Melatonina melhora a qualidade do sono e o envelhecimento saudável

A suplementação com Melatonina no Brasil ainda é um assunto bastante polêmico. Enquanto que nos EUA a melatonina é considerada suplemento alimentar, no Brasil sua venda é autorizada apenas em Farmácias de Manipulação através de uma liminar que decidiu favoravelmente sua comercialização contra a ANVISA, a agência reguladora de vigilância sanitária do Brasil.

O fato é que a melatonina é muito lembrada e usada em pessoas com problemas com o sono. A boa notícia é que pesquisadores estão descobrindo também que níveis ideais de melatonina no organismo estão relacionados à saúde de outras áreas, incluindo a promoção do envelhecimento saudável.

Uma recente pesquisa publicada no British Journal of Pharmacology, aponta que ao melhorar nossa qualidade de sono, há uma melhora também no vigor de nosso ciclo circadiano, ou seja, nosso ciclo biológico diário. Com isso, o organismo se prepara melhor para lidar com certas doenças e minimizar os efeitos do envelhecimento.
Já sabemos de alguns benefícios da Melatonina como:

1) Suporte aos adultos com insônia a adormecer mais rapidamente e o realinhamento nos ciclos de sono para o padrão normal;
2) Auxílio às pessoas hipertensas na diminuição da pressão arterial noturna, sendo atenuados os riscos de problemas cardiovasculares;
3) Ajuda às crianças com transtornos de sono, sobretudo àquelas portadoras de autismo.

Pesquisadores já conseguiram identificar associações entre a insônia e a potencialização de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Novos estudos aplicam a terapêutica de suplementação da melatonina em pessoas com doença de Alzheimer.

Resumidamente, ao devolver a qualidade de sono ao indivíduo, com a suplementação de melatonina, melhora-se também o mecanismo de limpeza das placas beta-amilóides tóxicas, promotoras do Alzheimer.

Para o pesquisador Nava Zisapel abrem-se novas perspectivas de pesquisa e tratamento das doenças neurodegenerativas devido à capacidade da Melatonina melhorar o valor restaurador do sono, através de seus efeitos positivos sobre o ciclo circadiano.

Converse com seu médico sobre a suplementação com Melatonina e fiquem à vontade para tirar todas suas dúvidas também com nossa equipe farmacêutica Sempre Viva.

Fonte:

ZISAPEL, New perspectives on the role of melatonin in human sleep, circadian rhythms and their regulation. British Journal of Pharmacology, 15 January 2018. Publicado on-line, doi: 10.1111 / bph.14116

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta