tigela de madeira com grãos e plantas de onde é retirado a substância de Silimarina

Silimarina: para que serve? 10 dúvidas respondidas sobre essa substância

A Silimarina é uma substância conhecida por suas propriedades hepatoprotetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias, atuando principalmente na proteção do fígado.

Por ser um fitoterápico extraído de uma planta (conhecida como Cardo Mariano ou Cardo de Leite), a causa muitas dúvidas em quem busca um tratamento auxiliar que promova a saúde do fígado e, consequentemente, o bem-estar do paciente.

“Atualmente, os produtores extraem Silimarina da flor, frutos, folhas e até sementes, utilizando a substância tanto na produção de remédios quanto de suplementos.”

Saiba as respostas para as principais dúvidas acerca da Silimarina e para que serve a substância.

10 perguntas e respostas sobre a Silimarina

1. O que é ?

A silimarina é um composto natural derivado do extrato de semente de cardo-mariano (Silybum marianum), uma planta conhecida por suas propriedades medicinais há séculos.

Diversos flavonoides compõem, com destaque para a silibinina. Estudos amplamente investigam seus benefícios à saúde, principalmente no suporte à função hepática e na proteção contra danos hepáticos por toxinas e substâncias químicas.

2. Para que serve?

Quando o assunto é Silimarina, para que serve é a primeira dúvida de muitas pessoas. Trata-se de uma substância que atua como medicamento no tratamento auxiliar de pacientes que apresentam acúmulo de gordura no fígado: a chamada esteatose hepática.

Importante dizer que o problema nem sempre representa um grande perigo, e muitas pessoas nem sabem que possuem a condição, porém, há casos mais complicados, que requerem acompanhamento médico e tratamento específico.

Outros usos para a Silimarina

A Silimarina é bastante conhecida por ser rica em compostos antioxidantes, que tanto neutralizam os radicais livres quanto protegem os glóbulos vermelhos, reforçando suas membranas.

A substância também pode tratar auxiliarmente problemas digestivos, inflamação do canal biliar, mau-hálito e danos ao fígado, regenerando células atingidas por substâncias tóxicas.

3. Como age no fígado?

A maioria dos pacientes procura pela Silimarina com o intuito de promover a saúde do fígado. Isso acontece porque a substância é considerada um hepatoprotetor, em razão das características antifibróticas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Importante: Considere que o tratamento para gordura no fígado requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo hábitos de vida e reeducação alimentar.

Em todo o caso, na hora de adquirir um suplemento de Silimarina, é preciso recorrer a uma farmácia de manipulação que utiliza ativos de boa procedência, como é o caso da Farmácia Sempre Viva, que comercializa um suplemento de Silimarina específico para gordura no fígado.

4. Como tomar o medicamento?

No caso do composto da Farmácia Sempre Viva, é importante salientar que a fórmula foi desenvolvida visando auxiliar no tratamento da gordura no fígado.

Feito com base em ingredientes naturais, o suplemento auxilia no combate da esteatose hepática e também na sensação de má digestão.

A recomendação de uso é de uma cápsula, duas vezes ao dia, antes das principais refeições.

5. Tem contraindicações?

A Silimarina é contraindicada nos casos de mulheres gestantes, lactantes e pessoas com hipertensão.

Também pode ter efeitos adversos em alguns casos raros: alergias na pele, dores no estômago, diarreia e dificuldade para respirar.

6. Ajuda a emagrecer?

Pesquisas apontam o potencial emagrecedor da Silimarina. Acredita-se que a substância atua na diminuição da glicemia sanguínea, levando ao processo de emagrecimento.

Na prática, os índices do açúcar absorvido, que geralmente se transforma em gordura localizada, são reduzidos pela Silimarina, que bloqueia a absorção e, consequentemente, a formação lipídica.

7. Ajuda a emagrecer?

A silimarina apresenta uma série de benefícios para a saúde, especialmente relacionados à proteção e à desintoxicação do fígado. Alguns dos principais benefícios incluem:

Proteção hepática: a silimarina é conhecida por suas propriedades hepatoprotetoras, ajudando a proteger o fígado contra danos causados por toxinas, como álcool e substâncias químicas. Sua ação antioxidante ajuda a neutralizar os radicais livres que podem danificar as células hepáticas, promovendo assim a saúde do fígado.

Suporte à função hepática: a silimarina pode auxiliar na regeneração das células do fígado danificadas e na melhoria da função hepática, sendo especialmente benéfica para pessoas com doenças como hepatite e cirrose, ajudando a manter o órgão funcionando de maneira adequada.

Detoxificação do fígado: a silimarina tem sido associada a efeitos positivos na capacidade do fígado de metabolizar e eliminar toxinas do corpo, ajudando a melhorar a eficiência do sistema de desintoxicação do organismo, contribuindo para uma saúde geral melhor.

Redução da inflamação: além de suas propriedades antioxidantes, a silimarina também pode ajudar a reduzir a inflamação no fígado e em todo o corpo, o que é muito importante já que a inflamação crônica pode contribuir para uma série de condições de saúde, incluindo doenças hepáticas e cardiovasculares.Suporte na saúde geral: além dos benefícios diretos para o fígado, a silimarina pode ter efeitos positivos na saúde geral do corpo. Seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios podem ajudar a proteger contra o estresse oxidativo e a inflamação em todo o organismo, promovendo assim um bem-estar geral.

8. Quais são os componentes ativos da silimarina?

Silibina: a silibina é o principal componente ativo da silimarina, representando a maior parte de sua composição. É um flavonolignana com potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A silibina é conhecida por sua capacidade de proteger as células do fígado contra danos oxidativos, estimular a regeneração celular e reduzir a inflamação, contribuindo assim para a saúde hepática.

Silidianina: outro componente importante da silimarina é a silidianina, que atua sinergicamente com a silibina para fornecer benefícios hepatoprotetores.

Assim como a silibina, a silidianina possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a proteger o fígado contra danos causados por toxinas e promovem a saúde hepática em geral.

Silicristina: a silicristina é outra substância presente na silimarina, que também contribui para seus efeitos benéficos no fígado.

Ela ajuda a aumentar a biodisponibilidade da silibina, potencializando seus efeitos hepatoprotetores. Além disso, a silicristina possui propriedades antioxidantes que auxiliam na neutralização de radicais livres e na redução da inflamação no fígado.

Esses três componentes ativos trabalham em conjunto para fornecer os diversos benefícios da silimarina, incluindo proteção hepática, suporte à função do fígado e redução da inflamação. Seus efeitos sinérgicos tornam a silimarina um suplemento popular para a saúde hepática e geral.

9. Quando a silimarina é indicada?

Os profissionais de saúde frequentemente indicam a silimarina para pessoas com problemas hepáticos ou que desejam proteger a saúde do fígado. Podem recomendar em casos de hepatite, cirrose, esteatose hepática (fígado gorduroso), intoxicação por álcool ou drogas, entre outras condições que afetam a função hepática.

Além disso, pessoas expostas a substâncias tóxicas ou que consomem álcool regularmente podem usar a silimarina como medida preventiva.

10. Como tomar silimarina?

A dosagem e a forma de tomar silimarina podem variar dependendo da condição de saúde específica e das recomendações do médico. Normalmente, você pode encontrar a silimarina em forma de cápsulas ou comprimidos e deve tomar uma ou duas vezes ao dia, de preferência com as refeições.

Siga as instruções do rótulo do produto ou do profissional de saúde para garantir a dosagem adequada e o uso seguro.

Encontre Silimarina na Farmácia Sempre Viva

Como dissemos, a Farmácia Sempre Viva utiliza os melhores ativos na fabricação de Silimarina e de outros suplementos. Além disso, o processo é feito e acompanhado de perto pela farmacêutica responsável.

Aqui pelo site você encontra o suplemento de Silimarina para esteatose hepática, assim como outros medicamentos diversos, que podem ser conferidos no catálogo de produtos.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta