mulher pegando em sua barriga após decidir iniciar um processo de como perder gordura corporal de forma natural e rápida

Como perder gordura corporal de forma rápida e natural

Você está procurando formas de como perder gordura corporal naturalmente e rápido? Sabemos que pode ser difícil encontrar um caminho que funcione para você e que não prejudique sua saúde.

Por isso, preparamos um guia completo para ajudar nessa jornada, com dicas simples e eficazes.

Não se trata de uma fórmula mágica ou dieta radical, mas, sim, de pequenas mudanças no estilo de vida, que farão uma grande diferença no longo prazo. Confira!

O que é gordura corporal?

A gordura corporal é uma substância fundamental para o corpo humano, mas, em excesso, pode se tornar prejudicial para a saúde.

Basicamente, é uma reserva de energia que o corpo armazena em células adiposas para ser utilizada em momentos de necessidade. Porém, quando há um acúmulo excessivo de gordura corporal, pode causar uma série de problemas de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, dentre outras.

Além disso, o excesso de gordura corporal pode prejudicar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas. Por isso, é importante manter um equilíbrio saudável entre a quantidade de gordura e o peso corporal total.

Dicas para perder gordura corporal de forma rápida e natural

Faça dieta, mas não passe fome

Para perder gordura corporal de forma saudável, é importante adotar uma dieta balanceada e não passar fome.

Com a ajuda de um profissional, como um nutricionista ou endocrinologista, é possível encontrar a quantidade de calorias necessárias para manter o seu peso atual e, a partir daí, reduzir cerca de 500 a 800 calorias diárias.

No entanto, é preciso evitar cortar calorias em excesso, pois o ato pode levar à perda de massa muscular (e não apenas de gordura). Por isso é tão importante contar com a ajuda de um profissional.

Faça musculação (é muito importante)

Uma excelente estratégia de como perder gordura corporal rápido é começar com a musculação.

homem fazendo musculação para perder peso

Ao contrário do que muitos pensam, levantar peso não serve apenas para adquirir músculos, mas também para queimar calorias de maneira eficiente e manter a massa muscular.

Isso porque o tecido muscular queima mais calorias em repouso do que o tecido adiposo (gordura), o que significa que, quanto mais músculos você tiver, mais calorias seu corpo queimará naturalmente.

Cuidado com os exercícios de cardio

Recomenda-se atenção ao realizar exercícios cardiovasculares visando à perda de gordura corporal.

Embora o cardio seja uma forma muito eficiente de acelerar a perda de gordura corporal, é importante evitar exageros, que prejudiquem o progresso.

mulher correndo

O excesso de atividade cardio pode causar fadiga e cansaço, prejudicando a disposição e energia para outros aspectos da vida.

Para obter melhores resultados, é indicado limitar as sessões de exercícios cardiovasculares a um máximo de 3 sessões de 30 minutos por semana, pelo menos inicialmente.

Atenção com o descanso!

É importante dar atenção ao seu sono quando você está tentando perder gordura corporal.

É fundamental dedicar entre 7 e 9 horas por noite para uma boa qualidade de sono, pois muitos processos de perda de gordura ocorrem durante esse período.

Se você tiver dificuldades para dormir, pode optar por lanches com baixo teor de carboidratos, como frutas ou aveia, para melhorar sua qualidade de sono.

Alimentos que ajudam a perder gordura corporal

Além das dicas anteriores, há também alguns alimentos que podem ajudar a entender como funciona a perda de gordura corporal no seu caso. Confira.

Iogurte

O iogurte é um alimento que pode ser um ótimo aliado na perda de peso. Isso ocorre porque é rico em probióticos, que contribuem para a saúde intestinal, desempenhando um papel importante na perda de gordura corporal. Além disso, o iogurte é uma excelente fonte de proteína, apresenta poucas calorias e carboidratos e ajuda a controlar a ingestão calórica ao longo do dia.

Os probióticos presentes no iogurte também estimulam a função digestiva saudável e ajudam a produzir vitamina B12, que auxilia na perda de peso.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são uma excelente opção para quem quer emagrecer de forma saudável.

Ricas em vitamina C, um antioxidante poderoso, que reduz a absorção de gordura pelo corpo, as frutas cítricas contêm pectina, uma fibra solúvel que pode potencializar esse efeito.

frutas cítricas para emagrecimento

Adicionar rodelas de limão ou outras frutas cítricas à sua garrafinha de água, por exemplo, pode ser uma maneira simples e eficaz de incluí-las em sua dieta diária e ajudar no processo de perda de peso.

Azeite extravirgem

O azeite extravirgem é uma excelente opção para quem quer emagrecer, por ser rico em gordura insaturada, que diminui inflamações nas células, favorecendo o processo de perda de peso.

Além disso, contribui para manter o equilíbrio dos níveis de insulina no organismo, diminuindo a velocidade da digestão dos carboidratos e evitando o estoque de mais gordura.

Banana

A banana é uma excelente opção para incluir na dieta, por ser fonte de amido resistente, um nutriente que consegue promover saciedade, contribuir para a saúde intestinal e proteger o coração.

O amido resistente é digerido mais lentamente pelo organismo, ajudando a manter o nível de açúcar no sangue mais estável e evitar picos de insulina.

Além disso, a banana é uma fruta rica em fibras, potássio e vitaminas, o que a torna uma ótima opção para quem deseja manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Farelo de aveia

O farelo de aveia é ótima alternativa para quem saber como perder gordura corporal, já que as fibras auxiliam no funcionamento do intestino e reduzem a absorção de gordura e carboidratos.

As fibras presentes no farelo de aveia são digeridas lentamente, inibindo a produção de insulina.

Com isso, o pico de insulina é menor, diminuindo a absorção e o armazenamento de gordura no organismo.

Okralin: inibidor de absorção de gordura

Além de todas as dicas neste artigo, ainda ressaltamos que o Okralin é uma excelente opção de suplemento natural e seguro para quem busca auxílio no processo de emagrecimento.

Esse produto é utilizado para gerenciamento do peso, pois ajuda a inibir a absorção de gorduras pelo organismo, sem alterar o funcionamento do intestino.

Dessa forma, é possível reduzir a ingestão de calorias e, consequentemente, perder peso de forma mais eficiente. Você encontra o Okralin no catálogo da Farmácia Sempre Viva. Confira!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta