quiabos cortados

Quiabo: os seis impressionantes benefícios para a saúde

O quiabo é uma incrível fonte de antioxidantes benéficos, fibras, vitaminas e minerais que oferecem uma série de vantagens para a saúde.

Seus nutrientes ajudam na saúde cardiovascular, com manutenção dos níveis de açúcar no sangue sob controle e aprimoram a digestão. Além disso, o quiabo contribui para a saúde óssea sendo rico em cálcio e na vitamina K.

O coitado é muitas vezes negligenciado e esquecido nas listas de compras, mas o fato é que o quiabo é fácil e rápido para cozinhar, com inúmeros benefícios para a saúde. 

O que é o Quiabo?

O quiabo é uma vagem comestível, sendo tecnicamente uma fruta e não um vegetal.

Pertencendo à mesma família botânica que inclui o cacau e o algodão, o quiabo tem propriedades nutricionais incríveis.

quiabos cortados
Quiabos cortados. Foto Sujeeth Potla, via Unplash

Quais os benefícios para a saúde do quiabo? Os seis benefícios de comer quiabo

1) Fornece Nutrição de Qualidade

Meia xícara de quiabo cozido oferece uma série de nutrientes e contém apenas 18 calorias, 4 gramas de carboidratos, 0 gramas de colesterol, 0,2 gramas de gordura, 2 gramas de fibra, 1,5 gramas de proteína, 5 miligramas de sódio e 2 gramas de açúcar. 

Além disso, é uma fonte rica de nutrientes vitais, como as vitaminas K, C, tiamina, vitamina B6, folato, minerais como o manganês, magnésio e cálcio.

2) Promove a Saúde do Coração

    Estudos indicam que o quiabo pode trazer impacto positivo no colesterol, o que é relevante, uma vez que as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo.

    Esses estudos demonstraram melhorias no colesterol ao utilizar dietas com teores de quiabo ou extrato de quiabo. Embora mais pesquisas em humanos sejam necessárias para confirmar esse efeito, os resultados iniciais são promissores. Além disso, o quiabo contém polifenóis, que podem ajudar a reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e a inflamação associada às doenças cardíacas.

    3) Ajuda a Controlar o Açúcar no Sangue

    Manter níveis de açúcar no sangue saudáveis é fundamental para prevenir o diabetes tipo 2 e garantir energia estável ao longo do dia. Pesquisas sugerem que o quiabo pode contribuir para o controle do açúcar no sangue, possivelmente reduzindo a absorção de açúcar na corrente sanguínea. Além disso, o alto teor de fibras do quiabo desempenha um papel essencial na regulação dos níveis de açúcar no sangue, retardando a absorção de açúcar e carboidratos.

    4) Fortalece os Ossos

    Embora frutas e vegetais geralmente não sejam associados à saúde óssea, o quiabo é uma exceção notável. É uma excelente fonte de cálcio, essencial para ossos fortes, e também contém vitamina K, necessária para o crescimento e manutenção da força óssea.

    5) Quiabo prende ou solta o intestino?

    O quiabo ajuda a soltar o intestino, pois é uma fonte rica de fibras e pectina.

    Estudos indicam que uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de câncer colorretal. Além disso, o quiabo contém pectina e inulina, tipo de fibras prebióticas que alimentam as bactérias benéficas no intestino, promovendo um microbioma saudável, reduzindo a inflamação e melhorando a saúde digestiva.

    6) Quiabo engorda ou emagrece?

    Talvez um dos benefícios mais esquecidos do quiabo é sua capacidade de ajudar a emagrecer, já que é rico em fibras e oferece sensação de saciedade quando ingerido.

    Com todas essas fibras disponíveis, por quê não testá-lo na absorção de gorduras?  E isso foi feito com o suplemento Okralin™ extraído do quiabo, que foi testado e teve sua atuação comprovada na redução da absorção da gordura contida nos alimentos.

    A capacidade de absorver gordura é observada em alguns remédios como o Orlistat, no entanto, os efeitos colaterais gastrointestinais como diarreia e o prejuízo na absorção de vitaminas lipofílicas como a Vitamina D – limitam o uso do Orlistat.

    Por ser natural e extraído do quiabo, o Okralin ajuda na perda de peso, sem causar os efeitos colaterais do Orlistat, sendo conhecido como Orlistat like.

    Formas de adicionar o Quiabo em sua dieta

    O quiabo é versátil. Sua inclusão na sua dieta diária pode fornecer inúmeros benefícios à saúde, tornando-o um alimento que vale a pena considerar.

    Fonte:

    https://health.clevelandclinic.org/okra-benefits/

    Vivian Costa
    Vivian Costa

    Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

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