Desodorante natural

O que é desodorante natural e por que usar?

O desodorante natural é um produto que surgiu como solução para quem não deseja mais utilizar opções industrializadas repletas de componentes químicos.

As versões naturais costumam ser livres de componentes químicos prejudiciais à saúde, como alumínio e parabenos, e podem ser encontradas em diferentes formatos, conforme as necessidades de cada pessoa.

Além disso, há versões naturais e veganas também disponíveis para quem busca um produto que não utilize nenhuma matéria-prima de origem animal.

Se você deseja conhecer o desodorante natural, o que o difere de uma versão industrializada (ou antitranspirante) e onde encontrar esse tipo de produto pela internet, acompanhe este artigo da Farmácia Sempre Viva.

O que é um desodorante natural?

Um desodorante natural, como o próprio nome sugere, trata-se de um produto livre de componentes químicos prejudiciais à saúde, mas com a mesma capacidade de combater o mau cheiro causado pelo suor nas axilas.

Além de ser livre de produtos prejudiciais, há desodorantes naturais cruelty-free, ou seja, que não realizam nenhum tipo de testes em animais durante o desenvolvimento da fórmula. São produtos benéficos para sua pele e para o planeta.

Qual é a diferença entre o desodorante natural e o antitranspirante?

O suor produzido nas axilas faz parte de um processo natural do corpo humano. Nesse sentido, ao contrário dos antitranspirantes, os desodorantes naturais não combatem a transpiração, e sim o mau cheiro causado por ela.

Ou seja, enquanto o antitranspirante impede a liberação do suor pelo corpo, o desodorante natural permite a transpiração, mas sem o incômodo do cheiro forte.

É importante salientar que o antitranspirante, para combater o processo natural de transpiração, utiliza uma substância química pesada: o alumínio. Quando acumulado na pele, ele pode causar reações como irritação, alergia, envelhecimento precoce e escurecimento da pele.

Outras substâncias danosas presentes nos desodorantes antitranspirantes são os parabenos e o triclosan.

Quais são as vantagens de um desodorante natural?

As vantagens de optar por desodorantes naturais são várias, principalmente na comparação com as versões antitranspirantes. Entre elas, é possível destacar que:

  • Não agridem a pele;
  • Não prejudicam o meio ambiente;
  • Costumam ser livres de crueldade animal (cruelty-free);
  • São livres de químicas prejudiciais ao organismo;
  • Tendem a ser mais hidratantes e vantajosos à saúde da pele.

No mais, o desodorante natural da Farmácia Sempre Viva é indicado por:

  • Auxiliar na diminuição das bactérias que geram odores desagradáveis nas axilas;
  • Ser de alta compatibilidade com a pele;
  • Ter baixíssimo risco de contaminação;
  • Ser uma excelente opção para gestantes e tentantes.

Por que é importante optar pelo produto natural?

O corpo precisa transpirar. Trata-se de um processo comum e intrínseco ao bom funcionamento do organismo. Ao contrário dos antitranspirantes, o desodorante natural permite que a pele possa realizar essa função normalmente.

Para isso, o produto natural reduz vermelhidão, bolhas, coceiras e, até mesmo, a sensação de queimação nas axilas, muito causada pelos desodorantes aerossóis.

Vale salientar que o suor é muito importante para a excreção de toxinas pelo corpo, assim como para regular a temperatura corporal, por isso é importante que ocorra sem a obstrução dos poros. Assim, o desodorante age sem entupir os poros, apenas evitando o cheiro causado pelas bactérias presentes nas axilas.

Conheça o desodorante natural da Farmácia Sempre Viva

A Farmácia Sempre Viva é uma farmácia de manipulação que disponibiliza em seu catálogo uma série de produtos naturais, como é o caso do desodorante, desenvolvido com exclusividade pela sua equipe de profissionais.

O desodorante natural da Farmácia Sempre Viva atua de forma saudável, sem agredir a pele, visando diminuir a proliferação de bactérias nas axilas.

É importante saber que o suor, em si, não tem cheiro. O que promove o odor forte não são as glândulas sudoríparas, mas sim o contato do suor com as bactérias presentes na pele. Elas, sim, são as grandes responsáveis pelo cheiro característico da região.

Pensando nisso, a equipe da Farmácia Sempre Viva desenvolveu uma opção natural de desodorante, que controla odores indesejáveis, diminui a proliferação exacerbada de bactérias e mantém a pele saudável, sem prejuízos à saúde no longo prazo, a partir da utilização de um blend de óleos essenciais e prata coloidal. 

Entenda para que serve cada componente da fórmula:

Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca começou sendo extraído de uma árvore nativa da Austrália, e recebeu o nome científico Melaleuca alternifolia, também conhecido como Tea Tree.

Ele possui propriedades antifúngicas e bactericidas, sendo capaz de combater as bactérias responsáveis pelo mau odor nas axilas. O uso desse óleo já é bastante difundido, e sua eficácia é comprovada.

Óleo essencial de lavanda

Extraído da planta Lavandula angustifolia, esse óleo possui ativos anti-inflamatórios, calmantes e antissépticos. Seu uso na pele da axila é seguro e seu aroma é bastante agradável.

Prata coloidal

A prata coloidal é conhecida como um mineral com propriedades bactericidas, sendo uma substância antiga, utilizada desde muito antes da descoberta dos antibióticos.

Hoje está comprovado que essa substância consegue controlar a proliferação de bactérias, além de ser antifúngica. Seu uso é extremamente seguro e não causa irritações.

Confira todas as informações sobre o desodorante natural da Farmácia Sempre Viva e adquira o produto diretamente pelo site.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta