UC-II Colágeno – Dúvidas? Pergunte a Farmacêutica

Olá, tudo bem?

Nós já falamos aqui em nosso blog sobre a consagração do Colágeno UC-II como um tratamento efetivo para recomposição do colágeno das articulações e sua disponibilização pela EMS nas drogarias com o nome comercial CONDRES (colágeno em cápsulas). Isso porque o UC-2 tinha distribuição exclusiva pelas farmácias de manipulação desde seu lançamento no Brasil em 2013 e agora também é encontrado nas drogarias.

Anos se passaram e com ótimas indicações dos médicos para esse ativo, que continua sendo referência no mercado magistral, recebemos várias dúvidas sobre o uso e os efeitos do UC-II colágeno.

Gostaríamos de compartilhar algumas ideias com vocês, trazendo inclusive novidades que potencializam o tratamento com o UC-II colágeno, segue abaixo:

Qual é a diferença entre os colágenos hidrolisado e não hidrolisado (tipo II)?

Encontramos cerca de 28 tipos de colágeno diferentes em nosso corpo, que incluem colágeno específico para pelo, cabelo e também articulações.

O processo de fabricação dos colágenos hidrolisados, como o próprio nome diz é feita através de um processo de hidrólise. Relembrando nossas aulinhas de química:

HIDRÓLISE = HIDRO (água) + LISE (quebra, rompimento)

Neste processo de fabricação dos colágenos hidrolisados é utilizado água, enzimas e altas temperaturas para a quebra e transformação das proteínas em colágeno hidrolisado. Em geral os COLÁGENOS HIDROLISADOS são indicados para PELE, UNHAS E CABELOS.

Já os chamados colágenos do tipo II são produzidos através da evolução do processo de hidrólise dos colágenos hidrolisados. Seu processo de produção deste colágeno especial é patenteado pela empresa norte-americana Inter Health. Utiliza-se baixas temperaturas para isso e não há o emprego de enzimas para a quebra das moléculas. Esse processo confere que o colágeno UC-II possa ser dedicado para a melhora das articulações e seja de fácil absorção pelo corpo.

A má notícia para os vegetarinos / veganos, é que infelizmente tanto o colágeno hidrolisado, quanto o colágeno do tipo 2 utilizam matéria-prima animal em seu processo, ou seja, o colágeno hidrolisado em geral utiliza bovinos e os colágeno do tipo II utiliza frangos (osso esterno do frango) em sua síntese.

O quadro abaixo faz o comparativo com dois principais (Tipo I e III – presentes na Pele (desnaturado) e Tipo II – presentes nas Articulações (naturado):

Fonte: Infinity Pharma – https://goo.gl/MB9Tj9

Afinal de contas, como o UC-II age no meu corpo?

Por conta da idade ou devido a sobrecarga (obesidade ou intensidade de atividades físicas) nosso organismo degrada nossas articulações. Infelizmente isso faz parte do jogo. Dessa forma, os pesquisadores pensaram:

Como podemos “brecar” ou inibir este processo de perda do colágeno das articulações?

Muito mais que suplementar, ou seja, tentar adicionar colágeno nas articulações. Algo que é difícil de ser absorvido, ou simplesmente melhorar a lubrificação atuando no líquido sinovial das articulações. O UC-II inibe uma enzima em nosso organismo chamada colagenase, que é responsável pela quebra do colágeno em nossas articulações.

Ao tornar o processo de perda do colágeno articular mais lento, o UC-II diminui/cessa as inflamações e dores articulares, trazendo maior mobilidade e qualidade de vida para o paciente.

Qual é o tempo de tratamento do UC-II colágeno, sería contínuo ou 1, 2, 3 meses?

Depende de cada caso, sendo que normalmente os benefícios são alcançados em 3 meses! E vale reforçar que alguns pacientes relatam que ao pararem o tratamento, as dores voltam, porque o UC-II possui a principal função de diminuir o desgaste nas articulações. Dessa maneira, a suplementação contínua é uma alternativa, a boa notícia é que o UC-II não trará efeitos colaterais. (como os encontrados em analgésicos e anti-inflamatórios)

Para qual paciente ele é recomendado?

O UC-II pode ser utilizado por qualquer pessoa que esteja com dores ou desgaste nas articulações (joelhos, coluna vertebral, ombros, cotovelos, mãos, tornozelos são em geral as áreas mais afetadas). No entanto, já é conhecido que os principais grupos de pacientes que provavelmente devem utilizar o UC2 continuamente são:

  • os atletas (constante desgaste das articulações devido à atividade física);
  • pessoas acima do peso, obesos (sobrecarga das articulações, sobretudo joelhos para sustentação dos quilos a mais);
  • pessoas na melhor idade, os idosos – já que suas articulações podem estar sofrendo processo de desgaste acentuado e rápido, aliado aos processos de osteoartrite e artrose.

Existem associações para o UC-II, algo que auxilie no tratamento?

Sim! Vamos as principais associações (podendo ser manipuladas junto com o UC-II colágeno):

  • Glucosamina + Condroitina: aumento da produção do ácido hialurônico, componente do líquido sinovial, ajuda na lubrificação das articulações (1,2 g + 1,5 g – dose diária);
  • Move: fitoterápico que possui ação anti inflamatória e reduz a dor articular (50 mg – dose diária);
  • Biosil: é o mais moderno estimulador de colágeno, sua associação com o UC-II reduz  a fragmentação das cartilagens e diminui as dores articulares (520 mg – dose diária);
  • Magnésio Quelato: é um mineral essencial para a formação/ síntese de colágeno em nosso organismo (50 mg – dose diária).

Existe alguma restrição/contra-indicação ao uso do colágeno UC-II, exemplos: diabetes, hipertensos, hipercolesterolemia (elevada taxa de colesterol)?

Não! O UC-II é considerado um alimento funcional, ou seja, ele não tem nenhuma contraindicação. A não ser, como já colocamos para as pessoas que são vegetarianas ou veganas por opção de vida. Vale ressaltar que o colágeno e associações são ativos naturais atuando diretamente no estímulo ou prevenção das necessidades do nosso organismo, seja na prevenção do desgaste da articulação ou ação anti inflamatória, por exemplo.

Vale a pena iniciar o tratamento com o UC-II colágeno e associações. Os benefícios estão cada vez mais evidentes por meio de testemunhos de pacientes e o avanço dos estudos.

Fonte: Infinity Pharma – UC-II® é uma marca registrada por InterHealth Nutraceuticals Inc., Benicia, CA, EUA.

Confira o comentário de dois dos nossos clientes que fazem o tratamento com UC-II colágeno:

“Eu sempre sentia rigidez e alguma dor nos joelhos no início das corridas; desde as primeiras drágeas que ingeri do UC-II não sinto mais dores e incômodo nos joelhos, nem mesmo no início das caminhadas / corridas.” Por Carlos.

“Muito bom, o ortopedista receitou o remédio já industrializado, mas antes de comprar fui pesquisar e encontrei a matéria sobre o colágeno na página da farmácia Sempre Viva, resolvi fazer pela farmácia e fui muito bem atendida, tanto no preço, tempo e entrega. Com esse colágeno meu joelho melhora muito.” Por Lisete Fernandes.

Nós agradecemos a cada um dos nossos visitantes do blog! A cada oportunidade que temos de compartilhar o que estamos vivenciando seja relatando as principais dúvidas, seja falando sobre os ativos, medicamentos, crescemos e entendemos a importância da qualidade de vida na prática.

Quer saber mais do colágeno UC-II e suas associações? Fale com a gente!

Lucas Bueno
Lucas Bueno

Graduando em administração, libriano e proseador. Sou mineiro de sangue, gosto muito de desafios novos seja no campo social, político, saúde e dia-a-dia (a boa conversa cotidiana, refletindo sobre tudo um pouco).

Artigos: 20

15 comentários

  1. Boa noite! O meu ortopedista me receitou o UC2, e logo no dia seguinte, já senti uma melhora significativa, pois acordei sem as eventuais dores na coluna! Gostei muito!
    Gostaria de saber se existe algum horário específico para tomar o UC2…

  2. Uma fisioterapeuta me indicou o colágeno UC II, começo hoje o tratamento, espero obter bons resultados. Gostaria de saber se a quantidade adequada seria apenas uma capsula ou pode-se tomar mais de uma?

  3. Ola Vivian, meu ortopedista passou-me UC II 40 mg, e nos primeiros 20 dias uma maravilha as dores da artrose melhoraram bem, mas depois e no 21º dia as dores meio que voltaram. Agora fazem 3 semana que tento remarcar com esse ortop e ele sempre cancela por motivos particulares, haveria algum problema de eu aumentar a dose por conta propria (algum efeito indesejado)?

    • Olá Paula!
      É ideal tomar a dose recomendada pelo seu ortopedista, pois ele conhece o seu caso clínico.
      Obrigada por entrar em contato e comentar em nossas publicações.

Deixe uma resposta