A guerra foi declarada, infelizmente o inimigo está vencendo muitas batalhas, mas a tecnologia pode nos ajudar.
A epidemia de zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e relacionada à microcefalia em recém-nascidos, tem deixado quase tudo mundo preocupado e estarrecido.
Repelente Mosquitos
Mas enquanto alguns ficam perplexos e sem ação, outros metem a mão na massa e colocam a cabeça para funcionar. Algumas confecções desenvolveram roupas com nanopartículas encapsuladas de citronela (repelente natural), que atuam como repelentes de insetos. As nanopartículas foram desenvolvidas pela catarinense Nanovetores.
A tecnologia da Nanovetores para repelir mosquito é aplicada há quase três anos por fabricantes de cremes corporais e faciais. Inclusive, a Nanovetores fornece os ativos encapsulados para alguns cosméticos manipulados pela Sempre Viva, como o Nano Nails, um blend de óleos essenciais encapsulados para a reparação de unhas danificadas.
Em 2015, o nanoencapsulamento foi adaptado para o segmento de vestuário. Atestada pela Axtiv3, empresa de pesquisa nas áreas farmacêutica, veterinária e cosmética. Dentre as grifes que estão utilizando a nova tecnologia estão as paranaenses Megadose – roupas para gestantes e a GBaby – roupas para bebês e crianças.
A Nanovetores nasceu no CELTA – uma incubadora de empresas de base tecnológica. Trata-se de um caso de sucesso em inovação no Brasil, com utilização de alta tecnologia. A tecnologia no encapsulamento permite a proteção do ativo até a liberação que pode ser feita através de vários gatilhos específicos como fricção, água, alteração de pH ou calor. A grande vantagem é que o ativo sem cápsula tem sua reação constante com o meio. Já o ativo encapsulado apresenta reação prolongado e controlada de acordo com os gatilhos descritos.
Veja mais: Ioimbina 5mg