Suplementação idosos: como se manter ativo, independente e com mobilidade?
Além do valor recebido na aposentadoria ($$) e da reforma na previdência, uma das grandes preocupações para pessoas idosas é continuar fazendo as coisas que gosta, manterem-se na ativa (isso tem tudo a ver com mobilidade) e permanecerem independentes.
Mesmo algumas pessoas que estão chegando na plenitude da faixa dos 50 anos, e ainda estão muito ativas, podem sentir que o ritmo está diminuindo, então já é hora de buscar alternativas para permanecerem ativas!
Ser independente = Ter saúde na musculatura, ossos, articulações = Ter Mobilidade
A chave para ser independente e ser ativo está relacionada à saúde musculoesquelética. Ter músculos, ossos e articulações com saúde são o caminho para não ficar frágil e eventualmente depender de outras pessoas.
A tão famosa deficiência de vitamina D
Temos vários especialistas e estudos afirmando que a deficiência de vitamina D pode ter ligação com a maior fragilidade em idosos. Mas a culpa não é só da vitamina D.
Ao fazer um exame de dosagens de vitaminas e minerais – alguns pacientes idosos descobrem que além da vitamina D, apresentam deficiência também em vitaminas B2, B12, E, ácido fólico, minerais como cálcio, magnésio e cobre.
A suplementação pode ser o caminho, mas…
A suplementação com polivitamínicos pode ser o caminho, mas muitas vezes com o avanço da idade, nós começamos a apresentar problemas de absorção de nutrientes no sistema digestivo, ou reduzimos a síntese de vitamina D por não tomar muito luz solar na pele. Isso quer dizer que mesmo suplementando (tomando cápsulas, comprimidos ou alimentos ricos nestas vitaminas e minerais) o organismo não consegue absorvê-los na quantidade necessária.
A baixa ingestão de proteínas
Um componente importante da fragilidade nos idosos é a sarcopenia – a perda de massa muscular devido ao envelhecimento (já explicamos um pouco sobre ela neste post).
A ingestão proteica adequada é fundamental para a manutenção da massa muscular. O problema é que a velocidade de perda de massa muscular magra nos idosos é bem mais alta que em outras idades, uma porque os idosos tem capacidade prejudicada para sintetizar massa muscular e outra porque pessoas com idade mais avançada tem preferido dieta com baixos índices de proteína, algo que também tem acontecido em outras idades – diga-se de passagem.
As soluções! ✔
Diante desse panorama, é preciso minimizar os efeitos da idade. E a boa notícia é que existe uma gama de soluções que melhoram a qualidade de vida de pessoas acima de 50 anos. É claro que grande parte da população está bem ativa aos 50 anos, mas prevenir é melhor que remediar! Então as mesmas soluções apresentadas servem para tratamento “corretivo” ou “preventivo”.
Saúde para articulações:
Atualmente o melhor suplemento para as articulações (popularmente chamada de “juntas”) é o UC-II – colágeno especial que irá agir no colágeno das articulações e proteger o desgaste do osso com osso, sem a proteção das cartilagens.
Caso já esteja em processo inflamatório nas articulações utilize o UC-II + o anti-inflamatório Move e/ou a Cúrcuma Longa, que também irá funcionar como anti-inflamatório e analgésico. A vantagem é que tanto o Move quanto a Cúrcuma Longa não têm efeitos colaterais e podem ser tomados continuamente, diferentemente dos tradicionais anti-inflamatórios e analgésicos, que fazem um estrago nos rins, fígado e estômago.
Baixa absorção de vitaminas e minerais:
Em muitos casos para melhorar a capacidade de absorção do sistema digestivo, basta fazer com que outros organismos trabalharem para nós. Não entendeu? A gente explica! Para isso nós utilizamos os probióticos, que são bactérias boas para nosso sistema digestivo – elas têm a capacidade de melhorar a absorção de nutrientes e com isso melhoram também a imunidade e nossa saúde como um todo. Saiba mais sobre os probióticos nesta postagem que fizemos. Você pode adquirir o Pool de Lactobacilos ou o BioIntestil em nossa loja – ambos vão melhorar sua saúde intestinal.
Baixos índices de vitamina D:
Além de tomar sol, pois aumenta a síntese de vitamina D pelo próprio organismo, existem também opções de suplementação de Vitamina D em gotas. Melhorar os índices de vitamina D no seu organismo vai beneficiar o desempenho de músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular, aumentando ainda a força dos ossos.
Baixo consumo de proteína:
Somos tentados a todo o momento substituir refeições saudáveis por carboidratos e doces. O lanchinho, o salgadinho, a batatinha frita, os doces – tudo isso nos fazem ingerir pequena quantidade de proteínas, que necessárias para nosso organismo. Aumentar a ingestão de proteínas para idosos é fundamental para manutenção da boa saúde!
As soluções neste caso são:
- BodyBalance que é um colágeno específico para evitar, tratar a perda de massa muscular (combate a chamada sarcopenia) e devolver tônus nos músculos;
- Insea2 é uma alternativa que funciona como um verdadeiro bloqueador de carboidratos, já que age nas etapas de absorção de carboidratos presentes no organismo, auxiliando inclusive na redução dos níveis de insulina e açúcar no sangue.
Mexa-se!
E claro como solução para todos esses males é não ficar com o corpo parado! Para minimizar os efeitos da perda de musculoesquelética seja ativo, pratique atividades esportivas.
E não deixe de fazer contato conosco! Fique a vontade para relatar seus sintomas e como a gente pode te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.
Veja mais: Fluconazol – Desinchá – Amino
[…] Bodybalance: colágeno especial, com alta capacidade de ser absorvido, sendo utilizado também para ganho de massa magra e em idosos que baixa capacidade de mobilidade ou acamados como forma de não perder musculatura, previne e trata a chamada Sarcopenia. […]