Recente estudo provou o potencial benefício de proteção hepática das folhas da Jurubeba (Solanum paniculatum) e entra em concordância com o saber popular e a medicina indígena. Este artigo foi publicado na revista científica Biomedicine and Pharmacotherapy e os pesquisadores são brasileiros da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública do Brasil).
O saber popular aponta muitas indicações para a Jurubeba
Segundo os pesquisadores, na medicina indígena, a Jurubeba serve quase para tudo:
“Preparações de S. paniculatum raízes, caules, frutos e folhas são usadas como tônicos, diuréticos , antipiréticos, analgésicos e anti-inflamatórios ervas medicinais, e para aliviar os sintomas de estômago e disfunções hepáticas . As folhas de S. paniculatum são medicamentos caseiros para parasitas intestinais , diarreia e outros distúrbios gastrointestinais , também usa-se as infusões de suas flores para bronquite e tosse . Além disso, macerados de raízes paniculatum S. e frutas são remédios populares para a artrite e anemia , respectivamente.”
Veja também: Kit detox parasitário
No entanto, nós não encontramos muitas opções da Jurubeba disponíveis no mercado. Também a planta não é considerada propriamente um medicamento com funções terapêuticas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), que a classifica como um tipo de espécie botânica regional: “Espécies botânicas regionais são espécies vegetais cujo uso ou consumo é característico e tradicional de determinada região”.
Ainda há um longo caminho para a larga utilização na Jurubeba no mercado farmacêutico e na medicina.
Os efeitos benéficos da Jurubeba – detalhes da pesquisa
Para medir o potencial benefício da Jurubeba, os pesquisadores induziram lesões hepáticas em ratos, que depois foram tratados com Jurubeba.
Os resultados indicaram que possui atividade de protetor hepático, agindo também como analgésico, melhorando a sensação da dor nos animais. Também foi identificada atividade antioxidante, ou seja, a Jurubeba age sobre os radicais livres das células e desacelera seu envelhecimento.
Claro que é preciso desenvolver mais pesquisas que validem o saber popular à ciência formal para que um dia possamos utilizar suplementos de Jurubeba que melhorem nossa condição de saúde e quem sabe ainda exportar o extrato da planta para todo mundo, gerando riqueza em nosso país.
Deixo também meus parabéns aos pesquisadores brasileiros que publicaram este este estudo em revista científica internacional relevante e bastante concorrida!
Seu fígado precisa de um Detox?
Conheça o Protocolo Destoxificação Hepático da Farmácia Sempre Viva!
Nosso fígado tem a ação de um potente filtro em nosso organismo. De tempos em tempos é necessário “limpar” este filtro e promover uma verdadeira ação Detox com objetivo de melhora da digestão, sensação de inchaço e retenção hídrica e eliminação de cálculos biliares.
O protocolo Detox Hepático da Farmácia Sempre Viva, seguem as recomendações do protocolo de Destoxificante Hepático do médico alemão Andreas Moritz e Dr. Lair Ribeiro.
Veja mais detalhes do Detox Hepático no Instagram da Farmácia Sempre Viva:
Fonte:
Biomedicine and Pharmacotherapy
“Chemical profile, liver protective effects and analgesic properties of a Solanum paniculatum leaf extract”
https://doi.org/10.1016/j.biopha.2018.11.036
Authors: De Souza GR, et al.