Óleo de alho: quais são seus benefícios e como tomar

O óleo de alho é um suplemento alimentar comercializado em forma de cápsula, tendo a alicina como princípio ativo. A Anvisa o considera como produto fitoterápico, e não um medicamento.

Ele é rico em inúmeras propriedades muito benéficas para o organismo e é um componente natural que passa por um processo para ser extraído da planta. Esse processo pode ocorrer pela destilação dos alhos frescos a vapor, com resultado mais concentrado, ou por meio de imersão em óleo vegetal.

A seguir, confira os principais benefícios do óleo de alho!

Cápsulas amarelas em um recipiente sobre uma mesa e algumas espalhadas, representando os benefícios de óleo de alho.
Unplash via @team voyas

Quais são os benefícios do óleo de alho?

Os benefícios são diversos, pois o óleo de alho tem ação:

  • Diurética;
  • Anticoagulante;
  • Antibacteriana;
  • Antioxidante.

Além disso, ele é usado para prevenir problemas cardiovasculares e arteriosclerose, além de tratar níveis elevados do colesterol ruim, o chamado LDL.

Todos esses benefícios do óleo de alho são desempenhados por conta da riqueza nutricional e do princípio ativo presente no produto. Como exemplo, em cada cápsula do produto estão presentes fibras, vitamina A e C, cálcio, gorduras, sódio, potássio, irídio, manganês, vitamina B6 e B1 e muitos outros nutrientes.

O óleo de alho é bom para quê?

De acordo com os benefícios elencados, a ingestão das cápsulas de óleo de alho é boa para prevenir envelhecimento precoce, melhorar o sistema imunológico, auxiliar no controle da pressão arterial e ajudar a evitar doenças do coração.

Ele também pode ser utilizado no combate a parasitas e vermes, sendo uma opção com menores riscos de efeitos colaterais, além de proporcionar alívio dos sintomas de osteoartrite e melhora no aprendizado e na memória.

Como tomar?

A melhor recomendação é a fornecida por um profissional médico ou nutricionista, pois é ele quem vai poder avaliar as características de saúde de cada pessoa e recomendar a melhor dose.

Porém, a dosagem usual é de duas cápsulas de 250 mg ao dia, divididas em duas tomadas (antes do almoço e antes do jantar). Sempre dê preferência para a ingestão antes das refeições, a comida funciona como “bloqueador” dos possíveis efeitos colaterais digestivos que o óleo de alho pode trazer, como arrotos ou má digestão.

Quantos alhos correspondem a duas doses de 250 mg de óleo de alho em cápsulas?

Duas doses de óleo e alho em cápsulas – totalizando 500 mg é o que equivale 7,3 gramas de alho cru. Para se ter uma ideia, um dente de alho pesa aproximadamente 3 gramas.

Como visto até aqui, o óleo extraído do alho e consumido em forma de cápsula consegue proporcionar uma série de benefícios ao corpo, sendo indicado para inúmeros tratamentos de saúde.

Portanto, ele é um suplemento alimentar e um produto fitoterápico de grande utilidade e que tem uma ampla gama de ações no organismo humano.

Navegue pelo site e encontre o óleo de alho da Farmácia Sempre Viva!

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 413

Deixe uma resposta