O baixo nível combinado de vitamina D e K está associado ao aumento do risco de mortalidade por todas as causas – é a conclusão de pesquisadores holandeses.
A vitamina K – encontrada naturalmente em vegetais com folhas verdes e gemas de ovo – é necessária para a ativação de certas proteínas que inibem a calcificação no sistema vascular, reduzindo assim o risco de doença coronariana e mortalidade.
O papel da vitamina D combinada à vitamina K tem sido investigado. Na população em geral, níveis baixos simultâneos de vitamina D e K mostraram-se previamente associados à rigidez arterial, com espessamento e enrijecimento da parede arterial – provocando a hipertensão.
O estudo publicado no European Journal of Nutrition busca exatamente analisar a associação das concentrações de vitamina D e K às causas de mortes relacionadas às doenças cardiovasculares na população em geral.
A equipe de pesquisadores da Holanda concluiu que o baixo nível combinado de vitamina D e K está associado ao aumento do risco de mortalidade por todas as causas e, possivelmente, à mortalidade cardiovascular e eventos cardiovasculares, quando comparado com o nível adequado de vitamina D e K.
É o primeiro estudo que investiga a associação da vitamina D e K com resultados de mortalidade na população em geral.
Método
Os pesquisadores definiram uma amostra de 4.742 participantes, que foi acompanhada por 14 anos. Os níveis de vitamina D e K foram medidos através de amostras de sangue.
Os dados da causa da morte foram obtidos através da declaração de óbito e eventos cardiovasculares não fatais foram obtidos através do diagnósticos de alta hospitalar.
Os participantes responderam a questionários para determinar informações detalhadas sobre demografia, comportamentos relacionados à saúde, diagnóstico de doenças cardiovasculares e renais, história familiar, etnia, escolaridade, uso de medicamentos e frequência de esportes.
Os resultados relatados mostram que o baixo nível combinado de vitamina D e K estava presente em 20% da amostra e foram associados a um maior risco de mortalidade por todas as causas em comparação com o status normal de vitamina D e K, ou baixo status de apenas uma das vitamina. Para mortalidade cardiovascular e eventos cardiovasculares, eles observaram tendências semelhantes, embora não estatisticamente significativas.
Este é um estudo observacional e, portanto, a causa e o efeito não podem ser confirmados.
Por que suplementar com Vitamina D + Vitamina K?
A nutrição adequada, aliada a bons hábitos, como prática regular de exercícios físicos e gerenciamento do estresse são inegavelmente reconhecidos como fatores cruciais para uma boa saúde.
A suplementação de vitamina D é comum e certamente beneficia a saúde óssea, com efeitos positivos demonstrados na densidade óssea e na prevenção de fraturas. No entanto, D precisa ser balanceado com K para um sistema cardiovascular saudável.
Sozinho, ele pode aumentar a absorção de cálcio no intestino, mas não ativar a proteína Matrix Gla (MGP), que é responsável por inibir a calcificação no sistema vascular.
Os efeitos importantes da vitamina D para a saúde óssea e cardiovascular são indiretos: D estimula a síntese de proteínas dependentes da vitamina K, osteocalcina e MGP. Essas proteínas requerem quantidades suficientes de vitamina K para serem ativas.
Sabidamente nossa dieta ocidental é carente de bons níveis de Vitamina D e Vitamina K. Temos superproteção contra o sol (fonte natural de produção de Vitamina D), portanto sugerimos a suplementação da Vitamina D + Vitamina K.
Veja também: Tulsi – Manjericão santo fonte de vitamina K
Fonte:
van Ballegooijen, A.J., Beulens, J.W.J., Kieneker, L.M. et al. Combined low vitamin D and K status amplifies mortality risk: a prospective study. Eur J Nutr (2020). https://doi.org/10.1007/s00394-020-02352-8