Neste artigo abordaremos a importância do fígado para nossa saúde e apresentaremos o protocolo de Detox Hepático e da Vesícula proposto por Dr. Andreas Moritz, com objetivo de eliminar os cálculos biliares.
Além do seu coração, o fígado é provavelmente o órgão que mais trabalha no corpo. É responsável pelo processamento de toxinas e auxilia o sistema digestivo, ele produz a bile para ajudar o corpo a metabolizar gorduras.
Através do fígado nós processamos e metabolizamos medicamentos, inclusive produzindo substâncias importantes para a coagulação do sangue e outras funções. Este órgão está sempre em alerta máximo, contendo a carga tóxica diária constante que você joga nele.
O fígado e a vesícula biliar estão interconectados. A vesícula biliar armazena bile produzida pelo fígado e excreta a bile no intestino delgado através de tubos chamados ductos.
Como funciona o sistema digestório? Como funciona a digestão?
São quatro as principais atividades no trato alimentar do nosso sistema digestório: ingestão, digestão, absorção e eliminação.
O canal alimentar começa pela boca, passa pelo tórax, pelo abdômen e pela região pélvica, para terminar no ânus.
Quando o alimento é ingerido, uma série de processos digestivos começa a ocorrer. Esses processos podem ser divididos em: processo mecânico do bolo alimentar, por meio da mastigação, e o processo químico, por intermédio das enzimas presentes nas secreções produzidas pelas glândulas do sistema digestório.
As enzimas são pequenas substâncias químicas que causam ou aceleram transformações químicas em outras substâncias, sem que se alterem. As enzimas digestivas estão contidas nas glândulas salivares da boca, nos sucos gástricos do estômago, no suco intestinal no intestino delgado, no suco pancreático do pâncreas e na bile do fígado.
A absorção é o processo durante o qual minúsculas partículas de nutrientes passam pelas paredes intestinais até chegarem ao sangue e aos vasos linfáticos, para serem distribuídos às células.
As vísceras eliminam em forma de fezes qualquer substância comestível que não pode ser digerida nem absorvida, como a celulose.
As fezes também contém bile, que leva os resíduos resultantes da desintegração (catabolismo) dos glóbulos vermelhos. Além disso, um terço do detrito excretado é composto por bactérias intestinais. O corpo pode funcionar com rapidez e eficiência se as vísceras eliminarem diariamente os resíduos acumulados.
Transtornos no processo digestivo
A boa saúde é o resultado natural do funcionamento equilibrado de cada uma das atividades do sistema digestório. As doenças surgem quando uma ou mais dessas funções estão prejudicadas. A presença de cálculos biliares no fígado e na vesícula influenciam de maneira muito prejudicial na digestão e na absorção do bolo alimentar, assim como na eliminação dos dejetos, podendo prejudicar sua saúde como um todo.
Numa visão sistêmica de todo o corpo, algumas patologias que não conseguem ser diagnosticadas pela medicina tradicional, podem ser melhoradas ou até mesmo curadas com a realização de algumas limpezas do fígado.
Dr. Moritz aponta que transtornos no sistema circulatório (doenças cardíacas, colesterol alto, circulação deficiente), no sistema respiratório, urinário, nervoso, ósseo, doenças nas articulações, no sistema reprodutor e na pele podem se beneficiar com a limpeza do fígado.
Andreas Moritz
Andreas Moritz foi um médico médico integrativo; praticante de Ayurveda, iridologia, shiatsu e medicina vibracional; também foi um escritor e artista. Nasceu na Alemanha e desde muito novo teve que lidar com graves doenças, o que o levou a estudar dieta, nutrição e vários métodos de cura natural.
Moritz propôs um forma, um protocolo de eliminar os cálculos biliares presentes no fígado e na vesícula, através de seu livro intitulado: “Limpeza do Fígado e da Vesícula”, no Brasil editado pela Madras.
O protocolo de destoxificação da Farmácia Sempre Viva é baseado nos ensinamentos deste livro e recomendações do Dr. Lair Ribeiro através de sua pós-graduação. A seguir há um resumo deste protocolo.
Protocolo de destoxificação do fígado e da vesícula
Este protocolo de limpeza do fígado e da vesícula é descrito por muitos médicos e especialistas como uma verdadeira cirurgia nestes órgãos, porém sem invasivo, ou seja, sem abrir seu o corpo.
Então é necessário toda seriedade e responsabilidade com sua saúde. Todas as etapas de nosso minucioso protocolo deverão ser cumpridas sem exceções! Se for para fazer pela metade ou pular algumas etapas, é melhor que não seja feita.
A utilização do kit para a limpeza do fígado e vesícula deve ser iniciada preferencialmente na Segunda-feira para terminar no Domingo.
Este protocolo se divide em duas etapas principais:
- A semana de preparação para o Detox;
- E o Detox com a evacuação, em que pretendemos eliminar
os cálculos biliares.
Primeira etapa: semana de Preparação para o Detox Hepático e da Vesícula
Durante toda a semana que antecede o Detox, você deve evitar alimentos mais pesados e que demoram a digerir como carnes, frituras, laticínios e alimentos industrializados. Além de alimentos e bebidas frias ou congeladas e comidas gordurosas.
Portanto o participante do detox deve buscar uma alimentação mais vegana, com objetivo somente de facilitar a digestão e não sobrecarregar o fígado, que estará muito ocupado no processo de limpeza.
Esta etapa inicia-se na segunda-feira e termina na noite de sábado, sendo que o participante fará uso das seguintes formulações:
Fórmula 1: sachês com ácido málico (extraído de maçãs), dissolvidos em um copo de água, após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). O objetivo do ácido málico é é amolecer os cálculos e limpeza geral do fígado e vesícula.
Fórmula 2: sachês com sulfato de magnésio, que ajudará a dilatar os ductos biliares para facilitar a passagem dos cálculos e possuem efeito laxante.
No livro, Dr. Moritz recomenda o consumo de suco de maçãs. Ao utilizar as maçãs podemos eventualmente não escolher as mais nutritivas e que garantem as doses certeiras para o detox. Nesta adaptação elaboramos uma formulação que garante as doses ideais de ácido málico que farão efeito.
Segunda etapa: Evacuação dos cálculos, o detox Hepático Biliar
A partir da noite do Sábado para o Domingo, você deve estar preparado para a evacuação.
Dessa forma, você deve começar o jejum após as 13h30min horas do sábado e retomar a alimentação (mais leve) no domingo às 13h30min.
Durante a evacuação os cálculos vesiculares são eliminados, após o uso do Ácido Málico utilizado por 6 dias (Segunda – Sábado), que amolece os cálculos vesiculares e do Sulfato de Magnésio, que favorece o alargamento dos ductos biliares.
Na segunda etapa, serão utilizados mais duas formulações:
Fórmula 4: Mix de óleos purificados, que ajudará no carregamento dos cálculos biliares para eliminação na evacuação.
Fórmula 4: formulação com lactobacilos para restabelecimento da flora intestinal. O objetivo desta fórmula é promover a saúde intestinal através da colonização de bactérias boas para nosso trato intestinal (microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal). Essas bactérias boas ajudarão no processo digestivo e absorção de nutrientes.
O que você pode esperar da limpeza do fígado e da vesícula?
Após a etapa da evacuação, você pode eliminar vários cálculos que estavam em fígado e/ou vesícula.
Isso fará seu processo digestivo mais eficiente, com melhor metabolização e absorção de nutrientes.
Os cálculos da foto a seguir são provenientes de uma de nossas pacientes, que os eliminou em sua segunda limpeza.
Além da melhora no processo digestivo, Dr. Moritz afirma que há melhora na energia, vitalidade, menos dor, clareza de pensamento, dentre outros benefícios da limpeza do fígado e da vesícula.
Para a semana logo após a limpeza do fígado e da vesícula, a Sempre Viva preparou mais uma formulação, com objetivo de aliviar o impacto do detox hepático:
Fórmula 5: a ser utilizada no pós detox, como forma de restabelecimento do organismo.
Leia também: Limpeza hepática
Recomendação da frequência de realização Limpeza Hepática e da Vesícula
Este detox é sugerido anualmente. Respeite o prazo de recuperação de 1 mês entre uma limpeza e outra. Temos histórico de pacientes que eliminaram vários cálculos a partir da segunda limpeza.
Recomendamos fortemente a realização do Detox Parasitário, para eliminação de vermes e parasitas, após o Detox Hepático.
Saiba que pode haver vermes ou parasitas habitando seu organismo, mesmo que seus exames não apontar isso – já que a sensibilidade deste exame é baixa. Dessa forma, é necessário realizar o detox parasitário uma vez ao ano.
Veja também: Óleo de Alho para manutenção de detox parasitário | limpeza hepática
Conclusão: Limpeza do Fígado e da Vesícula
Temos que ter consciência que o protocolo do Detox Hepático e da Vesícula não é algo trivial. Ele é composto por algumas etapas que necessitam de atenção e dedicação do paciente.
Por isso, preparamos um manual bem completo que acompanha o kit com as formulações do Detox Hepático.
Além disso, nossa equipe está disponível agora para sanar qualquer dúvida que possa surgir.
Você ficou com alguma dúvida? Faça contato hoje mesmo com a equipe da Farmácia Sempre Viva:
Você está com Esteatose Hepática, o popular fígado gordo?
Conheça nossa fórmula para eliminar gordura no fígado – esteatose hepática