A osteoporose é uma doença sistêmica e metabólica que atinge os ossos. Acompanhe todas as informações sobre a condição e veja onde encontrar tratamento natural para osteoporose.
Como ocorre a osteoporose?
O corpo humano é repleto de células responsáveis por formar ossos e pela reabsorção óssea.
A frase acima já desmistifica uma questão que podemos pensar, que os ossos param sua atividade depois do crescimento. Na realidade, os ossos constituem uma estrutura viva e que estão em constante processo de transformação!
Com o passar dos anos, assim como acontece com todo o organismo, o tecido ósseo envelhece.
Os ossos, quando envelhecidos, passam a ser atacados por células chamadas de osteoclastos, e recriados pelos osteoblastos (células construtoras). O processo de destruição e reconstrução é chamado de reabsorção óssea.
Quando a pessoa desenvolve osteoporose, a reabsorção óssea fica comprometida, uma vez que o organismo passa a destruir mais ossos do que produzir.
Causas e fatores de risco
Entre as principais causas e fatores de risco que podem levar à doença, é possível citar:
- Pessoas de pele branca, magras e de baixa estatura;
- Histórico familiar;
- Descendência asiática;
- Medicamentos que contenham heparina, cortisona, assim como tratamento de epilepsia;
- Deficiência na produção de hormônios;
- Carência de vitamina D;
- Sedentarismo;
- Excesso de imobilização ou repouso;
- Consumo de álcool e cigarros;
- Alguns tipos de câncer;
- Doenças endócrinas, reumatológicas ou hepáticas;
- Osteopenia;
- Deficiências hormonais, no homem falta de testosterona e na mulher falta de progesterona.
Sintomas da osteoporose
A osteoporose é uma doença progressiva e muitas vezes silenciosa. Os primeiros sinais tendem a aparecer quando a doença já está em uma fase avançada, e costumam se manifestar na forma de fraturas espontâneas de algum osso muito fragilizado, que deixa de suportar esforços mínimos do corpo.
Os sinais mais comuns de que o paciente está com osteoporose são fraturas das vértebras por compressão, que causam problemas de coluna e diminuição da estatura, além de fraturas no punho (osso rápido), no colo do fêmur e nas costelas.
O paciente começa a sentir dor exatamente no local em que há desgaste ósseo ou fratura, e só, então, procura o tratamento médico, quando a doença já está completamente instalada.
Prevenção
Até os 20 anos de idade, o esqueleto humano está 90% pronto, e já é possível dar início às primeiras medidas de prevenção contra a osteoporose, de preferência durante a adolescência, para garantir plena formação óssea, de forma mais saudável e funcional.
O osso é uma combinação de uma estrutura proteica, na sua maior parte colágeno e impregnado a ele minerais. Essa definição é muito importante, porque normalmente pensamos que o osso é só feito de cálcio!
Possuir colágeno nos ossos em níveis ideais permite que o cálcio e outros minerais possam “grudar”, ou se seja, se ligar a estrutura dos ossos.
Então tanto na prevenção, como no tratamento é importante a suplementação tanto com proteínas, como também os minerais.
Prevenção e Tratamento: a suplementação de cálcio é suficiente para os ossos?
Estamos cansados de ouvir a importância dos cálcio para os ossos, mas como vimos anteriormente, suplementar somente o cálcio não trará efeitos benefícios para seu organismo, aliás pode ser até prejudicial.
Ao ingerir suplementos de cálcio, a tendência deste mineral é se depositar em tecidos moles e não chegar aonde ele precisa, ou seja, nos dentes e ossos. Esses tecidos moles podem ser o fígado, o coração, os rins, as artérias – e essa calcificação pode te trazer vários problemas.
A deposição desse cálcio (calcificação) pode prejudicar o funcionamento do organismo, como por exemplo acarretar o entupimento de artérias ou até mesmo facilitar o aparecimento de cálculos renais, dentre outros problemas.
Portanto, só suplementar cálcio e outros minerais não é solução!
Junto a este cálcio precisamos adicionar uma vitamina D3, que terá a função de ajudar na absorção do cálcio no intestino e ao mesmo tempo de bloquear a eliminação deste cálcio nos rins (evitando assim a formação dos terríveis cálculos renais). Além da vitamina D3 é importante também o magnésio e a vitamina K2, do tipo MK7.
A Vitamina K2 (tipo MK7) tem a função de “levar” este cálcio para os ossos e dentes, dessa forma é como se a vitamina K2 fosse um Uber do cálcio que foi absorvido pelo intestino e agora terá destino certo se depositando nos ossos.
Mas lembre-se, de nada adianta tudo isso se tivermos uma dieta restritiva ou nosso corpo não conseguir absorver normalmente o colágeno, pois os minerais não vão conseguir “grudar” na estrutura dos ossos.
Outras medidas importantes na prevenção e tratamento da osteoporose
Tanto para as pessoas mais novas quanto para as mais velhas, que estão começando a se preocupar com a doença, é importante tomar sol (para fixar vitamina D) e realizar exercícios físicos, que vai ser o estímulo para que todas essas reações de absorção e fixação de nutrientes possam ser desencadeadas.
A atividade física deve ser realizada durante toda a vida, já que possui efeito protetor sobre todo o corpo, influenciando, inclusive, na melhora do equilíbrio, o que ajuda a evitar quedas e fraturas.
Tratamento
Em geral, tanto para prevenir como tratar a osteoporose os suplementos são mesmos. Tenha sempre em mente do que é feito os ossos: minerais + proteína (em sua grande parte colágeno).
Algumas situações mais críticas será necessário avaliação médica com encaminhamento para fisioterapias ou exercícios de menor impacto como pilates, hidroterapia e hidroginástica.
O objetivo é sempre evitar fraturas, fortalecer os ossos, diminuir a dor (se houver) e manter a função. As dores são causadas por inflamações e precisam ser tratadas. Anti-inflamatórios naturais são uma excelente opção, pois não trazem efeitos colaterais como os anti-inflamatórios sintéticos.
Quais são os melhores suplementos para prevenir e tratar a osteoporose?
Dolomita: um dos suplementos mais populares para o tratamento da osteoporose – minerais de cálcio + magnésio vindo de rochas.
Vitamina D3: ajuda na absorção do cálcio pelo intestino e ao mesmo tempo em que bloqueia a eliminação deste cálcio nos rins.
Suplementos com colágeno:
UC-II: excelente colágeno dedicado para as cartilagens das articulações, também podem ajudar no processo inflamatório, melhorando a sensação da dor e a saúde de seus ossos.
Bodybalance: colágeno especial, com alta capacidade de ser absorvido, sendo utilizado também para ganho de massa magra e em idosos que baixa capacidade de mobilidade ou acamados como forma de não perder musculatura, previne e trata a chamada Sarcopenia.
Colágeno hidrolisado: o tradicional colágeno hidrolisado com adição de vitamina C, que melhora a capacidade de síntese e absorção do colágeno em nosso organismo.
Fórmulas anti-inflamatórias para aliviar as dores da Osteoporose:
Curcuma Longa + associações: excelente formulação para diminuir a inflamação e dores, a base de Cúrcuma, comprovadamente um anti-inflamatório natural, sem efeitos colaterais.
Sucupira + associações: a sucupira é reconhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
Fórmula Combo para Prevenção e Tratamento da Osteoporose:
Para facilitar sua vida, a Farmácia Sempre Viva disponibiliza um combo com 2 formulações com objetivo de suplementar vitaminas minerais e colágeno para síntese dos ossos, no tratamento e prevenção da osteoporose.
É importante ressaltar que nossos ossos são constituídos por uma combinação de uma estrutura proteica (na sua maior parte o colágeno) e impregnado a ele está presente os minerais, como o cálcio. Suplementar somente com cálcio não traz benefícios para sua saúde, aliás isso pode te prejudicar.
Médicos integrativos como Dr. Lair Ribeiro são enfáticos em afirmar que a suplementação somente com cálcio poderá depositá-lo (calcificar) artérias, causar cálculos renais, além de outros diversos problemas.
O Combo para Prevenção e Tratamento da Osteoporose é o mais completo tratamento disponível no mercado, já que alia vitaminas e minerais fundamentais para a saúde óssea, ao mesmo tempo que suplementa o colágeno, uma parte proteica fundamental para termos ossos fortes, com prevenção e tratamento eficaz da osteoporose.
Livre-se de suplementos que se baseiam apenas no conceito de suplementação de cálcio para tratar a osteoporose, visite a loja virtual da Farmácia Sempre Viva e saiba porquê o Combo para Prevenção e Tratamento da Osteoporose é a melhor opção disponível.
Conte com o suporte da Farmácia Sempre Viva
A Farmácia Sempre Viva dispõe de diversas linhas de tratamentos e com produtos formulados especificamente para público que pode precisar de auxílio com a osteoporose. Por meio do site, também é possível acessar outras matérias sobre saúde e bem-estar.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre a Farmácia Sempre Viva.
[…] nosso artigo sobre a osteoporose, nós explicamos a importância de adicionar a vitamina K2 (tipo MK7) aos minerais, como o cálcio […]
[…] Estima-se que 70-80% da população dos EUA não ingere doses recomendadas de magnésio. Com interesse contínuo do mercado consumidor e de pesquisas científicas, há expectativa que as vendas de suplementos à base de magnésio superem o cálcio até 2020. Nós abordamos aqui que a suplementação somente com cálcio pode inclusive prejudicar o organismo. […]