Como melhorar o sono: saiba como dormir melhor e saudável

A insônia pode ser uma das principais inimigas de muitas pessoas em todo o mundo. Geralmente, originada por diversos fatores, o sono ruim pode alterar sua qualidade de vida. Ao contrário do que muitos pensam, não bastam oito horas de sono diárias, mas sim a qualidade do descanso.

Se você está com dificuldades para dormir, aqui será possível entender as causas da falta de sono, formas de dormir melhor e os benefícios da saúde do sono. Você saberia dizer como vai o seu sono? Continue lendo para saber como melhorar sua qualidade de vida com noites bem dormidas.

A importância de uma boa noite de sono

A noite de sono com qualidade e na frequência adequada proporcionam diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

mulher dormindo

Além de fortalecer o sistema imunológico e promover a manutenção da produção de hormônios, um sono reparador pode ajudar a:

  • Aumentar a concentração e a produtividade;
  • Diminuir o estresse e ansiedade;
  • Evitar doenças e infecções;
  • Manter o peso sob controle;
  • Melhorar o humor e a capacidade de socialização;
  • Prevenir acidentes que seriam causados pela fadiga.
  • Reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e problemas cardiovasculares.

Quando dormimos o suficiente e com qualidade, não apenas nos sentimos melhores como também aumentamos as chances de viver com saúde e equilibradamente.

O que causa a falta de sono

Na maioria das vezes, a insônia está associada: à ansiedade, consumo de alimentos pesados, a bebidas alcoólicas, ao excesso de estímulos antes de dormir, à ingestão de cafeína, apneia e falta de horários estabelecidos para o sono. Esses principais fatores contribuem para a má qualidade do sono, ocasionando mal-estar durante o dia, além de problemas mais graves, como perda de memória, dificuldade no aprendizado, acidentes, aumento de peso e outros problemas de saúde.

Por esses e outros motivos, é fundamental procurar orientação médica, a fim de avaliar as causas da insônia e indicar o tratamento necessário, de modo personalizado.

Benefícios do sono regulado

Que a saúde do sono ajuda a melhorar o bem-estar não é novidade, mas o que muitos não sabem é que o sono regulado também auxilia na boa memória, disposição para a prática de atividades físicas, no fortalecimento do sistema imunológico, liberação de hormônios de crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central.

Durante o sono, são produzidas substâncias que contribuem para a qualidade de ação hormonal, como a melatonina, também conhecida como “hormônio do sono”, originado durante a noite, e auxilia no pico do hormônio de crescimento, no mesmo período, repondo as células do e retardando o processo de envelhecimento. Além disso, dormir bem significa acordar com mais disposição, seja para trabalhar ou praticar atividades físicas, que colaboram para uma vida mais saudável, influenciando também em uma boa saúde do sono.

Riscos à saúde causados pela falta de horas de sono

homem com insônia

Dormir menos de 8 horas por noite pode causar muitos prejuízos à saúde. A falta de sono adequado aumenta as chances de desenvolver condições como:

Alterações imunológicas: a privação do sono aumenta os níveis de mediadores inflamatórios, reduzindo a capacidade de o organismo combater infecções;

Diabetes: o sono ruim está relacionado com a falta de controle do açúcar no sangue pela insulina, que pode provocar o desenvolvimento do diabetes tipo 2;

Hipertensão e outras doenças cardiovasculares: dormir poucas horas por noite aumenta os riscos de calcificação da artéria coronária e o risco de ataque cardíaco. Distúrbios do sono também estão associados a irregularidades nos batimentos cardíacos;

Obesidade: pessoas que dormem menos de 6 horas por noite têm mais chances de ganhar peso do que aquelas que mantêm hábitos saudáveis de sono. Crianças que dormem pouco também estão mais propensas a desenvolverem obesidade;

Resfriados frequentes: dormir menos de 7 horas por noite aumenta em até três vezes as chances de desenvolver sintomas de resfriado com frequência;

Transtornos mentais: a privação do sono também está associada a problemas de saúde mental, especialmente à depressão.

Dicas de como melhorar o sono

Adotar alguns hábitos durante o dia e antes de dormir ajudam a melhorar o sono durante a noite. Confira:

  • Crie um ambiente propício ao sono, mantendo o quarto escuro e silencioso, e tenha uma cama confortável para deitar. Isso pode ajudar a encontrar uma forma de provocar o sono profundo;
  • Encerre o expediente de trabalho algumas horas antes de ir dormir e procure relaxar durante esse período. Inclua atividades como ler um livro, ouvir música calma, tomar um banho morno, etc.;
  • Evite cochilos muito longos durante o dia. Acredite, essa é uma das formas de efetivamente melhorar o sono;
  • Evite consumir alimentos estimulantes antes de dormir, como café, canela, pimentas e excesso de açúcar, que prejudicam o sono;
  • Evite vícios como cigarro e álcool;
  • Mantenha um horário regular para dormir e acordar, pois uma rotina ajuda numa boa noite de sono e garante a quantidade necessária de descanso;
  • Também evite atividades estimulantes perto da hora de dormir, como exercícios intensos, assistir televisão ou mexer no celular.

Caso, mesmo seguindo essas dicas, você ainda tenha problemas para dormir, procure um neurologista ou um profissional especializado em distúrbios do sono, para encontrar uma solução.

Produtos naturais para afastar a insônia

Há alguns produtos naturais para dormir melhor:

Pinetonina®: spray aplicado na narina, indicado para reduzir os sintomas do estresse, como agitação, ansiedade e insônia. A Pinetonina® é uma fórmula natural que contém óleos essenciais de lavanda, laranja, bergamota e manjerona, conhecidos por suas propriedades calmantes e relaxantes.

Pinetonina

ProSleep™: um produto da Farmácia Sempre Viva, que consiste em uma fusão fito-acquosa de Berries, ricos em fitonutrientes. Indicado para proporcionar um sono reparador, reduzindo a inflamação neuronal e eliminando as proteínas neurotóxicas que afetam a qualidade do sono.

ProSleep

Serenzo: nutracêutico inovador e natural, obtido do Citrus sinensis, da casca de uma espécie de laranja doce. Este produto tem a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, reduzindo os sintomas do estresse, como ansiedade, irritabilidade, mudanças de humor, dores musculares, desordens gástricas e processos depressivos.

Além disso, o Serenzo preserva a saúde física e mental, tornando-se uma excelente opção para pessoas que sofrem com problemas de sono relacionados ao estresse.

Serenzo

Como dormir melhor: conheça a Farmácia Sempre Viva

Para dormir melhor, algumas mudanças de hábitos no dia a dia podem ser suficientes, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Além disso, é possível melhorar a saúde do sono ao dormir em locais totalmente escuros, silenciosos e confortáveis, já que fatores externos são os principais responsáveis pela insônia de muitas pessoas.

Ainda assim, se for o caso de levar para a cama muitas preocupações, como o trabalho, família e outras questões pessoais, o indivíduo deve optar por diminuir o ritmo de suas atividades, pelo menos algumas horas antes de dormir. Com isso, é necessário evitar o uso de celular e outros dispositivos móveis e não realizar atividades físicas e assistir televisão antes do sono.

Além de consumir substâncias naturais, como suco de maracujá e chá de camomila, existem alguns produtos também naturais que afastam a insônia: Pinetonina – spray para o sono, Pro Sleep anti-estresse e redutor da insônia e Serenzo. Esses produtos são facilmente encontrados na Farmácia Sempre Viva. Desde 2004, a Farmácia Sempre Viva atua no mercado para oferecer soluções de tratamentos naturais e produtos que auxiliam no bem-estar individual, para a melhora da saúde do sono e muito mais.

Veja mais: ​Amino​ -​ Água Micelar

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta