Diminuir ansiedade é possível? Entenda melhor

Apreensão, insegurança, desconforto, mal-estar, medo e angústia são sensações que caracterizam um quadro de ansiedade. Saiba mais sobre as causas da doença e como diminuir quadros de ansiedade no dia-a-dia.

A ansiedade pode ser causada por fatores do ambiente, ou seja, questões no trabalho, problemas familiares, brigas e qualquer situação que gere preocupação constante, evoluindo para quadro de ansiedade, que variará de gravidade de acordo com o emocional do paciente.

Além disso, crenças e pensamentos disfuncionais, mais presentes em pessoas com problemas de fundo emocional, também são interiorizados na mente ao ponto de o paciente não conseguir refletir ou lidar com diversas questões.

São muitas possibilidades de causa da doença, porém, hoje já existem formas de diminuir a ansiedade no dia-a-dia, seja por meio de ações ou tratamentos mais naturais. Confira a seguir.

Como diminuir a ansiedade:

Pratique exercícios físicos

Uma das formas mais eficazes de controlar a ansiedade é por meio da prática regular de exercícios físicos. As atividades físicas combatem diretamente os quadros de ansiedade, já que aumentam a produção do hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a serotonina.

Cuide da saúde intestinal

Sim, pode parecer muito estranho falar sobre intestinos aqui, mas o fato é que grande parte de nossa serotonina é produzida nas células intestinais e que há um eixo intestino-cérebro que determina os níveis de estresse, depressão e ansiedade.

Este eixo intestino-cérebro é ligado através do chamado nervo vago que se inicia na cabeça e atinge todo o sistema digestivo. Este nervo é o pai do sistema nervoso parassimpático, um sistema autônomo. Este sistema nervoso está relacionado à nossa capacidade de mantermos mais calmos, e se refere também à qualidade da digestão e do descanso.

Portanto não subestime a saúde intestinal. Grande parte da população devido à alimentação com muitos alimentos processados e industrializados, uso de antibióticos (seja consumidos através da alimentação ou para curar uma infecção) e até mesmo pelo alto grau de estresse e ansiedade estão com um quadro de disbiose.

A disbiose se caracteriza pela desequilíbrio na microbiota intestinal (antigamente chamada de flora intestinal) com crescimento exagerado de bactérias que prejudicam nossa digestão, em detrimento das bactérias boas que ajudam no processo digestivo e absorção de nutrientes.

Além de rever sua alimentação, evitando alimentos industrializados, processados, doces – e preferir uma alimentação mais natural, invista em suplementos para recomposição desta microbiota, como:

  • BioIntestil, um composto natural por fibras do gengibre mais o óleo de palmarosa, que consegue impedir o desenvolvimento das bactérias ruins e criar um ambiente privilegiado para o crescimento das boas bactérias;
  • MicrobiomeX, um extrato natural derivado de plantas citrus, que consegue num primeiro momento desinflar as células do intestino, para depois melhorar a composição da microbiota intestinal;
  • Pool de Lactobacilos, que contém 7 cepas diferentes de bactérias vivas e boas para nós – os probióticos, além de um prebiótico – que serve de alimento dos probióticos e um aminoácido que ajuda na saúde intestinal – a glutamina.

Realize exercícios de respiração

É muito difícil controlar o estresse, mas é possível utilizar métodos de respiração para aliviar as reações do sistema nervoso autônomo. Isso pode ser feito inspirando lentamente pelo nariz e expirando pela boca.

Comece inspirando bem devagar, permitindo que o abdômen se expanda (estufar a barriga, não o peito). Depois, expire lentamente o ar pela boca.

Consuma mais alimentos ricos em triptofano

Para lidar com a ansiedade, é possível investir em alimentos que sejam ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, exemplos de alimentos ricos em triptofano são os ovos, castanhas, feijão, lentilha, grão de bico e chocolate amargo.

O triptofano além de melhorar o humor para malhar, também tem um mecanismo de ação para evitar os diminuição dos ataques repentinos de gula – as terríveis sabotagens das dietas.

Caso não consuma esses alimentos em quantidades regulares e suficientes, a opção é suplementar com as cápsulas de 5HTP derivadas de uma planta chamada Griffonia Simplicifolia, que é riquíssima em triptofano.

Invista também no Blend de Magnésio – o Triplo Magnésio, que participa de mais de 300 reações bioquímicas de nosso corpo e oferece propriedades calmantes naturais do magnésio, através da glicina um neurotransmissor relaxante.

Dedique mais tempo para cuidar de si

É fundamental reservar um período do dia para ser capaz de suprir suas próprias necessidades, com ações que ajudem no controle da ansiedade.

Saber prestar atenção nos próprios sentimentos, aquilo que está incomodando ou que precisa ser mudado, irá contribuir diretamente na qualidade de vida.

Sempre separe um tempo para cuidar de você mesmo. Esse autocuidado pode envolver psicoterapia, ou até mesmo a prática regular de ioga e meditação.

Cuide do seu sono

O sono é uma questão muito importante quando o assunto é ansiedade. Muita gente tem insônia ou outros problemas de sono ao passar por um quadro de ansiedade. Para evitar noites mal dormidas é preciso evitar qualquer pensamento que cause preocupação, agitação ou desgaste emocional.

Não é possível prever a ocorrência de determinadas situações, mas é necessário agir de forma a sempre se manter o mais longe possível de qualquer coisa que sirva de gatilho para a insônia.

Tenha em mente rever certas atitudes também, como o uso de smartphones, assistir televisão, utilizar computadores antes de dormir. Essas telas contém a chamada luz azul que nos desperta e impede a liberação correta do hormônio do sono – a melatonina.

Além disso, analise se no seu quarto há temperatura agradável, silêncio e escuridão – que são necessários para conseguirmos dormir com qualidade.

Após fazer as dicas de higiene noturna e antes de partir para os “tarja-preta” que contém inúmeros efeitos colaterais invista, como Fluoxetina, Rivotril, Lexotan e tantos outros – invista em suplementos naturais:

  • Pro-Sleep: uma formulação natural com fitoativos e vitaminas que promovem a limpeza de resíduos neurotóxicos que se acumulam no cérebro em vigília, permitindo que o corpo possa entrar em estado de sono.
  • Serenzo: um extrato derivado da casca de uma espécie de citrus, o Serenzo reduz os fatores inflamatórios induzidos pelo stress, devolvendo qualidade de vida.
  • Magtein™: é uma formulação patenteado do magnésio treonato, o único com capacidade para ser absorvido no cérebro. Níveis ideiais de magnésio cerebral estão associados à melhora da densidade e conexões sinápticas, o que, por sua vez, pode melhorar a memória, a atenção, a capacidade de aprendizado, o foco e o humor.
  • Pinetonina: trata-se de um blend de óleos essenciais dissolvidos em uma solução nasal – sim, a Pinetonina não é formada por cápsulas, seu uso é através de borrifadas nas narinas. Por estar bem próximos do cérebro a ação das borrifadas de Pinetonina são sentidas quase que imediatamente. Sua ação consegue diminuir o cortisol (hormônio do estresse), e promove o relaxamento do corpo e da mente, sem causar sonolência diurna ou sedação.

Conte com os tratamentos para diminuir ansiedade da Farmácia Sempre Viva

A Farmácia Sempre Viva é uma farmácia de manipulação que oferece diversos tratamentos para diminuir ansiedade e combater os problemas de sono causados pela condição.

Confira todas as opções de suplementações naturais para Dormir Melhor, sem efeitos adversos e sem contraindicação médica.

Confira também: Magtein ™ 666,66mg Magnésio L-Treonato

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta