tigela branca com algumas ervas de cavalinha

Cavalinha: para que serve e quais são os seus benefícios?

Quando o assunto é cavalinha, para que serve, benefícios e se ajuda a emagrecer, costumam surgir algumas dúvidas.

Em geral, as ervas medicinais vêm sendo utilizadas há milhares de anos para curar doenças ou evitar que elas se desenvolvam. Atualmente, há diversos suplementos no mercado, feitos à base de substâncias naturais, que podem ajudar pessoas de diferentes maneiras.

Entenda para que serve a cavalinha e saiba onde encontrar suplementos com a planta.

O que é cavalinha?

A cavalinha é considerada uma planta medicinal muito utilizada atualmente por quem busca combater o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Ou seja, trata-se de uma erva muito utilizada por quem deseja emagrecer, mas não apenas para isso. A cavalinha também ajuda no fortalecimento dos ossos e possui ação anti-inflamatória, podendo auxiliar no tratamento de infecções urinárias e pedras nos rins, por exemplo.

Propriedades da cavalinha

A cavalinha tem diversas propriedades que justificam o porquê de essa erva ser tão visada pelas pessoas atualmente.

Algumas das principais propriedades da cavalinha são os flavonoides (apigenina e quercetina), compostos fenólicos (ácido cinâmico e cafeico) e sais minerais (cálcio, fósforo e magnésio). 

Para que serve o chá de cavalinha

As principais utilidades da cavalinha são:

Combater a retenção de líquidos e auxiliar no tratamento de problemas digestivos

Os compostos presentes na cavalinha são bastante conhecidos pela capacidade diurética.

Basicamente, a erva atua na eliminação do sódio do corpo, o que auxilia o organismo a se livrar do excesso de líquido, assim como ajuda quem tem hipertensão, insuficiência renal e problemas digestivos. 

Ajudar a tornar a pele mais bonita

A cavalinha é rica em minerais que são muito importantes para a saúde quando o assunto é memória celular. Fonte de fósforo, cálcio, potássio e silício, essa planta sempre foi utilizada como prevenção ao envelhecimento precoce da pele.

Tratar hemorragias e fluxo menstrual irregular

O consumo regular de cavalinha pode ajudar a regular o fluxo menstrual da mulher, assim como auxiliar no tratamento de possíveis hemorragias diversas, como a nasal e a de estômago.

Repor o potássio e atuar como antioxidante

O potássio é um nutriente bastante importante para combater o excesso de sódio presente no organismo, pois atua diretamente no acúmulo excessivo de água entre as células do corpo.

Além disso, a erva é rica em resveratrol, um flavonoide que combate os radicais livres e promove efeito antioxidante no organismo.

Fornecer vitamina C para o corpo

A vitamina C é outro componente da cavalinha, sendo fundamental na manutenção do sistema imunológico e na prevenção de gripes e resfriados.

Além disso, a vitamina C promove um verdadeiro detox, assim como o resveratrol, o que faz da cavalinha uma planta que contribui para a saúde do corpo e ajuda a emagrecer.

Benefícios do chá de cavalinha

O chá de cavalinha é rico em substâncias como flavonoides, saponinas, ácido ascórbico, dentre outros componentes que ajudam a melhorar a saúde naturalmente. Dentre os benefícios do chá de cavalinha, podemos destacar:

  • Ajuda na perda de peso: a cavalinha é uma planta diurética, ou seja, ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, o que pode ser muito útil para quem deseja emagrecer;
  • Fortalece os ossos: a cavalinha é rica em silício, um mineral importante para a formação e manutenção dos ossos. Dessa forma, o chá de cavalinha pode ajudar a prevenir a osteoporose e outros problemas ósseos;
  • Contribui para a saúde da pele, unhas e cabelos: o silício presente na cavalinha também é importante para a saúde da pele, unhas e cabelos, ajudando a fortalecer e manter esses tecidos saudáveis;
  • Ajuda no tratamento de inflamações e infecções urinárias: o chá de cavalinha pode ajudar a reduzir os sintomas de inflamações e infecções urinárias, em razão de suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias;
  • Contribui para a saúde cardiovascular: a cavalinha possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, além de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Como consumir o chá de cavalinha corretamente?

Recomenda-se a preparação do chá de cavalinha por infusão dos talos, com 50 gramas de cavalinha para um litro de água. A preparação resultará em uma concentração de 5%. Para aproveitar os benefícios, é aconselhável o consumo de até três xícaras por dia.

Combinações perfeitas para o chá de cavalinha

Há alguns acompanhamentos para o chá de cavalinha que ajudam a incrementar a bebida durante a preparação. Assim, tanto limão quanto canela são perfeitos para deixar o chá ainda mais saboroso.

O processo é praticamente o mesmo de qualquer chá. Após desligar a água em ebulição, adicione a erva de cavalinha e um pedaço de canela em pau e/ou a casca de um limão.

Em seguida, tampe o chá e espere cerca de 10 minutos antes de ingeri-lo.

Posso tomar chá de cavalinha todos os dias?

O consumo diário de chá de cavalinha é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, é importante lembrar que o excesso pode causar efeitos colaterais, como a perda excessiva de minerais, especialmente potássio.

Por isso, é recomendado que pessoas com problemas renais, hipertensão arterial ou que estejam utilizando medicamentos diuréticos consultem um médico antes de consumirem o chá com frequência.

Além disso, é sempre importante seguir as recomendações de preparo e consumo adequados do chá.

Efeitos colaterais do chá de cavalinha

Se consumido em excesso, o chá de cavalinha pode causar efeitos colaterais como: perda de peso, problemas de coordenação motora, diarreia, anorexia, hipotermia, cefaleia e disfagia.

Por isso, quem deseja usar a erva pode optar por cápsulas elaboradas em farmácias de manipulação, que já vêm com a quantidade diária adequada do composto, e você não arrisca sofrer com hiperdosagem.

Contraindicações do chá de cavalinha: quem não pode tomar?

Tem gente que não pode tomar o chá de cavalinha todos os dias. É o caso de crianças, lactantes, gestantes, pessoas em tratamento de HIV, que consomem muito álcool, com problemas renais e com deficiência de vitamina B e fumantes.

Encontre suplemento com cavalinha na Farmácia Sempre Viva

Agora que você conhece a cavalinha, para que serve e suas principais utilidades, pode encontrar aqui na Farmácia Sempre Viva o Drenagem Plus Detox à base de cavalinha, um suplemento de ação diurética, que vai ajudar a afinar a silhueta ao combater a retenção de líquidos.

cavalinha

Encontre o Drenagem Plus Detox aqui no site e aproveite para conhecer outros suplementos que promovem o emagrecimento.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta