Grãos e plantas de onde é retirado a substância de Silimarina

Silimarina: conheça mais sobre essa hepatoprotetora!

Conhecida por suas propriedades e ações antioxidantes, anti-inflamatórias e hepatoprotetoras, a silimarina é um fitoterápico utilizado principalmente para tratamentos do fígado. A silimarina é frequentemente utilizada para desintoxicar o corpo e promover a saúde do fígado e da vesícula biliar. Seu uso é uma das opções terapêuticas naturais mais indicadas para problemas hepáticos e gastrointestinais e oferece uma série de benefícios para a saúde humana.

Outros benefícios incluem a promoção de uma função digestiva saudável, aumentando a produção de bile, diminuindo a inflamação e acalmando as membranas mucosas do corpo.

A silimarina é extraída da planta cardo-mariano ou cardo de leite, a espécie teve origem no Mediterrâneo e na Ásia Menor, pertence à família das margaridas e da ambrósia americana e possui uma série de ativos medicinais e nutritivos. Apesar de ter sido inicialmente descoberta no sul da Europa, norte da África e na região da Anatólia, a silimarina hoje é bem difundida e pode ser encontrada em boa parte do planeta, inclusive nas Américas.

O que é a silimarina?

A Silybum Marianum, mais conhecida como silimarina, é uma erva floral rica em flavonoides, que são capazes de prevenir o envelhecimento precoce e doenças degenerativas nas células. Sua planta pode atingir mais de três metros de altura e possui folhas brilhantes e espinhosas de até 40 centímetros de comprimento. Geralmente, sua flor surge nos períodos mais quentes e é comum encontrá-la na margem de estradas rurais ou campos abertos.

Flor do Cardo Mariano, planta que é extraída da Silimarina. Fonte: @Scagliediterra via Flickr

Quais os benefícios da silimarina? Top 6 benefícios da Silimarina.

Em resumo, a silimarina serve para desintoxicar fígado, proteger contra o câncer, colesterol alto, controlar o diabetes prevenir cálculos biliares / esteatose hepática e ainda tem efeito anto-envelhecimento.

A partir dos seus principais componentes (silibina, silicristina, silidianina e isosilibina), a silimarina é extremamente eficaz como agente hepatoprotetor. Isso significa que ela é bastante utilizada no tratamento de doenças no fígado, como cirrose, hepatites, icterícia, intoxicações, inflamações e problemas na vesícula biliar.

Além disso, suas ações contribuem diretamente para o sistema gastrointestinal, reduzem os níveis de açúcar do sangue e amenizam inflamações do trato urinário. A silimarina também é indicada para amenizar sintomas da menopausa, aliviar dores menstruais, é útil em casos de problemas circulatórios e suas propriedades adstringentes auxiliam na recuperação de queimaduras ou feridas.

A seguir destacados os 6 principais benefícios da Silimarina:

1- Desintoxicação e saúde do fígado

Como suporte e auxílio ao fígado, o cardo mariano atua como um poderoso limpador do fígado, reconstruindo as células do fígado, reduzindo os danos ao fígado e removendo toxinas do corpo que são processadas através do fígado. A silimarina é eficaz em reverter naturalmente a toxicidade no corpo, incluindo os efeitos nocivos do consumo de álcool, pesticidas encontrados em nossos alimentos, metais pesados encontrados na água e poluição no ar que respiramos.

O fígado é, na verdade, nosso maior órgão interno e é responsável por realizar uma série de funções desintoxicantes essenciais. A condição de nosso sangue em todo o corpo depende principalmente da saúde de nosso fígado. O fígado ajuda a remover toxicidade e substâncias nocivas de nosso sangue, auxilia na produção de hormônios, desintoxica o corpo, libera açúcar na corrente sanguínea para dar ao nosso corpo energia estável e secreta bile em nosso intestino delgado para que a gordura possa ser absorvida dos alimentos.

2- Pode ajudar a proteger contra o câncer

A silimarina pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer (incluindo câncer de mama), estimulando o sistema imunológico, combatendo os danos ao DNA e revertendo o crescimento do tumor cancerígeno.

Além de bloquear o câncer de mama, estudos in vitro e em animais mostram que a silimarina também pode proteger contra vários outros tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão e câncer de próstata. Em 2007, após revisar vários estudos envolvendo tratamentos terapêuticos com cardo leiteiro, pesquisadores da Universidade de Minnesota relataram: Há fortes evidências pré-clínicas dos efeitos hepatoprotetores e anticarcinogênicos da silimarina, incluindo a inibição do crescimento de células cancerosas na próstata humana, pele, mama e células cervicais.

Cerca de 50 a 70 por cento das moléculas de silimarina presentes no cardo leiteiro são do tipo chamado silibina, também conhecida como silibinina. Este antioxidante estimula a síntese de proteínas e altera a camada externa das células saudáveis, mantendo-as protegidas de danos e mutações.

3- Pode ajudar a diminuir o colesterol alto

A planta da silimarina, o cardo mariano, beneficia a saúde do coração e ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol, reduzindo a inflamação, limpando o sangue e prevenindo os danos do estresse oxidativo nas artérias.

Embora pesquisas mais formais ainda sejam necessárias, estudos preliminares mostram que quando a silimarina é usada em combinação com outros métodos de tratamento tradicionais, ela pode melhorar os níveis de colesterol total, colesterol LDL ruim e triglicerídeos.

4- Pode ajudar a controlar ou prevenir a diabetes

Os antioxidantes encontrados na silimarina podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com resistência à insulina. Um estudo de 2006 conduzido pelo Departamento de Farmacologia do Instituto de Plantas Medicinais descobriu que quando pacientes diabéticos receberam extrato de silimarina durante um período de quatro meses, seus níveis de açúcar no sangue e insulina em jejum melhoraram significativamente em comparação com os pacientes que receberam um placebo. Isso provavelmente é verdade porque o fígado é parcialmente responsável pela regulação dos hormônios, incluindo a liberação de insulina na corrente sanguínea. A insulina é responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente importante para pessoas com diabetes.

Veja também: Tulsi – Manjericão santo fonte de vitamina K

5- Pode ajudar a prevenir cálculos biliares e esteatose hepática “fígado gordo”

O fígado é um importante órgão digestivo, que ajuda a processar nutrientes e toxinas que entram em nosso corpo por meio de alimentos, água e ar. Como o fígado e outros órgãos digestivos, como vesícula biliar, pâncreas, intestinos e rins, trabalham juntos para melhorar a saúde do fígado, a silimarina pode ajudar a prevenir cálculos biliares, renais e a esteatose hepática.

A silimarina tem capacidade de aumentar o fluxo biliar, proteger contra doenças do fígado como doença hepática gordurosa não alcoólica (esteatose hepática) e promover a desintoxicação do fígado, pode ser útil na prevenção de cálculos biliares. Os cálculos biliares são formados quando o colesterol e outras substâncias da bile se unem. Isso é problemático porque eles podem se tornar mais sólidos e se alojar no revestimento interno da vesícula biliar.

6- Tem efeitos anti-envelhecimento

Graças ao conteúdo antioxidante do cardo mariano, a erva pode realmente ajudar a retardar o processo de envelhecimento. Isso se aplica à superfície da pele e aos órgãos, pois os antioxidantes podem proteger o corpo de doenças crônicas. As qualidades protetoras da pele do cardo leiteiro o tornam ótimo para reduzir os sinais visíveis de envelhecimento, portanto, consumir cardo leiteiro pode ser uma maneira fácil de prevenir câncer de pele e danos à pele, como acne, manchas escuras, rugas, linhas e descoloração.

Como a silimarina age no corpo?

Ao ingerir a silimarina, seu efeito hepatoprotetor é produzido a partir de ações antioxidantes, antifibróticas e anti-inflamatórias. Dessa forma, ela protege a integridade do fígado e outros órgãos de substâncias tóxicas endógenas e exógenas aumentando a síntese do RNA mensageiro e acelerando o processo de formação de proteínas.

Use a silimarina com hábitos saudáveis

Apesar de seus inúmeros benefícios e um amplo campo de ação, a silimarina não age sozinha e deve ser acompanhada de hábitos mais saudáveis. Isso implica não apenas numa alimentação mais balanceada como também na prática regular de esportes e atividades físicas, visando otimizar as funções do organismo e controlar o sobrepeso, além de ajudar a prevenir o surgimento de doenças como o câncer de fígado e a cirrose.

Procure um profissional de saúde

Os melhores resultados sempre são alcançados com o acompanhamento de um profissional de saúde ou equipe multidisciplinar (formada por médicos, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e profissionais de educação física).
Você pode encontrar a silimarina na Farmácia Sempre Viva, uma loja especializada em manipulação e homeopatia. Conheça os nossos produtos e faça já o seu pedido!

Referências

Post-White, J., Ladas, E. J., & Kelly, K. M. (2007). Advances in the use of milk thistle (Silybum marianum). Integrative cancer therapies, 6(2), 104–109. https://doi.org/10.1177/1534735407301632

Huseini, H. F., Larijani, B., Heshmat, R., Fakhrzadeh, H., Radjabipour, B., Toliat, T., & Raza, M. (2006). The efficacy of Silybum marianum (L.) Gaertn. (silymarin) in the treatment of type II diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical trial. Phytotherapy research : PTR, 20(12), 1036–1039. https://doi.org/10.1002/ptr.1988

Deep, G., & Agarwal, R. (2010). Antimetastatic efficacy of silibinin: molecular mechanisms and therapeutic potential against cancer. Cancer metastasis reviews, 29(3), 447–463. https://doi.org/10.1007/s10555-010-9237-0

Mulrow, C., Lawrence, V., Jacobs, B., Dennehy, C., Sapp, J., Ramirez, G., Aguilar, C., Montgomery, K., Morbidoni, L., Arterburn, J. M., Chiquette, E., Harris, M., Mullins, D., Vickers, A., & Flora, K. (2000). Milk thistle: effects on liver disease and cirrhosis and clinical adverse effects. Evidence report/technology assessment (Summary), (21), 1–3. 

Katiyar, S. K., Meleth, S., & Sharma, S. D. (2008). Silymarin, a flavonoid from milk thistle (Silybum marianum L.), inhibits UV-induced oxidative stress through targeting infiltrating CD11b+ cells in mouse skin. Photochemistry and photobiology, 84(2), 266–271. https://doi.org/10.1111/j.1751-1097.2007.00241.x

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta