Mulher branca ingerindo uma cápsula com um copo de água na mão representando uso do cloridrato de betaina.

O que é e para que serve o cloridrato de betaína

Você já ouviu falar em cloridrato de betaína e se perguntou para que serve? É um suplemento de destaque para melhorar a digestão e absorção de nutrientes, essenciais para uma vida saudável.

Com propriedades que auxiliam desde o alívio do refluxo ácido até a melhoria da absorção de vitaminas, o cloridrato de betaína não é apenas mais um componente na prateleira da farmácia de manipulação.

Confira abaixo e entenda melhor o que é o cloridrato de betaína, para que ele serve, quando tomar e muitas outras informações importantes!

Boa leitura!

O que é cloridrato de betaína?

Cloridrato de betaína é uma substância chave para quem busca equilíbrio na saúde digestiva. Sua ação no organismo é fundamental, para melhor absorção de proteínas.

Os sintomas de azia e refluxo, podem ser incorretamente diagnosticados como excesso de ácido clorídrico no estômago. Com diagnóstico incorreto, o remédio também é errado – em muitos casos as pessoas recorrem aos antiácidos ou os “prazóis” (inibidores da bomba de prótons).

Os antiácidos mais usados são o hidróxido de alumínio ou magnésio, bicarbonato de sódio,  carbonato de sódio – os nomes comerciais mais usados são Engov®, Sal de Fruta Eno®, Pepsamar®, Sonrisal®, Magnésia Bisurada®.

Os inibidores da bomba de prótons (Omeprazol, Pantoprazol) também diminuem a acidez estomacal e num primeiro momento aliviam os sintomas de refluxo ácido, mas em inúmeras vezes são dados aos pacientes que têm baixa produção de ácido clorídrico, piorando essa condição no longo prazo.

E é especialmente nos casos de baixa produção de ácido clorídrico secretado no estômago que o cloridrato de betaína será útil. E não se engane – o número de pessoas com baixa produção de ácido é muito maior do que o número de pessoas que produzem ácido clorídrico de forma exagerada.

Entender para que serve cloridrato de betaína é dar o primeiro passo em direção a uma vida com menos incômodos digestivos.

Este sal, ao se combinar com o ácido clorídrico, contribui para normalizar os níveis de acidez no estômago. Isso significa menos má digestão e gases, proporcionando conforto e bem-estar após as refeições.

Como tomar o cloridrato de betaína?

A dose recomendada deste composto é de 1 cápsula de 300 mg durante as refeições, podendo ser tomada até 3 vezes ao dia.

Importante ressaltar que cada organismo é único, por isso, seguir a prescrição de um profissional de saúde é essencial.

E mais, é crucial estar atento às interações medicamentosas. Anti-inflamatórios, como a aspirina e cortisona, podem aumentar o risco de úlceras estomacais. Portanto, o uso concomitante com cloridrato de betaína pode trazer riscos e deve ser feito apenas com orientação médica.

Lembre-se também de que o uso correto dos suplementos é fundamental para obter os resultados desejados. Siga as orientações de dosagem indicadas na embalagem junto com as recomendações do seu profissional de saúde.

E mais, não caia no erro de pensar que mais é melhor; a superdosagem pode levar a efeitos colaterais indesejáveis e não irá acelerar os seus progressos.

É importante armazenar corretamente o cloridrato de betaína. Como se trata de um suplemento usado junto com as refeições, podemos ter que transportá-lo e esquecê-lo em locais impróprios para o armazenamento como o porta-luvas do carro. Mantenha na embalagem original (use os porta-cápsulas apenas para a quantidade que vai utilizar naquele dia) e em locais frescos e secos para garantir que suas propriedades sejam preservadas. Evitar a exposição direta ao sol e à umidade pode fazer uma grande diferença na manutenção da qualidade do seu suplemento.

Por fim, e não menos importante, verifique sempre a validade dos produtos. Nunca utilize suplementos vencidos, pois além de perderem eficácia, podem ser prejudiciais à saúde.

Quais são os benefícios do cloridrato de betaína?

  • Ajuda a melhorar a digestão, especialmente a digestão de proteínas;
  • Contribui para a produção adequada de ácido clorídrico no estômago;
  • Pode aliviar sintomas de refluxo gastroesofágico;
  • Auxilia na absorção de nutrientes, como vitamina B12, ferro e cálcio;
  • Pode promover a saúde do trato gastrointestinal, ajudando na prevenção de muitas doenças digestivas;
  • Pode ser benéfico para pessoas com hipocloridria, uma condição de baixa produção de ácido estomacal;
  • Tem um papel na desintoxicação hepática e na proteção do fígado;
  • Pode melhorar os sintomas da pele, como a acne, que está ligada à má digestão.

Quando tomar o cloridrato de betaína?

O cloridrato de betaína deve ser tomado junto com as refeições, especialmente nas refeições que contenham proteína. Normalmente nossas refeições que contém proteína de forma mais densa são o almoço e o jantar.

O cloridrato de betaína é importante para a regularizar a acidez estomacal e melhorar a digestão e absorção de nutrientes. Ter níveis otimizados de acidez é especialmente importante para a digestão de proteínas e consequentemente a absorção de aminoácidos, que são blocos de construção de proteínas, sendo utilizados em todo nosso corpo – pele, cabelo, músculos, esqueleto…

Efeitos colaterais

Se você está preocupado com efeitos adversos, pode respirar mais aliviado. Em comparação com outros produtos no mercado, o cloridrato de betaína apresenta um perfil de segurança notável.

Porém, é claro que qualquer suplementação pode ter efeitos colaterais. Os principais efeitos colaterais do uso do cloridrato de betaína podem incluir náuseas, perturbações gastrointestinais como diarreia, cólicas estomacais e, em casos raros, reações alérgicas.

Assim, ao explorarmos os principais aspectos do cloridrato de betaína, desvendamos um aliado poderoso para a manutenção da nossa saúde e bem-estar. Este composto, fundamental na nutrologia e medicina preventiva, atua como uma solução eficaz para diversos distúrbios digestivos e se revela essencial na absorção adequada de nutrientes vitais.

Agora que você já sabe para que serve e quais os benefícios desse medicamento, não espere mais: visite nossa loja virtual encontre nosso Cloridrato de Betaína de 300mg!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta