pessoa segurando um pote de suplemento natural de vitaminas b12 que serve para um bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde

Vitamina B12: para que serve?

A vitamina B12 é um nutriente essencial para o bem-estar . Desempenha um papel fundamental no funcionamento adequado do organismo, influenciando a produção de células vermelhas do sangue e o funcionamento do sistema nervoso.

Confira os benefícios da vitamina B12, para que serve e as melhores fontes alimentares para obter esse nutriente vital. Conheça os segredos da vitamina B12 e descubra como impulsiona a sua saúde de forma surpreendente. Vamos lá!

O que é vitamina B12?

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é essencial para o bom funcionamento do corpo.

A B12 tem uma função vital em várias reações químicas e processos metabólicos, e é indispensável para a produção de células vermelhas do sangue, síntese de DNA e funcionamento saudável do sistema nervoso.

Diferentemente de outras vitaminas, a B12 não é produzida pelo nosso organismo, portanto, é essencial obtê-la pela alimentação ou por suplemento alimentar.

Vitamina B12: para que serve

Listamos, a seguir, as principais funções da vitamina B12.

Prevenir a anemia

A vitamina B12 desempenha um papel crucial na prevenção da anemia, por produzir glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio para os tecidos do corpo.

Quando os níveis de vitamina B12 estão baixos, ocorre uma interferência na estrutura e formação dos glóbulos vermelhos, causando o desenvolvimento da anemia perniciosa.

Assim, manter níveis adequados de vitamina B12 é fundamental para a saúde e o bom funcionamento do sistema circulatório e evitar complicações relacionadas à deficiência dessa vitamina.

Promover a saúde do cérebro

saúde do cérebro

A vitamina B12 também é indispensável para a manutenção dos neurônios, atuando como um guardião das células neurais, protegendo contra danos e quebras em estruturas importantes.

Além disso, integra a síntese de neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre as células nervosas.

Ajudar a prevenir complicações na gestação

Durante a gestação, o corpo da mulher demanda mais quantidades de vitamina B12, em razão dos processos metabólicos e da formação adequada das células sanguíneas.

Por outro lado, a deficiência de vitamina B12 em mulheres grávidas é associada a um maior risco de complicações na gravidez e à saúde do bebê.

O nutriente desempenha um papel fundamental na formação do sistema nervoso central do feto e na manutenção geral do metabolismo materno.

O acompanhamento por um médico e a administração de suplementos visando a alcançar níveis adequados de vitamina B12 durante a gestação é essencial para promover uma gravidez saudável e reduzir os riscos de complicações.

Benefícios da vitamina B12

Como mencionamos, a vitamina B12 atua diretamente no funcionamento do organismo e na manutenção da saúde. A seguir, elencamos os principais benefícios ao corpo humano.

Manutenção dos níveis de ferro no sangue

Relembremos que a vitamina B12 é essencial para a produção saudável de glóbulos vermelhos, ajudando a prevenir a anemia, caracterizada pela diminuição na produção dessas células sanguíneas.

Redução da fadiga

redução da fadiga

A vitamina B12 atua também no metabolismo energético, auxiliando na conversão dos alimentos em energia. Em níveis adequados no organismo, contribui para reduzir a fadiga e aumentar a vitalidade.

Prevenção do formigamento nas extremidades

Um dos efeitos colaterais da deficiência de vitamina B12 são danos nos nervos periféricos, provocando formigamento, dormência e sensação de queimação nas extremidades, como mãos e pés. O consumo adequado de vitamina B12 ajuda a prevenir esses sintomas.

Proteção do sistema nervoso

A vitamina B12 protege os neurônios e contribui para o bom funcionamento do cérebro, envolvida, inclusive, na síntese de mielina, uma substância que reveste os nervos e facilita a transmissão dos impulsos nervosos.

Prevenção ao aborto espontâneo

Já salientamos como a vitamina B12 é especialmente importante para o desenvolvimento saudável do feto e para prevenir complicações.

Porém, é preciso ressaltar que a deficiência desse nutriente associa-se a um maior risco de aborto espontâneo precoce. Portanto, o consumo adequado da B12 é essencial para a saúde da mãe e do feto.

Alimentos ricos em vitamina B12

Existem algumas opções de alimentos fontes de vitamina B12, principalmente de origem animal. Confira as principais fontes alimentares.

Carnes bovinas

O fígado, principalmente, é uma excelente fonte de vitamina B12, contendo altos teores desse nutriente. As outras carnes bovinas também fornecem vitamina B12, mas em menor quantidade.

Ovos

ovos

Os ovos são uma boa fonte de vitamina B12, especialmente a gema. Incluir ovos na dieta, com certeza, contribuirá para os níveis adequados desse nutriente no organismo.

Peixes

Alguns peixes, como a sardinha, são ricos em vitamina B12. Consumi-los regularmente supre a necessidade desse nutriente.

Leites e derivados

Leite, queijo e iogurte também são fontes de vitamina B12, ainda mais se enriquecidos com esse nutriente. É importante verificar os rótulos para identificar produtos fortificados, pelo fabricante, com vitamina B12.

Suplemento natural de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 é uma preocupação para muitas pessoas e afeta diferentes grupos populacionais: vegetarianos estritos, idosos e indivíduos com condições de absorção comprometida.

Nesse contexto, o suplemento de vitamina B12 da Farmácia Sempre Viva é uma excelente opção para quem precisa assegurar a ingestão adequada desse nutriente.

Ao optar pelo suplemento B12 da Farmácia Sempre Viva, você terá a tranquilidade de suprir suas necessidades diárias dessa vitamina essencial para o bom funcionamento do organismo. Navegue pelo catálogo para conferir de perto mais informações.

Vivian Costa
Vivian Costa

Olá, sou a Vivian Costa, Farmacêutica, apaixonada por saúde preventiva, antienvelhecimento e beleza, com foco para minha Farmácia de Manipulação; a Sempre Viva. Estou sempre atenta às novidades, adoro desenvolver novas fórmulas e vou compartilhar um pouco de tudo com vocês. Veja um pouco da minha trajetória em: http://blog.farmaciasempreviva.com.br/curriculo/

Artigos: 413

Deixe uma resposta