segurando uma cápsula de vitamina para uso pós-bariátrico

Quais as melhores vitaminas para tomar após a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica ou bypass gástrico é uma das escolhas possíveis para perda significativa de peso.

Se de um lado da balança temos uma solução para perda rápida de peso para pessoas que já tentaram vários tratamentos sem sucesso, por outro lado temos que considerar que é uma solução radical e bastante invasiva. Não é uma decisão fácil de se tomar; ela precisa ser pensada e refletida.

O que nem sempre fica claro para quem está pensando em fazer ou até mesmo quem já fez o procedimento cirúrgico é que o paciente pós-bariátrica deverá ter seus níveis de nutrientes monitorados regularmente (exames de sangue e quadro clínico) e muitas vezes tomar suplementos pelo resto da vida.

Dr. Nowzaradan – médico-cirurgião que comanda o reality “Quilos Mortais”

O fato é que um efeito colateral dos procedimentos bariátricos é que eles interferem na capacidade do organismo em absorver nutrientes dos alimentos. Assim, o pós-bariátrico fica mais suscetível a ter deficiências de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do seu organismo. 

Aqui está o que você precisa saber sobre quais vitaminas você deve tomar após a cirurgia bariátrica.

Vitaminas e suplementos bariátricos

Logo após a cirurgia, os pacientes deveriam receber suplementos de acordo com suas deficiências nutricionais. Os suplementos bariátricos normalmente contêm nutrientes essenciais como:

Ferro, que ajuda a transportar oxigênio no sangue por todo o corpo. Uma deficiência de ferro pode levar à anemia e fazer você se sentir lento e fraco. Muitas vezes a suplementação via oral não é suficiente para reverter a deficiência, sendo necessária a aplicação injetável de formas de ferro, como o Noripurum.

Ácido fólico, ou sua melhor forma, o Metilfolato (forma ativa e mais biodisponível do ácido fólico), que funciona em conjunto com outras vitaminas, como B6 e B12, para reduzir potencialmente o risco de acidente vascular cerebral.

Zinco, que ajuda a combater infecções, entre vários outros usos. Sem o suficiente, você pode ficar mais suscetível a certas doenças, como pneumonia.

Selênio, que é necessário para a saúde reprodutiva e da tireoide, bem como para proteger seu corpo contra infecções.

Cálcio e Vitamina D, que são importantes para manter os ossos e dentes fortes. Além da Vitamina D ser um importante imunoregulador, aumentando a capacidade do sistema imune, ao mesmo tempo que regula sua atividade.
Vitamina B12 na forma de Metilcobalamina, que é fundamental para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso . Sem o suficiente, você pode ter problemas com sua memória e processar as informações mais lentamente.

Outros suplementos – vitaminas, minerais e fitoquímicos…

Normalmente os bariátricos recebem receitas de vitaminas, minerais e fitoquímicos em dosagens individualizadas, que não são encontradas prontas nas prateleiras, ou seja, aquela formulação foi pensada e elaborada especificamente para aquela pessoa, é uma fórmula personalizada. A Farmácia Sempre Viva pode te atender nestes casos, caso tenha uma prescrição médica ou nutricional personalizada.

Os suplementos que o pós-bariátrico toma podem variar dependendo do tipo de cirurgia que você fez e de suas necessidades específicas.

Existem procedimentos cirúrgicos mais invasivos, que vão retirar maior quantidade de tecidos importantes para absorção de nutrientes.

Também deve ser considerada a situação do paciente antes da cirurgia, ou seja, esta pessoa já pode estar em estado de desnutrição – se alimentando de uma dieta pobre em nutrientes e/ou com baixa capacidade de absorvê-los.

É importante ressaltar que podemos estar obesos e ao mesmo tempo desnutridos, com deficiência de vitaminas e minerais.

Uma outra dica importante aqui: você precisa fazer uma dieta e suplementação pré-cirúrgica. Alimentar-se com riqueza de nutrientes e quando deficientes suplementá-los antes da cirurgia – vai te permitir um pós-cirúrgico com menos complicações, com maior capacidade de cicatrização e menos edemas e inchaços. Um bom nutricionista funcional pode te ajudar nessa etapa!

Preste atenção à proteína

Temos uma oferta abundante de carboidratos e muitas vezes estes carboidratos são pobres em nutrientes, refinados e com alto índice glicêmico.

Aqui se faz novamente fundamental a figura do nutricionista funcional, montando estratégias nutricionais que podem ser alcançadas pelo paciente. E se necessário a suplementação também pode ajudar nessa fase de aporte proteico, como o uso da Whey Protein ou o colágeno Bodybalance.

Acompanhamento individualizado e o compromisso para toda a vida

O pós-bariátrico precisa ter acompanhamento regular de um profissional de saúde, o ideal é que seja o médico, juntamente com um nutricionista.

Estes profissionais poderão solicitar exames de sangue periódicos, além de analisarem o quadro clínico do paciente, para então verificar as carências nutricionais.

Dicas de ouro para quem está pensando em fazer uma bariátrica ou bypass gástrico:

  • Reflita, pense, analise os prós e contras da cirurgia bariátrica. Converse com seu médico e nutricionista e outras pessoas que fizeram a bariátrica.
  • Não negligencie o pré-cirúrgico. Sua recuperação será mais rápida e menos dolorosa.
  • Muito menos não negligencie o pós-cirúrgico, caso seu médico ache isso desnecessário a suplementação e estratégias nutricionais procure um profissional de saúde que possa te acolher e ver suas necessidades. Caso tenha dificuldades para encontrá-lo, entre em contato comigo.
  • Acompanhamento médico para toda vida. O que deveria ser feito também por todo mundo, o acompanhamento por médico/nutricionista é importante para encontrar deficiências nutricionais e corrigi-las com comida correta e suplementos.

Te desejo muita saúde e disposição!

Imagem padrão
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 308

Deixe uma resposta