Saúde do sono: saiba como dormir melhor

A insônia pode ser uma das principais inimigas de muitas pessoas ao redor do mundo. Geralmente acompanhada por questões preocupantes e originada por diversos fatores, o fato é que o sono ruim pode alterar sua qualidade de vida. Ao contrário do que muitos pensam, não bastam oito horas de sono diárias, mas sim a qualidade de seu descanso.

Se você está com dificuldades para dormir, aqui será possível entender as causas da falta de sono, formas de dormir melhor e os benefícios da saúde do sono. Você saberia dizer como vai o seu sono? Continue lendo para saber como melhorar sua qualidade de vida a partir de noites bem dormidas.

O que causa a falta de sono

Na maioria das vezes, a insônia está associada a: ansiedade, consumo de alimentos pesados, bebidas alcoólicas, excesso de estímulos antes de dormir, ingestão de cafeína, apneia do sono e a falta de horários estabelecidos para o sono. Esses principais fatores contribuem para a má qualidade do sono, ocasionando mal-estar durante o dia, além de problemas mais graves, como perda de memória, dificuldade no aprendizado, acidentes, aumento de peso e outros problemas de saúde.

Por esses e outros motivos, é fundamental que o indivíduo busque orientação médica, a fim de avaliar as causas que levam à insônia e indicar o tratamento necessário de modo personalizado.

Benefícios do sono regulado

Que a saúde do sono ajuda a melhorar o bem-estar, não é novidade, mas o que muitos não sabem é que o sono regulado também auxilia na boa memória, disposição para a prática de atividades físicas, fortalecimento do sistema imunológico, liberação de hormônios de crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central.

Durante o sono, são produzidas substâncias que contribuem para a qualidade dos hormônios, como a melatonina, também conhecida como “hormônio do sono”, que é originada durante a noite, além do pico do hormônio de crescimento no mesmo período, que repõe as células do nosso organismo, retardando o processo de envelhecimento. Além disso, dormir bem significa acordar mais disposto, seja para trabalhar ou praticar atividades físicas, que colaboram para uma vida mais saudável, influenciando também em uma boa saúde do sono.

Como dormir melhor

Para dormir melhor, algumas mudanças de hábitos no dia a dia podem ser suficientes, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Além disso, é possível melhorar a saúde do sono ao dormir em locais totalmente escuros, silenciosos e confortáveis, já que fatores externos são os principais responsáveis pela insônia de muitas pessoas.

Ainda assim, se for o caso de possuir muitas preocupações, como o trabalho, família e outras questões pessoais, o indivíduo deve optar por diminuir o ritmo de suas atividades, pelo menos algumas horas antes de dormir. Com isso, é necessário evitar o uso de celular e outros dispositivos móveis na cama, além de não realizar atividades físicas e assistir televisão antes do sono.

Além de consumir substâncias naturais, como suco de maracujá e chá de camomila, existem alguns produtos também naturais que podem ajudar a afastar a insônia, como Pinetonina – spray para o sono, Pro Sleep anti-estresse e redutor da insônia e Serenzo, facilmente encontrados na Farmácia Sempre Viva.Desde 2004, a Farmácia Sempre Viva atua no mercado para oferecer as melhores soluções de tratamentos naturais e produtos que auxiliam no bem-estar individual, para a melhora da saúde do sono e muito mais.

Veja mais: ​Amino​ – ​Picolinato de Cromo​ -​ Água Micelar

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Vivian Costa
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: https://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/