mulher tomando uma Cápsula da felicidade a 5-HTP

Cápsula da felicidade: o que é 5-HTP e para que serve?

Diversas substâncias fundamentais para o corpo humano não são produzidas pelo organismo, sendo necessário obtê-las a partir da alimentação ou suplementação. Uma delas é o 5-HTP, que pode ser encontrada na versão em cápsula. Mas você sabe o que é 5-HTP e para que serve? Caso não, confira este post e saiba tudo sobre essa substância!

O que é 5-HTP e para que serve?

Também conhecido como 5-hidroxitriptofano, o 5-HTP é uma substância natural sintetizada pelo corpo humano a partir do triptofano, o qual não é produzido pelo organismo, sendo necessário obtê-lo por meio da alimentação. 

O 5-HTP também pode ser obtido por meio de suplementação alimentar. A substância pode ser extraída diretamente da Griffonia simplicifolia, planta de origem africana.

No organismo, o 5-hidroxitriptofano atua na síntese do neurotransmissor serotonina, popularmente conhecido como o hormônio da felicidade, tendo em vista que atua como regulador do humor.

Quais são os benefícios do 5-HTP?

Por estar associado à produção da serotonina, a ingestão de 5-HTP é capaz de auxiliar no combate dos seguintes problemas:

1. Depressão

Uma das causas associadas ao desenvolvimento de depressão é a desregulação dos níveis de serotonina no organismo. Como o 5-HTP atua na síntese desse neurotransmissor, pode ser utilizado para amenizar os sintomas dessa doença.

2. Ansiedade

Como a produção de serotonina também está relacionada à ansiedade, uma vez que atua na regulação do humor, a ingestão de 5-HTP auxilia no combate a esse problema de saúde.

3. Obesidade

Além de atuar na regulação do humor, a serotonina também tem a função de regular o apetite, promovendo a perda de peso em excesso.

4. Distúrbios do sono

Parte da serotonina encontrada no organismo é convertida em melatonina, um dos principais hormônios reguladores do sono. Nesse sentido, a ingestão de 5-HTP também é capaz de auxiliar pessoas que apresentam algum distúrbio de sono.

5. Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição crônica e generalizada que causa dor nos músculos e tendões. Devido a essa dor, os pacientes diagnosticados com essa doença apresentam dificuldades para dormir, rigidez no corpo ao acordar, cansaço e ansiedade. 

Como a serotonina auxilia no controle do humor e do sono, proporcionando maior bem-estar à pessoa, o suplemento de 5-HTP pode ser utilizado para aliviar os sintomas provenientes da fibromialgia.

O 5-HTP possui efeitos colaterais?

O 5-HTP pode apresentar efeitos colaterais se administrado sem a devida orientação médica, podendo agravar os próprios problemas de saúde que se deseja combater a partir de seu uso. Sendo assim, o excesso de 5-HTP pode desencadear depressão e ansiedade, por exemplo.

Isso pode ocorrer uma vez que, ao aumentar a produção de serotonina, pode-se reduzir a síntese de demais neurotransmissores.

Além disso, o uso indiscriminado de 5-HTP pode acarretar ainda náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia e tonturas.

Existem contraindicações para o uso de 5-HTP?

Sim, não é recomendado o uso de 5-HTP por pessoas que fazem uso de antidepressivos, gestantes e lactantes, tendo em vista que muitos antidepressivos já atuam na regulação de serotonina, e gestante e lactantes podem transferir o neurotransmissor para seus filhos sem que eles tenham necessidade. 

Onde encontrar suplemento de 5-HTP? 

Agora que você já sabe o que é 5-HTP e para que serve, procure o médico e verifique a possibilidade de incluí-lo na sua rotina de cuidados com a saúde. 
Para adquirir o suplemento natural de 5-HTP, procure uma farmácia de confiança, como a Farmácia Sempre Viva. Entre em contato para conhecer o 5-HTP e obtenha todos os benefícios mencionados acima!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta