarréica ou constipativa, ou ainda tem pessoas que experimentam episódios de diarreia e constipação alternados. 

É importante reiterar que a doença pode ser de fundo emocional. Por isso, também é recomendável procurar ajuda para lidar com quadros de estresse e ansiedade. Exercícios físicos regulares e ter um hobby também podem influenciar positivamente.

Alimentação saudável ajuda com a síndrome do intestino irritável? E a dieta Low FODMAP

Claro! A alimentação é um dos pilares no tratamento da síndrome do intestino irritável. Seguir um plano alimentar te oferece grandes chances de alívio dos sintomas.

A dieta Low Fodmap foi pensada justamente para ajudar pessoas com problemas gastrointestinais, sendo adequada não só para a síndrome do intestino irritável (SII), como supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO),  diverticulite e doenças inflamatórias intestinais (DII) como Crohn.

Em resumo, alimentos Low Fodmap possuem baixo índice de fermentação, isso reflete na capacidade de seus intestinos processar e absorver a comida, ao mesmo tempo que promove alterações positivas em sua microbiota (organismos que vivem no trato digestivo).

FODMAP é acrônimo de

Fermentáveis (carboidratos);

Oligossacarídeos: subdivididos em frutanos e galactanos. Os frutanos são encontrados no trigo, alho, cebola , alcachofra, ervilha, repolho, alho-poró, couve-flor, cogumelos e pimentão verde; galactanos são o principal carboidrato encontrado em feijões, lentilhas e leguminosas.

Dissacarídeos: Alimentos ricos em carboidratos lactose incluem produtos lácteos como leite, iogurte e queijos (sobretudo queijos jovens, não maturados).

Monossacarídeos: Frutose contendo fontes alimentares como manga, maçã, mel, pera e melancia.

Polióis: Também chamados de “álcoois de açúcar”, esses carboidratos são frequentemente encontrados em alimentos processados ​​sob o disfarce de sorbitol, manitol, xilitol e eritritol. Outros alimentos que contêm polióis incluem o coco, abacate, damasco, cereja, nectarina, pêssego e ameixa.

Perceba que existem alimentos FODMAP que são saudáveis como o coco, não se desespere achando que todos alimentos não podem ser consumidos.

Tudo depende da quantidade ingerida. Na figura abaixo essa informação fica mais clara:

Até 52 gramas de coco tem baixo índice de Fodmap e seu consumo é seguro.

A dieta baixa em Fodmap deve ter começo e fim para acabar, sendo que a reintrodução e a verificação de quais tipos de alimentos não fazem bem para você é fundamental. Não é uma dieta muito trivial, então é importante que você seja acompanhado por nutricionista que entenda do assunto, já que melhores resultados sempre vem acompanhados de atendimento individualizado.

E não custa lembrar: elimine (ou diminua ao máximo) o consumo de alimentos processados (industrializados), que contenham alérgenos comuns como trigo e laticínios, além de restringir o consumo de açúcar em excesso, adoçantes e aditivos químicos.

Como o Biointestil auxilia na síndrome do intestino irritável?

O Biointestil é uma fórmula que pode diminuir as dores e os desconfortos causados pela síndrome do intestino irritável e pode amenizar a maior parte dos sintomas. O diagnóstico da SII somente um médico pode fazer, então é importante você procurar um bom gastro ou proctologista, até mesmo para descartar problemas mais graves como doenças inflamatórias intestinais.

Basicamente, o Biointestil visa melhorar a saúde do intestino, atuando na redução de náuseas, de gases e de refluxo e na regularização do fluxo intestinal, criando um ambiente propício ao desenvolvimento da microbiota intestinal mais saudável.

Como funciona

A fórmula age de maneira antimicrobiana (eliminando apenas as bactérias maléficas do intestino), anti-inflamatória, antiemética (agindo no alívio dos sintomas relacionados a náuseas) e carminativa (combate aos gases presos no tubo digestivo e intestino).

Em estudos, o Biointestil se mostrou benéfico às atividades de modulação da microbiota intestinal, regularizando o canal do intestino de pacientes com síndrome do intestino irritável de tipos constipativo, diarreico e misto.

Benefícios do Biointestil

Os principais benefícios do Biointestil são:

  • Ação anti-inflamatória no intestino;
  • Efeito antimicrobiano que não causa resistência do corpo às bactérias, ao contrário dos antibióticos;
  • Efeito terapêutico mais potente, pela ação direta no cólon;
  • Sem grandes efeitos colaterais, em comparação aos anti-inflamatórios geralmente usados para tratamento da síndrome do intestino irritável.

Onde você pode encontrar o Biointestil? A Farmácia Sempre Viva desenvolve suplementos com matérias-primas de alta qualidade, manuseadas por uma equipe de farmacêuticos qualificados, e disponibiliza o produto aqui no site.

O Biointestil é produzido na Itália, criado por pesquisadores da Universidade de Bologna.

Você pode adquirir o Biointestil de forma online, sem ter de sair de casa. Aproveite para conhecer outras formulações igualmente benéficas ao trato digestivo em nosso catálogo.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta