[CoQ10] Coenzima Q10 aumenta o desempenho em exercícios físicos e diminui a fadiga

O Ubiquinol, uma forma reduzida da coenzima Q10, pode reduzir o acúmulo de lactato (ácido lático) e a fadiga após o exercício agudo e, assim, ajudar o desempenho do exercício, sugere dados de animais em um estudo conduzido em Taiwan.

Cientistas da Taipei Medical University e da Kaohsiung Medical University descobriram que quatro semanas de suplementação com coenzima Q10 aumentou a resistência física em ratos de laboratório.

A coenzima Q10 desempenha um papel vital na produção de energia química nas mitocôndrias – as “usinas produtoras de energia” encontradas nas células, e participa da produção de trifosfato de adenosina (ATP) – a moeda energética do nosso corpo.

Veja também: Ubiquinol – Entenda seus benefícios

O estudo das universidades de Taiwan ainda aponta os benefícios da coenzima Q10 na saúde cognitiva, no coração e no antienvelhecimento (em formulações orais e tópicas). Também foi demonstrado que beneficia aqueles que sofrem de angina, ataque cardíaco e hipertensão.

O efeito da suplementação com CoQ10 parece estar relacionado à utilização de gorduras (lipídios) como fonte de energia. Dessa forma, a CoQ10 é uma molécula muito interessante na nutrição esportiva para elevar o desempenho e a tolerância ao exercício, reduzindo a fadiga física em exercícios exaustivos e sob condições de estresse da vida moderna.

Detalhes do estudo

Os pesquisadores de Taiwan dividiram 40 ratos machos em quatro grupos: o grupo um recebeu a intervenção controle (somente óleo); O grupo 2 recebeu 102,5 mg / kg de CoQ10; O grupo 3 recebeu 205 mg / kg de CoQ10; e o grupo 4 recebeu 615 mg / kg de CoQ10.

Resistência e desempenho foram estudados usando um experimento de força no membro anterior e testes exaustivos de natação.

Os resultados indicaram uma melhora de acordo com as dosagens, sendo que o grupo suplementado com CoQ10 nas dosagens mais altas exibindo força maior no membro anterior significativamente mais alta e tempos de natação exaustivos maiores, se comparado aos outros grupos.

Além disso, as reduções dependentes da dose nos níveis de lactato sérico, amônia e creatina quinase (um marcador de dano muscular), enquanto as concentrações de ácidos graxos livres (AGL) aumentaram após o exercício agudo.

“Nossos resultados sugerem que a suplementação com CoQ10 é um método eficaz para a oxidação de triglicerídeos, aumentando a concentração de AGL e diminuindo a utilização de glicogênio hepático e muscular para aumentar a capacidade de desempenho do exercício”, escreveram os pesquisadores.

“Sugerimos que o tratamento com coenzima Q10 possa ser uma nova suplementação nutricional esportiva para a prevenção da fadiga. Mais estudos são necessários para entender completamente a função e explorar os mecanismos exatos dos efeitos anti-fadiga da CoQ10 em seres humanos.”

[CoQ10] Coenzima Q10 na Farmácia Sempre Viva

A Coenzima Q10 tem sido largamente utilizada nas formulações de médicos integrativos, nutrólogos e da medicina ortomolecular.

Até mesmo a medicina tradicional tem se “rendido” aos benefícios da CoQ10 e recentemente alguns laboratórios lançaram suplementos de coenzima Q10 no mercado:

O grande segredo de um bom suplemento de Coenzima Q10 está na biodisponibilidade, ou seja, na capacidade do nosso corpo em absorver.

A Coenzima Q10 da Farmácia Sempre Viva é produzida utilizando Lipossomas, ou seja, pequenas esferas que facilitam a absorção da CoQ-10 pelo organismo. Além disso, é conhecido o fato que a Coenzima Q-10 é melhor absorvida quando está presente com um lipídio (óleo).

Conclusão Coenzima Q10

A coenzima Q10 (CoQ10) é um composto solúvel em gordura encontrado na maioria das células humanas, necessário para auxiliar em várias reações importantes no corpo. CoQ10 desempenha um papel vital na produção de energia celular, gerando energia nas centrais de células chamadas mitocôndrias.

Com o processo de envelhecimento, a produção natural da Coenzima Q10 diminui, então menos energia fica disponível no organismo. Isso pode trazer prejuízos para a saúde cardiovascular, cerebral e contração muscular.

Você tem alguma dúvida? Deixe um comentário ou faça contato comigo no Fale com a Farmacêutica!

Fonte: Nutrients​

2019, 11(11), 2550; doi: https://doi.org/10.3390/nu11112550​​
“Ubiquinol Supplementation Alters Exercise Induced Fatigue by Increasing Lipid Utilization in Mice”​
Authors: H-C. Chen et al.

Veja mais: ​Reposição Hormonal​ | ​Emagrecedor​ | ​Saúde Sexual

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta