Tire suas dúvidas sobre o Ácido Úrico e a Gota

Hoje vamos falar sobre o ácido úrico, seu aumento e acúmulo gerando a gota, os riscos para nossa saúde e como controlá-lo.

O que é o ácido úrico?
Qual é o risco de ter altos níveis de ácido úrico?
O que é a Gota?
Quais os sintomas da Gota?
Quais são os alimentos que causam aumento de ácido úrico?
Quais são os fatores de risco para o aumento do ácido úrico?
Quais são os níveis ideais de ácido úrico no sangue?
Qual o medicamento normalmente prescrito para diminuir o ácido úrico e tratar a Gota?
Quais os melhores suplementos naturais para diminuir o ácido úrico e tratar a Gota?

O que é o ácido úrico?

O ácido úrico é formado em nosso corpo quando há a metabolização das purinas – então alimentos ricos em purinas podem aumentar seu ácido úrico.

Todos temos ácido úrico circulante em nosso sangue. Quando o corpo está funcionando de maneira ideal, o ácido úrico se dissolve na corrente sanguínea e passa pelos rins e pela urina onde é liberado. No entanto, se você tiver muito ácido úrico ou seus rins não conseguirem eliminar, o ácido se acumula e forma os cristais em forma de agulha em uma articulação que causa dor intensa.

Qual é o risco de ter altos níveis de ácido úrico?

Quando o ácido úrico começa a aumentar muito isso é um indicativo de inflamação relacionado ao que chamamos de síndrome metabólica – hipertensão, obesidade, desequilíbrio do colesterol e triglicerídeos e pode trazer vários riscos a sua saúde.

O principal problema do acúmulo de ácido úrico no corpo é a Gota.

O que é a Gota?

A gota acontece quando há o depósito desse ácido úrico nas articulações, formando dolorosos cristais – o que impossibilita a mobilidade e traz muito desconforto para as pessoas.

Trata-se de uma inflamação, um tipo mais complexo de artrite, criando intensa dor e inflamação.

Sem tratamento adequado e mudanças na dieta, os ataques de gota geralmente se  repetem e se tornam mais frequentes, mais dolorosos e duram mais que o primeiro ataque.

Quais os sintomas da Gota?

Sintomas comuns da Gota:
1) Dor intensa no dedão do pé;

2) Dor intensa nas articulações, incluindo pés, tornozelos, joelhos, quadris, pulsos, mãos, dedos e costas – o peso de um lençol ou roupa se torna insuportável!

3) Descoloração perceptível nas articulações; elas podem ficar vermelho escuro ou até roxo no início e mudar de cor durante o ataque da Gota;

4) Articulações inchadas, rígidas e quentes ao toque;

5) Febre de até 39º C, com ou sem calafrios;

6) Articulações inflamadas e sensíveis acompanhadas por diminuição da mobilidade;

7) Desconforto persistente, pois a dor nas articulações e a inflamação podem durar dias ou semanas;

8) Caroços na mão ou juntas inchadas.

Quais são os alimentos que causam aumento de ácido úrico?

Os alimentos ricos em purinas são aqueles que após metabolizados resultam em altos níveis de ácido úrico.

Então para controlar os níveis de ácido úrico é necessário evitar esses alimentos ricos em purinas. Alimentos ricos em purinas ou que estimulam a produção exagerada de ácido úrico devem ser evitados, são eles:

  • Carnes e seus derivados, sobretudo carnes processadas (presunto, salame, bacon, embutidos em geral);
  • Bebidas alcoólicas, sobretudo a cerveja;
  • Frutos do mar como o camarão, caranguejo;
  • Carboidratos refinados, ou seja, doces, açúcar, o pãozinho, massas, macarrão, bolos, dentre outros;
  • Sucos de frutas, pois são ricos em frutose, como o suco de laranja (o suco de limão é baixo em frutose). Se você consumir as frutas sem processamento, normalmente não há nenhum problema, pois, as frutas contém fibras;
  • Refrigerantes, pois são ricos em açúcares e frutose;
  • Feijão, lentilha, ervilhas, couve-flor, brócolis, espinafre, tomate.

Quais são os fatores de risco para o aumento do ácido úrico?

Alguns fatores determinam maior risco de aumento dos níveis de ácido úrico e consequentemente a gota.

Rins que trabalham de forma deficiente ou que estão sobrecarregados também são fatores de risco, pois eles não conseguem excretar toxinas como o ácido úrico no nível adequado – começando então a acumular no organismo.

O fator genético influencia bem também – veja o histórico do seu pai e mãe com relação ao ácido úrico e a gota. Mas a herança genética não deve ser uma desculpa – com dieta e suplementos adequados é possível sim eliminar este problema da sua vida.

Medicamentos analgésicos e diuréticos para diminuir a pressão arterial também pode aumentar o ácido úrico no seu corpo.

Obesidade e estar acima do peso também é fator de risco para desenvolver o aumento do ácido úrico e consequentemente a gota.

Quais são os níveis ideais de ácido úrico no sangue?

Para identificar com exatidão seu nível de ácido úrico é preciso fazer o exame de sangue. Há diferenças de valores entre homens e mulheres:

  • Homens devem buscar idealmente níveis de ácido úrico até 5,5 mg/dL (apesar do valor de referência ser até 7 mg/dL).
  • Para mulheres, o objetivo deve ser estar igual ou abaixo de 5 mg/dL (apesar do valor de referência ser até 6).

Com os níveis ideais você evita a inflamação, a síndrome metabólica e o acúmulo de ácido úrico (gota).

Qual o medicamento normalmente prescrito para diminuir o ácido úrico e tratar a Gota?

Os tratamentos convencionais se concentram no alívio da dor e do desconforto associados à doença. Os médicos também podem prescrever certos medicamentos para evitar futuros ataques e reduzir o risco de complicações adicionais, incluindo a Gota e a Pedras nos Rins:

  • Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), por exemplo o Ibuprofeno, que podem trazer alterações no estômago e gastrointestinal;
  • Corticosteróides como a prednisona, que são conhecidos por causar alterações de humor, afetam dramaticamente os níveis de açúcar no sangue e elevam a pressão sanguínea;
  • Inibidores da xantina oxidase, como o Alopurinol podem diminuir os níveis de ácido úrico. Os efeitos colaterais incluem sobretudo uma potencial insuficiência renal – o que a médio e longo prazo pode piorar ainda mais o já debilitado aparelho renal das pessoas com níveis altos de ácido úrico.

Quais os melhores suplementos naturais para diminuir o ácido úrico e tratar a Gota?

Existem 2 excelentes suplementos naturais que ajudam a tratar níveis altos de ácido úrico no corpo:

Terminuric: é fitoterápico, extraído da planta Terminalia bellerica que inibe a xantina oxidase, um mecanismo parecido com o Alopurinol, porém este último é um medicamento sintético que oferece efeitos colaterais, como já detalhamos acima.

O Terminuric tem a vantagem de ser natural, controlando de forma saudável a formação do ácido úrico em excesso e a inflamação.

Vinagre de Maçã + Vitamina C: esta formulação funciona como coadjuvante no controle do Ácido Úrico feito com o Terminuric, potencializando seu efeito. Enquanto que o Terminuric age inibindo a enzima que forma o ácido úrico (xantina oxidase), o vinagre de maçã + vitamina C ajudam no controle o açúcar no sangue e na excreção de toxinas, sendo um limpador e desintoxicante natural.

Lembre-se que suplementos devem ser utilizados em conjunto com melhora nos hábitos alimentares e  a prática regular de exercícios físicos.

Dúvidas? Converse comigo deixando um comentário!

Veja mais: ​Resveratrol​ – ​Colágeno​ – ​VerisolÁcido Úrico Alto

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 410

Deixe uma resposta