Deficiência de Vitamina K está relacionada às complicações decorrentes do coronavírus

Pesquisa holandesa liga a deficiência de Vitamina K às complicações em pacientes com COVID-19.

Os pacientes com COVID-19 e com baixo nível de vitamina K tendem a ter maiores complicações, é o que aponta resultados preliminares conduzidos por pesquisadores da Holanda.

O estudo foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Maastricht e do Hospital Canisius-Wihelmina (da cidade de Nijmegen) e ainda é considerado preliminar, pois não foi revisado por pares. Mas pode apontar um promissor caminho na suplementação da vitamina K.

A importância da vitamina K

Há muitos anos a vitamina K é considerada a vitamina da ‘coagulação’.

Pesquisas um pouco mais recentes, descobriram que a vitamina K2 (tipo MK7, forma ativa da vitamina K e melhor absorvida por nós) tem efeito positivo na saúde cardiovascular e óssea. A vitamina K, através de algumas proteínas que ela pode ativar, demonstrou ter um papel crítico na mobilização de cálcio.

Em nosso artigo sobre a osteoporose, nós explicamos a importância de adicionar a vitamina K2 (tipo MK7) aos minerais, como o cálcio e a vitamina D3 em suplementos para tratamento e prevenção da osteoporose. É a vitamina K2 que tem a função de levar o cálcio para os locais corretos como os ossos e dentes, ao invés de depositá-lo em tecidos moles como artérias e órgãos.

Qual a ligação entre a vitamina K e a COVID-19?

A COVID-19 pode causar problemas respiratórios devido à degradação do tecido pulmonar. À medida que os profissionais de saúde ganham mais experiência com a doença, também surgem outros problemas, incluindo danos ao coração e desregulação da capacidade de coagulação sanguínea do corpo, o que pode levar a coágulos que bloqueiam os vasos sanguíneos.

Parte da resposta da ligação da importância da vitamina K na questão da COVID-19 pode estar em outro estudo publicado em 2019 no Journal of Clinical Medicine, que associou o uso de reservas de vitamina K, ao aumenta a degradação da elastina na doença pulmonar obstrutiva crônica, que são lesões pulmonares irreversíveis, levando à falta de ar e/ou tosse crônica.

Como o estudo que ligou a deficiência de vitamina K ao COVID-19?

O estudo holandês coletou amostras de sangue de 123 pacientes internados no hospital em Nijmegen que foram tratados com diagnóstico confirmado para COVID-19 e compararam esses pacientes com um grupo controle com 184 pessoas.

Os pesquisadores acompanharam os pacientes para um dos três resultados:

  1. Alta hospitalar;
  2. Internação na unidade de terapia intensiva (UTI) para intubação e ventilação mecânica, ou;
  3. Morte.

Os pacientes que receberam alta hospitalar (grupo 1) foram classificados como resultados “bons”; os outros dois grupos foram classificados como “ruins”.

Os grupos 2 e 3 mostraram que o dp-ucMGP foi significativamente menor nos pacientes com COVID-19 em comparação aos controles, e os níveis de dp-ucMGP foram significativamente mais baixos nos pacientes com COVID-19 que caíram no grupo ruim.

E baixos níveis de dp-ucMGP foram significativamente correlacionados com os níveis de desmosina. A desmosina é um subproduto da quebra de elastina, sendo um biomarcador válido para o estado de saúde do pulmão.

Por fim, os pesquisadores descobriram que a deficiência de vitamina K pode estar associada a piores resultados de COVID-19, uma vez que pacientes com COVID-19 grave têm maior probabilidade de ter comorbidades como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares, que estão associadas com status reduzido de vitamina K. Os pesquisadores alertam que mais estudos são necessários, para que realmente possa provar essa ligação entre a deficiência de Vitamina K e complicações relacionados à contaminação com coronavírus.

Veja também: Tulsi – Manjericão santo fonte de vitamina K

Suplementação é importante não só para os tempos da pandemia: Vitamina D3 + Vitamina K2 (MK7)

Nós já escrevemos aqui no Blog um estudo italiano que deu o que falar sobre o possível papel preventivo e terapêutico Vitamina D3 no tratamento da COVID-19.

Agora este estudo holandês faz a ligação entre a deficiência da Vitamina K2 às complicações decorrentes do COVID-19.

Que tal juntar a Vitamina D3 e a Vitamina K2 numa mesma fórmula e obter todas as vantagens das duas juntas? A dose diária para sua saúde óssea e sistema imune está disponível em solução lipofílica o que garante alta capacidade de ser absorvida.

Confira na loja virtual da Farmácia Sempre Viva:

Não deixe de conferir também nossa fórmula o tratamento mais completo para Prevenção e Tratamento da Osteoporose disponível no mercado, que alia vitaminas e  minerais fundamentais para a saúde óssea, ao mesmo tempo que suplementa o colágeno, uma parte proteica fundamental para termos ossos fortes, com prevenção e tratamento eficaz da osteoporose.

Buscar saúde, escolhas corretas é um trabalho diário, frequente, contínuo… Não só em tempos de pandemia, mas sempre!

Fique bem e caso tenha alguma dúvida, vamos conversar com a farmacêutica!

Confira outras opções para melhorar a imunidade: Epicor  |  Lugol  |  Equinacea

Referências:

Dofferhoff, A.S.; Piscaer, I.; Schurgers, L.J.; Walk, J.; van den Ouweland, J.M.; Hackeng, T.M.; Lux, P.; Maassen, C.; Karssemeijer, E.G.; Wouters, E.F.; Janssen, R. Reduced Vitamin K Status as A Potentially Modifiable Prognostic Risk Factor in COVID-19. Preprints 2020, 2020040457 (doi: 10.20944/preprints202004.0457.v1).

Piscaer, I., van den Ouweland, J., Vermeersch, K., Reynaert, N. L., Franssen, F., Keene, S., Wouters, E., Janssens, W., Vermeer, C., & Janssen, R. (2019). Low Vitamin K Status Is Associated with Increased Elastin Degradation in Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Journal of clinical medicine, 8(8), 1116. https://doi.org/10.3390/jcm8081116

Veja mais: ​Rivotril ​- ​Vitamina D​ – ​Desinchá

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta