Fito-hormônios: alternativa natural à reposição hormonal masculina e feminina

Em todo o mundo já existem mais de 500 plantas com ação fito-hormonal catalogadas desde 1975, mas apenas umas 15 têm eficácia reconhecida. Entre as mais badaladas está o Yam Mexicano, Tribulus terrestris, Cimifuga racemosa, a soja entre outras.

Se por um lado, pesquisas mostram sérios entraves em relação à eficácia e segurança da terapia de reposição à base de hormônios sintéticos,  por outro lado temos um grande manancial de estudos científicos sobre os efeitos benéficos de hormônios derivados de plantas medicinais: os chamados fito-hormônios. Esses se têm mostrado bastante eficazes e muito mais seguros do que os primeiros.  E já estão sendo prescritos em todo mundo por um grande número de médicos generalistas e ginecologistas.

Fito-Hormônio

O início da menopausa e/ou androgênese andropausa é uma etapa marcante na vida da mulher e do homem, respectivamente. Muitos passam por essa fase sem nenhum incômodo. Mas, a maioria se queixa de alguns sintomas comuns que atrapalham o estado físico e psicológico como, por exemplo, a diminuição da libido.

casal sorrindo


Há poucos anos atrás as perspectivas eram bastante promissoras e agora podemos falar que os fito-hormônios são uma alternativa para a reposição hormonal masculina e/ou feminina.

Podem reduzir os calores, prevenir a osteoporose, baixar o colesterol, proteger o coração e diminuir os riscos de câncer de mama, útero e próstata. Em ambos os sexos, provoca vasodilatação da região genital, potencializando a libido e o desejo sexual.

Veja também: Capsula para tratamento da próstata aumentada

Yam Mexicano

Atraiu a atenção da comunidade médica quando cientistas extraíram o hormônio feminino progesterona de sua raiz. Na verdade, até 1970, essa planta foi a única fonte de progesterona usada em pílulas contraceptivas. Hoje em dia, essa raiz é usada no tratamento da regulação os níveis hormonais na mulher. É a desregulação desses níveis que causa – ondas de calor, fadiga, falta de umidade vaginal e outros sintomas característicos da menopausa.

Tribulus terrestris

Uma planta, muito eficaz no tratamento da impotência e falta de libido masculina aumentando os níveis de testosterona. Já os efeitos afrodisíacos foram avaliados, concluindo um efeito pró-eréctil. Devido provavelmente a um aumento na liberação do óxido nítrico das terminações nervosas do endotélio e do nervo nitrérgico justificando assim seu efeito afrodisíaco. O Tribulus terrestris também promove um efeito estimulante no fígado, diminuindo o colesterol e ácidos graxos que inibem seu funcionamento.

Veja também: Anti-aromatase – Enzima desreguladora de testosterona

Antes de iniciar o tratamento, é preciso fazer exames completos. Afinal, as necessidades não são as mesmas para todos. E é bom saber também que para cada sintoma existe uma substância específica e uma dosagem adequada para o tratamento.

Publicado originalmente no site Conexão Itajubá no dia 19/06/2012.

Veja mais: para que serve Minoxidil

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

2 comentários

    • Olá Sr. @borgesdegaruva:disqus, obrigada por comentar!
      Realmente não é “androgênese”, o correto é “andropausa”.
      Andropausa: conjunto de alterações fisiológicas que marcam a diminuição natural e progressiva da atividade sexual do homem.
      Post Corrigido!
      Muito obrigada!

Deixe uma resposta