mulher com uma colher de medição, colocando creatina monohidratada em um copo

Creatina monohidratada: benefícios surpreendentes para o corpo

Se você é um praticante de atividades físicas, com certeza, já ouviu falar da creatina monohidratada. Esse suplemento alimentar tem se tornado popular entre atletas e praticantes de musculação, por conta dos diversos benefícios para o desempenho físico.

Mas, afinal, o que é creatina monohidratada? Para que serve? Quais são seus benefícios? E onde encontrar para comprar?

Responderemos a todas essas perguntas e mostraremos por que a creatina pode ser uma grande aliada na busca por um melhor desempenho físico. Então, não deixe de conferir!

O que é creatina monohidratada?

A creatina monohidratada é composta de 88% de aminoácido creatina e 12% de água, o que faz com que a absorção pelo organismo seja mais eficiente do que outras formas de creatina.

Apesar de ser produzida naturalmente pelo corpo, a quantidade é limitada. Assim, a suplementação é uma opção interessante para aumentar a reserva do organismo e ajudar a ter mais força durante exercícios.

Além de ajudar a reduzir a sensação de fadiga, a creatina monohidratada promove diversos benefícios para a saúde muscular e física.

Creatina monohidratada: para que serve?

A creatina monohidratada é um suplemento muito utilizado por atletas, fisiculturistas e praticantes de atividades físicas, principalmente da musculação. No entanto, não seu uso não se limita somente aos atletas, cada vez mais muitas pessoas estão adotando a suplementação de creatina.

Indicada para quem quer ter mais força durante treinos de grande intensidade e de curta duração, possui importantes nutrientes, que ajudam na obtenção da energia destinada às células musculares. Além disso, a creatina também ajuda a preservar a massa magra, mesmo para quem está pratica atividade física em ritmo bem tranquilo ou está impossibilitado de praticar atividades físicas.

O principal motivo do sucesso da suplementação com creatina monohidratada é que um dos suplementos mais estudados e consumidos do mercado nacional, já que o principal objetivo é o aumento de força, resistência, energia e, consequentemente, ganho de massa muscular.

Se você está em busca de melhorar seu desempenho nos treinos, a creatina monohidratada pode ser a solução.

Benefícios da creatina monohidratada

homem fazendo musculação após usar creatina

Confira os principais benefícios da creatina monohidratada:

Auxiliar na dieta

A creatina é excelente auxílio em dietas com restrição alimentar, por ajudar a evitar a fadiga, aumentando a força e a energia celular. Além disso, também contribui para a redução da inflamação corporal.

É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, a creatina em si não engorda. O ganho de peso ou retenção hídrica podem estar relacionados à qualidade da dieta, e não restrito ao consumo de creatina.

Otimizar o funcionamento do cérebro

O suplemento desempenha um papel importante no impulsionamento do funcionamento do cérebro.

Durante atividades que demandam uma intensa ativação cerebral, os níveis de fosfocreatina podem diminuir consideravelmente.

Por desempenhar uma função crucial no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, reduzindo a demanda cerebral por oxigênio e diminuindo a fadiga mental.

Isso pode ser benéfico, tanto para atletas quanto para pessoas que buscam melhorar seu desempenho em atividades que demandam alta concentração e foco.

Potencializar a performance durante exercícios físicos

A creatina é um suplemento muito usado por atletas e praticantes de exercícios físicos de alta intensidade. Durante atividades intensas, a reserva de fosfato de creatina pode ser rapidamente esgotada.

Nesse sentido, a suplementação com creatina monohidratada otimiza o desempenho nesses tipos de exercícios, permitindo que o treino seja mais intenso e prolongado.

mulher levantando peso na academia

Além disso, maximiza a capacidade do corpo de produzir energia explosiva, o que é essencial para atividades como levantamento de peso e sprints.

Tipos de creatina monohidratada

Basicamente, existem dois tipos de creatina monohidratada no mercado:

Creatina Monohidratada Micronizada

Trata-se de uma forma da creatina monohidratada que passa por um processo de micronização, quebrando as partículas em tamanhos menores para melhor absorção pelo organismo.

Essa forma de suplementação ajuda a sintetizar creatina mais rapidamente nos músculos, proporcionando mais explosão de força e auxiliando a manter o equilíbrio muscular.

É uma ótima opção para atletas que desejam melhorar o desempenho em treinos intensos e de curta duração.

Creatina Monohidratada Alcalina

Mais comumente encontrada em produtos importados, sob o nome de “kre-alkalyn”.

Com um pH mais elevado do que a creatina monohidratada convencional, permite que seja liberada diretamente na região muscular, evitando o desperdício no sistema digestivo.

Esse tipo de creatina pode proporcionar benefícios semelhantes à creatina monohidratada convencional, como aumento da força e resistência muscular e melhorar a recuperação pós-exercício.

Creatina Creapure e Monohidratada: qual a diferença?

A creatina monohidratada Creapure é uma forma de creatina monohidratada patenteada pela empresa alemã AlzChem AG, considerada uma das formas mais puras e de alta qualidade disponíveis no mercado.

Diferentemente da maioria dos suplementos de creatina, que contêm 99,9% de creatina e alguns outros ingredientes, o Creapure contém 99,99% de monohidrato de creatina pura, tornando-a mais valorizada e consequentemente mais cara.

Muitos atletas e profissionais de saúde consideram que essa pequena diferença de pureza é importante e justifica o investimento.

A diferença, na prática

A creatina monohidratada e a Creapure se diferem quanto à origem da matéria-prima e ao processo de produção.

A Creapure é uma marca patenteada de creatina monohidratada produzida na Alemanha, que obedece a padrões rigorosos de qualidade da indústria farmacêutica e alimentícia da Europa. Enquanto isso, a creatina monohidratada pode ser produzida por diversas empresas ao redor do mundo, com a pequena variação na pureza do produto final.

É importante ficar atento aos rótulos e procedência do produto. Invista sua suplementação na creatina monohidratada e fuja das opções mais baratas disponíveis no mercado que contém maltodextrina, glucose, sacarose e opções saborizadas. O gosto da creatina monohidratada é bem suportável, então prefira opções sem sabor!

É sempre importante verificar a procedência e os ingredientes utilizados no seu suplemento, independentemente da marca ou tipo de creatina.

Creatina monohidratada 200G

Você já ouviu falar na creatina monohidratada da Farmácia Sempre Viva? Elaborada com matérias-primas de alta qualidade, é produzida sob os mais rigorosos padrões de qualidade.

Aproveite para conhecer e garantir a sua creatina monohidratada de qualidade. Saiba mais em nosso site sobre a importância de escolher a creatina certa para seus objetivos.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta