mulher bebendo água para aumentar a imunidade

Confira dicas de como aumentar a imunidade

Se antigamente as pessoas procuravam maneiras de aumentar a imunidade no período de inverno, hoje, essa demanda existe o ano todo.

Com a pandemia e a conscientização acerca do modo como ocorre a proliferação de agentes patógenos (como vírus e bactérias), em locais fechados ou com pouca ventilação, as pessoas têm buscado com mais frequência por dicas de como aumentar a imunidade.

Por que aumentar a imunidade?

Aumentar a eficiência do sistema imunológico é muito mais do que prevenir contra gripes e resfriados. Hoje, a imunidade tornou- se uma questão de saúde pública.

É ela que garante o equilíbrio de todos os sistemas do corpo, assim como o funcionamento das defesas contra vírus.

Confira nossas dicas práticas para manter a imunidade alta o ano todo.

7 Dicas práticas de como aumentar a imunidade

1. Consuma mais vitaminas

As vitaminas são nutrientes fundamentais ao sistema imunológico, principalmente a vitamina C. É possível encontrá-las em frutas e legumes, como limão, acerola, abacaxi, kiwi, pimentão, brócolis, couve, etc.

Além disso, o consumo de peixes, castanhas e cereais também é importante para garantir que o corpo receba nutrientes como ômega-3 e zinco, essenciais ao fortalecimento do sistema imunológico.

2. Invista em suplementos e fórmulas naturais

Atualmente, é possível encontrar suplementos e fórmulas manipuladas à base de ativos naturais. É o caso do Protocolo de Imunidade, idealizado pelo Dr. Paul Marik e fornecido pela Farmácia Sempre Viva.

vitaminas para imunidade

3. Exponha-se ao sol, de 10 a 15 minutos, todos os dias

A luz do sol é fundamental para que o corpo humano absorva vitamina D, por isso é aconselhável permanecer cerca de 10 a 15 minutos no sol, todos os dias, de preferência pela manhã ou ao final da tarde.

Importante: para que a vitamina D seja absorvida, é preciso tomar sol sem protetor solar. Além de fortalecer o sistema imunológico, essa vitamina também é fundamental para o fortalecimento dos ossos.

4. Crie o hábito de beber água

O consumo de água é importante para todas as funções do organismo, e não é diferente com as células de defesa. Beber dois litros de água por dia é o suficiente para que o sistema imunológico funcione adequadamente.

5. Pratique exercícios físicos

Todo tipo de exercício físico é válido. Pode ser academia, esporte ou até uma caminhada no bairro.

Os exercícios diminuem o estresse e aumentam a produção de células de defesa pelo organismo.

6. Cuide do seu sono

Quando dormimos, o corpo produz e libera citocinas, proteínas essenciais para combater infecções e inflamações. Um sono insuficiente ou de baixa qualidade reduz a produção das citocinas, e o corpo fica mais vulnerável a doenças.

Além disso, um sono profundo e reparador regula os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Níveis elevados de cortisol suprimem a função do sistema imunológico.

Outro aspecto crucial é a relação entre o sono e os linfócitos T, um tipo de célula de defesa do organismo. A privação de sono afeta a função dos linfócitos T, resultando na redução da capacidade de resposta a infecções.

Estabelecer uma rotina de sono regular é, portanto, fundamental, ou seja, dormir e acordar no mesmo horário, todos os dias, em um ambiente propício para o sono (escuro, silencioso e fresco) e evitar estímulos, como dispositivos eletrônicos, pelo menos, uma hora antes de dormir. A ingestão de alimentos leves no jantar e a prática de atividades relaxantes, como ler um livro ou tomar um banho morno, também induzem um sono de qualidade.

7. Reduza o consumo de alimentos industrializados

Os alimentos industrializados ficaram populares devido à sua conveniência e longa validade. No entanto, muitos desses produtos contêm ingredientes prejudiciais para a saúde, especialmente quando consumidos em excesso e com regularidade. Essa ingestão exacerbada impacta negativamente o sistema imunológico, e o corpo fica mais suscetível a infecções e doenças.

Uma das principais preocupações com os alimentos processados é o alto teor de sal, açúcares e gorduras trans. Esses componentes, quando consumidos em excesso, causam inflamação crônica no corpo. Uma condição inflamatória persistente enfraquece o sistema imunológico, que se torna menos eficiente na defesa contra patógenos.

Além disso, esses produtos, muitas vezes, contêm conservantes, corantes e outros aditivos químicos que, além de não conterem valor nutricional, sobrecarregam o organismo. Esses aditivos alteram o equilíbrio da microbiota intestinal, um conjunto de bactérias benéficas que desempenha uma importante função na digestão e na saúde imunológica.

Para promover e manter a saúde do sistema imunológico, é recomendável:

  • Priorizar alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes, verduras, grãos e proteínas magras;
  • Ler os rótulos dos produtos e evitar aqueles que contenham ingredientes artificiais ou aditivos químicos;
  • Limitar a ingestão de alimentos ricos em açúcares, sal e gorduras saturadas;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, que auxiliam na saúde intestinal e, por consequência, na imunidade.

Ao adotar hábitos alimentares mais conscientes e evitar consumo de produtos industrializados, o sistema imunológico é fortalecido, promovendo um estado geral de bem-estar e saúde.

Quais são as substâncias que aumentam a imunidade?

Algumas das principais substâncias que ajudam a aumentar a imunidade são:

  • Vitamina C;
  • Vitamina D3;
  • Quercetina;
  • Metilcobalamina;
  • Zinco;
  • Astrágalo;
  • ZMA;
  • Cúrcuma;
  • Estimoral;
  • Probióticos;
  • Extrato de própolis;
  • Ômega 3;
  • Glutamina;
  • Selênio;
  • Vitamina E.

Quais alimentos ajudam a aumentar a imunidade?

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, é fundamental para manter o sistema imunológico forte e resistente a infecções. Determinados alimentos contêm vitaminas, minerais e outros compostos bioativos que fornecem suporte à função imune, contribuindo para a capacidade do organismo de combater agentes patógenos. Confira são os principais:

  • Frutas cítricas: limão, laranja, acerola, kiwi, entre outras frutas cítricas, são ricas em vitamina C, antioxidante que auxilia na prevenção de infecções, ao estimular a produção de glóbulos brancos, as células de defesa do nosso corpo;
  • Alho: reconhecido pelas propriedades antibacterianas e antivirais, contém alicina, um composto que ajuda a impulsionar a capacidade do sistema imunológico de combater infecções;
  • Gengibre: Assim como o alho, o gengibre contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliando no combate a inflamações e na proteção celular;
  • Iogurte: alimentos probióticos, como iogurtes, promovem a saúde do intestino, equilibrando a microbiota. Um intestino saudável é fundamental para uma imunidade forte, visto que a maioria das células imunológicas está localizada no trato gastrointestinal;
  • Espinafre: rico em vitamina C, betacaroteno e antioxidantes, o espinafre atua como componentes de combate no sistema imunológico.

A adoção de uma dieta diversificada, rica em alimentos naturais e frescos, fornece ao organismo os nutrientes necessários para manter a imunidade alta, protegendo contra diversas doenças. Ademais, a combinação desses alimentos com um estilo de vida saudável potencializa os efeitos benéficos no sistema imunológico.

Como aumentar a imunidade com o auxílio da Farmácia Sempre Viva

A Farmácia Sempre Viva te mostra como aumentar a imunidade, com auxílio de medicamentos naturais específicos para esse fim.

A FSV conta com um amplo catálogo de formulações, que ajudam a potencializar o sistema imunológico e a promover a saúde e o bem-estar do corpo o ano todo, auxiliando no combate a vírus, bactérias e outros micro-organismos patogênicos.

Confira as opções de suplementos para o sistema imunológico pelo site e entre em contato para receber mais informações sobre como aumentar a imunidade.

Saiba mais: epicor

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta