Magnésio e a qualidade do sono: qual a relação entre eles?

Noites mal dormidas, cansaço durante o dia, estresse e mau humor: essas são algumas das condições causadas pela má qualidade do sono, e que podem ser solucionadas com a ingestão de magnésio, o complemento mineral mais essencial de todos. 

Se você ainda desconhece a relação entre o mineral e a qualidade do sono, saiba que evitar o consumo de determinados alimentos, bem como adicionar alguns nutrientes à sua alimentação, pode ajudá-lo a melhorar seu bem-estar.

Neste artigo, você entenderá como a alimentação correta pode influenciar na qualidade do seu sono, como funciona a ingestão do magnésio no organismo, suplementação com magnésio e seus benefícios. Vamos regular seu sono?

Como o magnésio pode ajudar o seu organismo

Considerado um dos minerais mais significativos para o equilíbrio da qualidade do sono, o magnésio atua por meio de 300 funções enzimáticas, ocasionando 1.200 reações ao corpo humano.

E na qualidade do sono não poderia ser diferente, o magnésio também ajuda a regularizar o sono e, consequentemente, oferece um maior bem-estar ao indivíduo, visto que, sem o seu auxílio, o organismo tende a ficar desnutrido, o que ocasiona o excesso de estímulos. Além disso, sem ele, o seu corpo se mantém agitado durante a noite, prejudicando seu descanso.

Dessa forma, é muito importante avaliar se os seus hábitos alimentares estão alinhados à qualidade de vida, uma vez que a ingestão de nutrientes e minerais deve ser priorizada.

É importante seguir a chamada higiene do sono, se afastando de telas algumas horas antes de dormir (ou pelo menos colocando a opção modo noturno que retira a luz azul), não fazer uso de substâncias estimulantes no período matutino ou noturno como café e chá verde ou chá mate, ter um quarto silencioso e escuro e por fim não se alimentar no período noturno com os “inimigos do sono”, ou seja, alimentos muito pesados, ricos em gorduras ou calorias.

Alimentação: como manter a qualidade do sono

Se o seu sono não vai bem, um dos fatores que podem estar afetando-o é a sua alimentação. A dificuldade para dormir é um dos problemas que mais têm afetado a população nos últimos tempos, embora muitos culpem apenas a preocupação ou estresse do dia a dia pelo incômodo. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a mudança no estilo de vida e nos hábitos alimentares pode tornar o seu sono mais leve e tranquilo, como a ingestão correta dos nutrientes e minerais, principalmente o magnésio.

No entanto, nem todo mundo sabe onde encontrar magnésio para equilibrar sua alimentação. Alguns alimentos são de fácil acesso e contribuem para a qualidade do seu sono, como:

  • Abacate;
  • Uva;
  • Mamão;
  • Grão de bico;
  • Feijão.

Além disso, existem produtos que podem configurar-se como uma alternativa, como o Triplo Magnésio, que auxilia na melhora do metabolismo, e o Pro Sleep, que combate o estresse e reduz a insônia, e uma super novidade um suplemento para o sono composto por Melatonina Vegetal e totalmente natural – o Herbatonin.

Todos podem ser encontrados na loja virtual da farmácia de manipulação Sempre Viva.

Vantagens da ingestão de magnésio

Bem como melhorar a eficiência do sono, a ingestão de magnésio tem como função obter um melhor desempenho no combate à baixa da serotonina, substância responsável por regular o humor, sono e apetite, além do controle da pressão arterial, redução da insônia e melhora do despertar matinal.

Além das vantagens apresentadas acima, a suplementação do magnésio também contribui para a prevenção e minimização de sintomas de enxaqueca, maiores períodos de sono, estabilização dos níveis de cortisol e diminuição de inflamações. Todos esses benefícios influenciam na melhora do descanso.Para melhorar suas noites de sono, a farmácia de manipulação Sempre Viva oferece os melhores produtos, como suplementos que contribuem para a sua saúde. São variados tipos de recursos terapêuticos disponibilizados no site a fim de elevar seu bem-estar de forma simples e natural.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta