mulher mexendo no cabelo mostrando boa saúde capilar

Saúde capilar: veja o efeito da biotina para cabelo

Quer melhorar sua saúde capilar? Veja como a biotina para cabelo pode te ajudar.

A queda de cabelo pode ter diversas causas, como estresse, carência de vitaminas e o envelhecimento natural do organismo.

A biotina para cabelo, ou vitamina B7, é uma vitamina essencial para a formação do cabelo, das unhas e para a manutenção da pele. Sua suplementação auxilia na saúde capilar e na diminuição da queda.

Tire suas dúvidas sobre o assunto e veja como a biotina pode te ajudar!

O que é a biotina?

A biotina é uma vitamina do complexo B, também chamada de vitamina B7 ou H. Trata-se de uma vitamina essencial e é responsável por diversas funções no corpo humano, ajudando a manter a saúde do cabelo, da pele e, até mesmo, do sistema nervoso.

Você pode adquirir a biotina por meio da alimentação, ao ingerir alimentos ricos em vitaminas, como as oleaginosas, mas também por meio da suplementação feita, geralmente, via cápsulas que devem ser ingeridas após as principais refeições.

A vitamina também pode beneficiar pessoas que estejam passando por quadros de unhas fracas, caspa, má-circulação sanguínea ou que buscam melhorar a absorção de nutrientes no intestino.

Como a biotina age no organismo?

A biotina age no organismo como um dos componentes essenciais às atividades biológicas de enzimas naturalmente encontradas no corpo humano.

Além disso, a vitamina também auxilia na metabolização de aminoácidos, lipídios e carboidratos ingeridos nas refeições. Outra função importante diz respeito à manutenção do sistema nervoso, da saúde de mucosas, unhas e da pele em geral.

Quais são os benefícios da biotina?

Os principais benefícios da biotina envolvem:

Fortalecimento capilar

A vitamina B7 se mostrou essencial para a produção da queratina. Essa proteína está presente em 90% da fibra capilar e é a responsável pela integridade do fio.

Nesse sentido, a biotina é vista como um dos coadjuvantes na espessura, saúde e jovialidade dos fios, além de agir de forma preventiva contra o aparecimento de cabelos brancos.

Mas seus benefícios não acabam por aí. Os efeitos da biotina para cabelo estão muito associados ao fortalecimento dos fios, uma vez que a vitamina ajuda a evitar a queda capilar, promovendo um crescimento mais saudável e forte dos cabelos.

Produção de colágeno para a pele

Além do fortalecimento capilar, a biotina está associada à produção de colágeno, sendo um dos nutrientes fundamentais para a homeostase de zinco na pele, ou seja, equilíbrio desse mineral no corpo.

O zinco, por sua vez, atua como antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce da pele, e atua na formação do colágeno.

Relembrando que a biotina ajuda no processo de metabolização de carboidratos, lipídios e proteínas. Por isso, acaba auxiliando indiretamente no combate ao ressecamento da pele, contribuindo para a saúde cutânea.

Saúde das unhas

A atuação da biotina na síntese de queratina, como dissemos, é um de seus atributos mais importantes. Além de ser muito bom para o cabelo, ela também influencia positivamente na saúde das unhas.

Consumir alimentos ricos em biotina ou optar pela suplementação dessa vitamina pode tornar suas unhas mais fortes e menos quebradiças.

Outros benefícios

Alguns outros benefícios da biotina que podemos citar envolvem:

Equilíbrio do nível de açúcar no sangue: alguns estudos vêm sendo feitos para atestar que suplementos de vitamina B7 podem auxiliar a regular o nível de glicose do sangue.

Gestação mais saudável: a deficiência de vitamina B7 pode prejudicar a saúde do feto. No caso, é preciso que a gestante faça exames médicos para diagnosticar a possível carência vitamínica, e a suplementação será indicada pelo profissional responsável.

Quais alimentos possuem biotina?

O consumo de alimentos ricos em vitamina B7 podem ajudar no fortalecimento capilar e a diminuir a queda dos fios, assim como na resistência e saúde das unhas.

Alguns alimentos que possuem biotina e podem ser consumidos no dia a dia são:

  • Amêndoas;
  • Amendoim;
  • Avelã;
  • Cebola;
  • Cenoura;
  • Gema de ovo;
  • Nozes;
  • Tomate;
  • Pão integral;
  • Farelo de trigo;
  • Alface;
  • Leite;
  • Frutas;
  • Sementes;
  • Carne vermelha.

No mais, a suplementação em biotina para cabelo é uma excelente opção de fornecimento desse nutriente, que é essencial para a saúde dos fios.

Suplementação de biotina para cabelo

A suplementação de biotina para cabelo pode ser feita ao adquirir um suplemento de qualidade. Sua ingestão deve ser feita conforme as orientações da embalagem.

O suplemento Fio Forte, da Farmácia Sempre Viva, por exemplo, é composto por biotina para cabelo e outros nutrientes que são fundamentais para a saúde dos fios, assim como das unhas e da pele.

Confira todas as informações sobre o suplemento aqui no site e aproveite para conhecer o amplo catálogo de produtos para saúde do cabelo da Farmácia Sempre Viva.

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Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

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