Tire suas dúvidas sobre o que é ubiquinol, esse composto ativo da Coenzima Q10 que pode promover diversos benefícios ao organismo.
O que é ubiquinol e para que serve?
O ubiquinol é uma substância já produzida pelo organismo humano, a partir da Coenzima Q10 (CoQ10) convencional, a ubiquinona. O ubiquinol é a forma reduzida da CoQ10, sendo uma forma mais ativa e bem aproveitada (absorvida) pelo organismo.
O processo de conversão da ubiquinona em ubiquinol (forma ativa que é usada pelo corpo) tende a ficar menos eficiente conforme o passar dos anos, e é por isso que a suplementação com o ubiquinol é aconselhada a partir dos 30 anos de idade.
O principal diferencial do Ubiquinol para a Ubiquinona (Coenzima Q10 convencional) está no potencial antioxidante, que é muito maior no Ubiquinol (veja o item: “Por que tomar Ubiquinol? Diferença entre o Ubiquinol x Ubiquinona – CoQ10 convencional)”
Tanto o Ubiquinol como a Ubiquinona são formas de CoQ10. Esta substância é indicada para auxiliar no tratamento de diversas doenças decorrentes do envelhecimento, já que é armazenada nas mitocôndrias das células, conhecida por ser a “usina de energia” das células e é por isso que está envolvida na produção de energia.
É importante ressaltar que nós obtemos a CoQ10 pode ser naturalmente encontrada em alguns alimentos, como carne e peixe, mas em uma quantidade muito baixa, por isso mesmo a suplementação é bastante recomendada.
Quais os benefícios do ubiquinol?
Dentre os principais benefícios do ubiquinol, citamos:
- Melhoria do rendimento físico, visto que atua diretamente no processo de produção de energia celular e vasodilatação, promovendo a oxigenação e o transporte de nutrientes para o músculo;
- Regulação do crescimento celular, justamente por ser um composto presente nas células do corpo humano;
- Ação anti-inflamatória e antioxidante;
- Prevenção da insuficiência cardíaca;
- Controle do colesterol e triglicérides.
Outros benefícios associados ao ubiquinol são:
- Diminuição da degeneração muscular causada pelo envelhecimento;
- Auxílio na recuperação muscular após os exercícios físicos, diminuindo a fadiga causada por treinos de alta intensidade e longa duração;
- Auxílio no tratamento da doença periodontal;
- Ação protetora das hemácias, realizando a manutenção;
- Aumento da performance física, sendo muito importante para a produção de ATP e da respiração celular, agindo como um vasodilatador, que transporta oxigênio nutrientes pelo corpo;
- Combate à sensação de estresse;
- Ação neuroprotetora, combatendo problemas neurológicos graves, como mal de Parkinson e Alzheimer;
- Controle do envelhecimento precoce, principalmente quanto às células do cérebro e do coração (órgãos consumidores de muita energia);
- Regeneração das vitaminas C e E;
- Contribuição ao fortalecimento do sistema imunológico. Por ter ação antioxidante, ajuda o corpo a combater vírus, bactérias e toxinas prejudiciais ao organismo;
- Combate ao colesterol ruim (LDL), contribuindo, também, para a proteção do organismo contra doenças cardíacas;
- Reposição de Coenzima Q10 no organismo de pessoas acometidas por determinados tipos de câncer (rim, pâncreas, cólon, mieloma múltiplo, linfoma, etc.). Essas pessoas costumam ter quantidades baixas de CoQ10 no corpo;
- Auxílio na recuperação de AVC (acidente vascular cerebral), de processos inflamatórios, de parada cardíaca, dentre outras doenças.
Por que tomar Ubiquinol? Diferença entre o Ubiquinol x Ubiquinona – CoQ10 convencional)
Há algumas maneiras de consumir a CoQ10. A suplementação mais comum da CoQ10 é através da Ubiquinona. O Ubiquinol, por sua vez, é um tipo ativo e não oxidado da Coenzima Q10.
Acontece que o nosso corpo só consegue utilizar o Ubiquinol, que é convertido a partir da Ubiquinona. Caso o organismo não esteja conseguindo converter adequadamente a Ubiquinona em Ubiquinol, pode estar havendo déficit de CoQ10 no corpo, e por sua vez trazendo todos os prejuízos de baixos níveis de CoQ10.
Conforme já demonstrado em alguns estudos, o ubiquinol é altamente benéfico e tem uma biodisponibilidade superior, em comparação à ubiquinona. Isso significa que é melhor absorvido pelo corpo. Estudos indicam que o ubiquinol é até 70% mais biodisponível do que a CoQ10 convencional.
O que é ubiquinol: encontre o suplemento na Farmácia Sempre Viva
O ubiquinol da Farmácia Sempre Viva é um composto ativo da CoQ10 desenvolvido por quem mais entende de Ubiquinol no mundo – a Kaneka, um laboratório japonês que foi o primeiro a conseguir sintetizar a forma ativa da Coenzima Q10, de forma que o nosso corpo pudesse absorvê-la com eficiência.
O suplemento Ubiquinol – a forma reduzida da Coenzima Q10 da FSV é indicado para:
- Reposição das quantidades ideais de CoQ10 no organismo, principalmente a partir dos 30 anos;
- Suplementação obrigatória de quem usa estatinas, já que um dos efeitos colaterais dessa medicação é diminuir os níveis de CoQ10 no organismo;
- Repor os níveis de CoQ10 no organismo na terceira idade;
- Desacelerar o estresse oxidativo causado pela atuação antioxidante.
Saiba melhor o que é ubiquinol e como adquirir o suplemento aqui pelo site.