Jurubeba – Pesquisa científica confirma o saber popular e o efeito benéfico para o fígado

Recente estudo provou o potencial benefício de proteção hepática das folhas da Jurubeba (Solanum paniculatum) e entra em concordância com o saber popular e a medicina indígena. Este artigo foi publicado na revista científica Biomedicine and Pharmacotherapy e os pesquisadores são brasileiros da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública do Brasil).

O saber popular aponta muitas indicações para a Jurubeba

Segundo os pesquisadores, na medicina indígena, a Jurubeba serve quase para tudo:

“Preparações de S. paniculatum raízes, caules, frutos e folhas são usadas como tônicos, diuréticos , antipiréticos, analgésicos  e anti-inflamatórios ervas medicinais, e para aliviar os sintomas de estômago e disfunções hepáticas . As folhas de S. paniculatum são medicamentos caseiros para parasitas intestinais , diarreia  e outros distúrbios gastrointestinais , também usa-se as infusões de suas flores para bronquite e tosse . Além disso, macerados de raízes paniculatum S. e frutas são remédios populares para a artrite e anemia , respectivamente.”

Veja também: Kit detox parasitário

No entanto, nós não encontramos muitas opções da Jurubeba disponíveis no mercado. Também a planta não é considerada propriamente um medicamento com funções terapêuticas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), que a classifica como um tipo de espécie botânica regional: “Espécies botânicas regionais são espécies vegetais cujo uso ou consumo é característico e tradicional de determinada região”.

Ainda há um longo caminho para a larga utilização na Jurubeba no mercado farmacêutico e na medicina.

Os efeitos benéficos da Jurubeba – detalhes da pesquisa

Para medir o potencial benefício da Jurubeba, os pesquisadores induziram lesões hepáticas em ratos, que depois foram tratados com Jurubeba.

Os resultados indicaram que possui atividade de protetor hepático, agindo também como analgésico, melhorando a sensação da dor nos animais. Também foi identificada atividade antioxidante, ou seja, a Jurubeba age sobre os radicais livres das células e desacelera seu envelhecimento.

Claro que é preciso desenvolver mais pesquisas que validem o saber popular à ciência formal para que um dia possamos utilizar suplementos de Jurubeba que melhorem nossa condição de saúde e quem sabe ainda exportar o extrato da planta para todo mundo, gerando riqueza em nosso país.

Deixo também meus parabéns aos pesquisadores brasileiros que publicaram este este estudo em revista científica internacional relevante e bastante concorrida!

Seu fígado precisa de um Detox?

Conheça o Protocolo Destoxificação Hepático da Farmácia Sempre Viva!

Nosso fígado tem a ação de um potente filtro em nosso organismo. De tempos em tempos é necessário “limpar” este filtro e promover uma verdadeira ação Detox com objetivo de melhora da digestão, sensação de inchaço e retenção hídrica e eliminação de cálculos biliares.

O protocolo Detox Hepático da Farmácia Sempre Viva, seguem as recomendações do protocolo de Destoxificante Hepático do médico alemão Andreas Moritz e Dr. Lair Ribeiro.

Veja mais detalhes do Detox Hepático no Instagram da Farmácia Sempre Viva:

 

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 

 

Você já ouviu falar em Destoxificação Hepática? Você está atendo aos sinais que o seu corpo te dá? Confira alguns Sinais de Toxinas acumuladas no organismo. 📍Fadiga constante – Se mesmo dormindo bem você luta para passar o dia isso pode ser um sintoma de toxinas no corpo e que seu corpo está trabalhando demais para se livrar de todas as toxinas que você está ingerindo. 📍Estranho ganho de peso – Mesmo se exercitando diariamente e cortando calorias aqui e ali e, ainda assim, está ganhando peso, cuidado! Isso pode ser um sintoma de problema hormonal decorrente de alguma toxina. 📍Mau hálito – Se você escova os dentes criteriosamente e usa o fio dental corretamente e, ainda assim, tem mau hálito, você pode estar com problemas hepáticos. O mau hálito está, muitas vezes, relacionado a problemas digestivos, mas também pode significar que seu fígado está lutando para se livrar das toxinas do seu corpo. 📍Constipação – Os intestinos ajudam na remoção de muitas toxinas todos os dias de nossas vidas. Porém, quando estamos constipados, armazenamos todas elas e permitimos que elas afetem negativamente nosso organismo. 📍Problemas de pele – Muitos pensam que problemas de pele não têm nada a ver com alimentação. Porém, acnes, erupções cutâneas, reações alérgicas e outras condições relacionadas a esse maior órgão podem sinalizar uma sobrecarga tóxica decorrente da dieta. #FaleComAFarmacêutica e conheça nosso protocolo de Destoxificação e tenho um corpo limpo e saudável. #DicasDaFarmaceutica #SempreViva #medicinapreventiva #destoxificacao #detoxhepatico #DetoxRenal #DetoxLinfatico #DetoxParasitario #vitaminas #minerais #fitoterapicos #antioxidantes #modulacaohormonal #longevidade #vidasaudavel #healthylifestyle #Emagrecimento #Jejum #DepuracaoHepatica

Uma publicação compartilhada por Farmácia Sempre Viva (@farmaciasemprevivabr) em

Fonte:

Biomedicine and Pharmacotherapy
“Chemical profile, liver protective effects and analgesic properties of a Solanum paniculatum leaf extract”
https://doi.org/10.1016/j.biopha.2018.11.036
Authors: De Souza GR, et al.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta