[Dúvida do cliente] UC-II para articulações – processo de fabricação, benefícios

Dias desses recebi um e-mail de um cliente com uma dúvida muito interessante. De característica mais técnica e relacionada à produção do UC-II  e suas diferenças em relação ao Condres da EMS. Decidi compartilhar aqui no nosso blog, pois pode ser a dúvida de mais pessoas.

O Ricardo G. escreveu no formulário de contato do fale com a farmacêutica:

Assunto: colágeno não hidrolisado e colágeno não desnaturado?

Corpo da mensagem:
Olá Vivian, tudo bem? Tenho visto alguns vídeos sobre o UC=II e gostaria de tirar uma dúvida com você. Uso diariamente o Condres 40mg da EMS que diz em sua propriedade que é um colágeno do tipo II UC=II NÃO HIDROLISADO. Daí a minha dúvida: Porque vocês falam em colágeno NÃO DESNATURADO em vez de falar Não HIDROLISADO. Qual a real diferença, pois realmente o manipulado tem um valor bem abaixo do Condres da EMS? Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo! – Obrigado!

Respondi o seguinte:

Colágeno Hidrolisado e Desnaturado

Colágeno Hidrolisado é obtido através do processo de hidrólise:

HIDRÓLISE = HIDRO (água) + LISE (quebra, rompimento)

Essa quebra para obtenção do colágeno é feita empregando altas temperaturas na carne do boi, porco ou peixe.

Devido à utilização de altas temperaturas no processo há mudança na estrutura molecular, por isso há outra característica neste processo – a DESNATURAÇÃO. A desnaturação acontece quando a proteína perde sua estrutura, assim a cadeia é rompida e há uma perda de sua atividade biológica característica. Portanto na Desnaturação Proteica, muda-se a estrutura molecular deste colágeno, o que pode prejudicar a absorção pelo nosso organismo.

Então podemos dizer que o colágeno hidrolisado é também desnaturado – pois ele é obtido através da quebra utilizando a água (hidrolisado) e tem sua estrutura modificada devido ao emprego de altas temperaturas no processo (desnaturado).

UC-II e Condres (EMS): têm diferença?

O UC-II é um ativo bastante consolidado no mercado, utilizado nos EUA há mais de 15 anos. Há alguns anos ele chegou ao Brasil por uma distribuidora que atende exclusivamente as farmácias de manipulação. Por quase 2 anos ele foi exclusivamente distribuído para as farmácias de manipulação.

Tanto o UC-II (vendido em farmácias de manipulação confiáveis), quanto o Condres (EMS) são fabricados no mesmo local, com o mesmo processo – trata-se do mesmo ativo. O UC-II ficou mais conhecido quando a EMS (que é gigante) entrou no mercado com o Condres.

A EMS tem muitos visitadores médicos e sua distribuição é maior que as farmácias de manipulação, assim o ativo ficou bem mais conhecido.

Quando o UC-II era exclusivo para farmácias de manipulação, nós tínhamos uma dificuldade tremenda de incluí-lo nas prescrições médicas. Puro preconceito relacionado às farmácias de manipulação. Muita gente ainda pensa que nossos ativos não são inovadores ou que estamos sempre atrás de grandes laboratórios, o que não é verdade. Após o lançamento da EMS nossas vendas de UC-II aumentaram bastante, pois, como já dito, trata-se do mesmo ativo.

O valor: o UC-II manipulado é mais barato? Por quê?

O UC-II nas farmácias de manipulação confiáveis pode sair mais em conta se comparado ao Condres. Essa diferença de preço pode ser explicada devido a EMS ter uma estrutura gigante para divulgação, com muitos visitadores médicos e também incluir mais um intermediário no processo de comercialização, que precisa ser remunerado – este intermediário são as drogarias que recebem o UC-II da EMS e revendem para os consumidores.

O UC-II (seja ele o manipulado, seja o Condres) é conseguido através de um processo patenteado utilizando baixas temperaturas, o que permite a manutenção da estrutura molecular, favorecendo a absorção pelo nosso organismo – não há desnaturação. A matéria-prima empregada é cartilagem do esterno do frango.

Ele age desacelerando o processo de perda e recuperando o colágeno nas articulações. Ao invés de simplesmente suplementar, o UC-II inibe uma enzima que nosso organismo fabrica, chamada colagenase e responsável pela quebra do colágeno em nossas articulações. Infelizmente a perda do colágeno nas articulações faz parte do jogo da vida, este processo vai existir e o objetivo do UC-II é diminuir a velocidade deste processo. Ao tornar o processo de perda do colágeno articular mais lento, o UC-II diminui/cessa as inflamações e dores articulares, trazendo maior mobilidade e qualidade de vida para o paciente.

A vantagem de manipular o UC-II é a possibilidade de incluir mais ativos na mesma cápsula, exemplo disto é:

UC-II + Move + Magnésio Quelado

  • UC-II previne e recupera o colágeno das articulações.
  • Move é um anti-inflamatório natural que não possui efeitos colaterais dos tradicionais anti-inflamatórios (Diclofenaco,Ibuprofeno, Naproxeno, Nimesulida, Piroxican) como piora do quadro de hipertensão, insuficiência cardíaca, agravamento de problemas renais, queimação estomacal, dentre outros.
  • Já o Magnésio Quelado é incluído já que é um mineral fundamental para a formação do colágeno em nosso organismo.

Essa flexibilidade de incluir mais ativos em só uma cápsula, nós só vamos encontrar nas Farmácias de Manipulação. Com isso temos algo que a grande indústria não consegue entregar: a personalização! Cada paciente é único e a Sempre Viva entende isso não só ativos em que manipula, mas também em todo o processo de atendimento.

Assim como Ricardo, fique a vontade para fazer sempre contato conosco! E fique tranquilo na sua troca do Condres pelo UC-II da Sempre Viva – é como trocar 6 por mais vantagens como a inclusão de mais ativos em uma fórmula, desde que isso seja necessário!

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.

Vivian Costa
Vivian Costa
Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por cosméticos e tudo relacionado à beleza, saúde e atividade física foco da minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês.