tigela de madeira com grãos e plantas de onde é retirado a substância de Silimarina

Silimarina: para que serve? 5 dúvidas respondidas sobre essa substância

A Silimarina é uma substância conhecida por suas propriedades hepatoprotetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias, atuando principalmente na proteção do fígado.

Por ser um fitoterápico extraído de uma planta (conhecida como Cardo Mariano ou Cardo de Leite), a Silimarina causa muitas dúvidas em quem busca um tratamento auxiliar que promova a saúde do fígado e, consequentemente, o bem-estar do paciente.

Atualmente, a extração da Silimarina ocorre pela flor, pelos frutos, pelas folhas e, até pelas sementes, e a substância extraída é utilizada tanto na produção de remédios quanto de suplementos.

Saiba as respostas para as principais dúvidas acerca da Silimarina e para que serve a substância.

5 perguntas e respostas sobre a Silimarina

1. Silimarina: para que serve?

Quando o assunto é Silimarina, para que serve é a primeira dúvida de muitas pessoas. Trata-se de uma substância que atua como medicamento no tratamento auxiliar de pacientes que apresentam acúmulo de gordura no fígado: a chamada esteatose hepática.

Importante dizer que o problema nem sempre representa um grande perigo, e muitas pessoas nem sabem que possuem a condição, porém, há casos mais complicados, que requerem acompanhamento médico e tratamento específico.

Outros usos para a Silimarina

A Silimarina é bastante conhecida por ser rica em compostos antioxidantes, que tanto neutralizam os radicais livres quanto protegem os glóbulos vermelhos, reforçando suas membranas.

A substância também pode ser bastante eficaz no tratamento auxiliar para problemas digestivos, inflamação do canal biliar, mau-hálito e danos ao fígado, uma vez que é capaz de regenerar células que foram atingidas por substâncias tóxicas.

2. Como age no fígado?

A maioria dos pacientes procura pela Silimarina com o intuito de promover a saúde do fígado. Isso acontece porque a substância é considerada um hepatoprotetor, em razão das características antifibróticas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Importante: o tratamento para gordura no fígado é considerado complexo e demanda uma abordagem multidisciplinar, envolvendo, também, hábitos de vida e reeducação alimentar.

Em todo o caso, na hora de adquirir um suplemento de Silimarina, é preciso recorrer a uma farmácia de manipulação que utiliza ativos de boa procedência, como é o caso da Farmácia Sempre Viva, que comercializa um suplemento de Silimarina específico para gordura no fígado.

3. Como tomar o medicamento?

No caso do composto da Farmácia Sempre Viva, é importante salientar que a fórmula foi desenvolvida visando auxiliar no tratamento da gordura no fígado.

Feito com base em ingredientes naturais, o suplemento auxilia no combate da esteatose hepática e também na sensação de má digestão.

A recomendação de uso é de uma cápsula, duas vezes ao dia, antes das principais refeições.

4. Tem contraindicações?

A Silimarina é contraindicada nos casos de mulheres gestantes, lactantes e pessoas com hipertensão.

Também pode ter efeitos adversos em alguns casos raros: alergias na pele, dores no estômago, diarreia e dificuldade para respirar.

5. Ajuda a emagrecer?

Pesquisas apontam o potencial emagrecedor da Silimarina. Acredita-se que a substância atua na diminuição da glicemia sanguínea, levando ao processo de emagrecimento.

Na prática, os índices do açúcar absorvido, que geralmente se transforma em gordura localizada, são reduzidos pela Silimarina, que bloqueia a absorção e, consequentemente, a formação lipídica.

Encontre Silimarina na Farmácia Sempre Viva

Como dissemos, a Farmácia Sempre Viva utiliza os melhores ativos na fabricação de Silimarina e de outros suplementos. Além disso, o processo é feito e acompanhado de perto pela farmacêutica responsável.

Aqui pelo site você encontra o suplemento de Silimarina para esteatose hepática, assim como outros medicamentos diversos, que podem ser conferidos no catálogo de produtos.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 408

Deixe uma resposta